Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Novo mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis recebe inscrições

Postado em 28/01/2016 15h47min

Por Nicole Morás

Com caráter profissional e interdisciplinar, o mestrado do novo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates recebe inscrições até 11 de março. A seleção para as 15 vagas será baseada na análise de Curriculum Vitae, projeto de pesquisa e entrevista presencial. O início das aulas, que devem ocorrer no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), está previsto para 29 de abril.
 
Os candidatos podem optar entre duas áreas de concentração. Sustentabilidade da Cadeia Produtiva envolve estudos sobre processos de produção nas propriedades e organizações por meio de aplicação de novas tecnologias e compreendendo novas formas de gestão. Os estudos são divididos nas linhas de pesquisa de Eficiência Produtiva na Agroindústria e Sistemas Produtivos Agroindustriais Avançados.
Já a área de concentração em Tutela Jurídica Ambiental visa a dar suporte jurídico a empreendedores, sejam eles pertencentes à produção primária, à agricultura familiar, à indústria de transformação e aos setores ambientais dos municípios. As linhas de pesquisa são Legislação para Empreendimentos Agroindustriais e Bases Ecológicas para o Licenciamento Ambiental.
 
Conforme o professor que coordena o PPGSAS, Noeli Juarez Ferla, a proposta do Programa é unir as duas áreas e formar pessoas com conhecimento no âmbito ambiental e no jurídico. “Pretendemos formar profissionais que possam se movimentar dentro dessa grande área. Nesse sentido, é importante a questão de que a academia pode ajudar a encontrar soluções para produzir de forma mais limpa e sustentável”, explica.
 
As inscrições podem ser realizadas de forma on-line em http://www.univates.br/ppgsas/ e a documentação deve ser entregue na secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prédio 1) ou encaminhada para o endereço: avenida Avelino Tallini, 171 – Caixa Postal 155 – 95.900-000 Lajeado – RS, aos cuidados da secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, via Sedex, com postagem até 11 de março de 2016.
Mais informações podem ser obtidas em http://www.univates.br/ppgsas/, pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.
 
Saiba mais
 
O objetivo geral é formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar o conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar de alimentos, subsidiando uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.
 
Texto: Nicole Morás

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas