Campeões da VIII Competição de Robótica são premiados

Postado em 16/11/2015 18h18min

Por Artur Dullius

Na tarde desta segunda-feira, dia 16, foram premiados os vencedores da VIII Competição de Robótica da Univates. As disputas ocorreram no dia 23 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates, durante o IX Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari e III Technology Day. Neste ano, participaram 18 alunos, divididos em nove equipes, vindos de quatro escolas da região do Vale do Taquari. Foram premiados estudante das escolas de Capitão, Lajeado e Progresso.

As competições ocorreram em outubro, mas os preparativos iniciaram antes. Desde maio, as equipes inscritas frequentavam os laboratórios da Univates para aperfeiçoar seus robôs. A atividade tem o objetivo de aproximar os alunos da Educação Básica da tecnologia, especificamente com as Engenharias da Computação e de Controle e Automação. São desenvolvidas atividades de cunho prático para aprimoramento do lado psicomotor, como também o raciocínio lógico durante a programação dos robôs.

Daniel Juchem e Tayan Tapper, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber, de Capitão, conquistaram o primeiro lugar na disputa do Sumô. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram pela primeira vez da competição. “A gente levou cerca de 3 dias para deixar pronto e tivemos dificuldades na hora de fazer a programação”, comentaram os alunos, afirmando que prendem participar do evento no ano que vem.

Já os estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Colégio João Batista de Mello, Rômulo Marques e Vinícius Tapper ficaram campeões do Circuito. Os alunos já haviam participado das oficinas preparatórias em anos anteriores, mas esta foi a primeira vez nas competições. “A proximidade e a intimidade com o computador fez a gente se interessar pelo projeto. Foi difícil conseguir montar uma estratégia para juntar qualidade e velocidade. Tivemos que fazer vários testes até chegar ao desempenho esperado,” ressaltaram.

Segundo o coordenador do evento, professor Fabrício Pretto, a edição de 2015 foi muito produtiva. A participação de novas escolas e a inscrição de meninas no evento foram as novidades desse ano. “Tivemos escolas novas participando, sendo duas delas, Capitão e Progresso, distantes de Lajeado. Além disso, tivemos cinco participantes do sexo feminino. Normalmente, nas outras edições, apenas meninos se interessavam, por ser algo mais voltado a programar e montar. Isso nos surpreendeu,” afirmou.

Os premiados

1º Lugar Sumô: Daniel Felipe Juchem e Tayan Devitte Tapper - Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber - Capitão

2º Lugar Sumô: Gabriela Costa e Eduarda Keller - Escola São Francisco - Progresso

1º Lugar Circuito: Rômulo Marques e Vinícius Lermen Spohr - Colégio João Batista de Mello - Lajeado