Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Amigos, amigos. Negócios fazem parte

Postado em 31/08/2015 15h09min

Por Nicole Morás

O ensino superior, além de ser um espaço para compartilhar conhecimento, pode ser um ótimo ambiente para aumentar sua rede de contatos e fazer novas amizades. Com algumas disciplinas em comum e atividades extracurriculares semelhantes, estudar entre amigos pode tornar a atividade mais interessante e, inclusive, motivar sonhos em comum. Ao contrário do que diz o ditado popular “amigos, amigos, negócios à parte”, amizades também podem render bons negócios.

Um exemplo é a parceria das amigas formadas em Relações Públicas Anayla Rizzi, Claudine Becker, Mariela Portz e Paula Daiana Thomas. Elas se conheceram durante a graduação na Univates e ficaram mais próximas quando cursaram a disciplina Administração de Agências de Relações Públicas. “Estávamos em grupos separados, mas foi muito legal! Além dessa disciplina, se fôssemos elencar um momento que nos aproximou, seria o Intercom de 2009, em Blumenau”, lembram.

A ideia de montarem juntas uma empresa começou a ser discutida em encontros mensais de colegas da faculdade. “Nós nos encontrávamos sempre para tomar chimarrão e conversar com outras colegas. Inclusive tínhamos outras possíveis sócias. Nossa empresa foi formada durante esses encontros, quando tivemos a oportunidade de atender a uma empresa na qual eu estava trabalhando, de maneira terceirizada. Aquele contrato acabou não fechando, mas, mais ou menos um mês depois, quase que sem querer, conseguimos nosso primeiro cliente”, explica Mariela.

A empresa em questão leva, até mesmo no nome, a maneira como foi construída. Batizada de Entre a Gente – Comunicação Estratégica, a empresa de comunicação começou sendo o segundo emprego das sócias. Atualmente, Claudine é a única que não tem dedicação exclusiva à empresa. “Quando começamos, muitas das nossas reuniões ocorriam no horário do almoço, para conseguirmos conciliar as agendas, já que trabalhávamos em outros locais. Depois, com a entrada de mais clientes, eu saí do meu emprego para ficar exclusivamente na empresa. Em um ano, a Anayla largou o emprego dela e há dois meses a Paula Daiana está conosco em tempo integral”, explica Mariela.

Para quem quer começar um empreendimento entre amigos, o professor e mestre em Administração Sandro Faleiro sugere que algumas regras sejam estabelecidas, a fim de evitar conflitos. “É interessante que cada um saiba o seu papel e a sua contribuição, seja ela financeira ou de trabalho. Também é interessante que sejam acordadas as regras de saída, caso alguma das partes queira deixar o negócio, para que não haja conflitos”, aconselha ele. Faleiro acrescenta que, geralmente, os empreendedores se entusiasmam quando têm amigos como sócios, porém ele destaca que normalmente as impressões sobre o outro são baseadas em atividades sociais. “Muitas vezes, os amigos não sabem como o outro funciona no dia a dia de trabalho. Se o negócio não dá certo, a amizade também pode ser comprometida, por isso é importante saber separar uma coisa da outra. Ao contrário, porém, se a empresa é bem-sucedida, a amizade pode ser fortalecida”, observa.

Confira algumas dicas para empreender com amigos
- Estabeleça as regras de participação de cada um, assim como as normas para a saída do negócio;
- De preferência, escreva essas regras e deixe uma cópia com cada sócio;
- Se todos os amigos forem da mesma área, é interessante que pelo menos um tenha conhecimentos para qualificar a gestão do negócio. Cursos como Formação de Gerentes ou Gestão de Micro e Pequenas Empresas podem ser boas alternativas;
- Busque auxílio de um bom contador, que geralmente tem exemplo e experiência de gestão para auxiliar a empresa.

Esta matéria faz parte da edição 24 do Jornal da Univates. A versão online da publicação pode ser conferida aqui.

Texto: Nicole Morás

Claudine, Mariela, Paula e Anayla se conheceram na Univates e montaram uma empresa juntas

Nicole Morás

Anayla, Claudine, Paula e Mariela se conheceram na Univates e montaram uma empresa juntas

Nicole Morás

Notícias Relacionadas