Com a mão “na massa”

Postado em 11/02/2016 13h39min

Por Ana Amélia Ritt

Leite, ovos, farinha de trigo, morangos, chocolate... O que mais precisa para fazer uma panqueca fresquinha? Olhares atentos e sorrisos ansiosos completaram a tarde de quarta-feira, dia 10. A oficina Minichefes, oferecida pela Univates, reuniu 19 crianças que prepararam panquecas de chocolate com morango.

Entre as explicações do chef e professor Sérgio J. Rabaioli Júnior, surgiam dúvidas. “De onde vem a baunilha? O que o chocolate mais odeia? O que podemos usar para substituir o morango?”. A receita foi seguida passo a passo por meio da leitura de um dos minichefes. Manuela Dartora Kieling, de 9 anos, fazia parte do grupo presente e afirmou cozinhar com a mãe desde pequena. “Eu vou fazer essa receita na casa da vó, para a família inteira”, afirmou animada.

Quem também decidiu que faria a panqueca em casa foi Gabrielli de Bona. “Amanhã você vai na minha casa e, antes da festa do pijama, a gente faz panqueca”, disse para a amiga Camila Chiamulera Jacques.

Na hora de assar a massa, uma fila para assumir o fogão. Com supervisão do chef, Maria Eduarda Guimarães Strohschoen, de 9 anos, foi uma das primeiras. “Nunca cozinhei e faz anos que não como panqueca, nem lembro o gosto. Acho que é parecida com um crepe, porque a massa é igual”, observou sorridente.

Esta foi a primeira edição da oficina de Minichefes. Conforme Amanda Johann, responsável pelos cursos de Educação Continuada na área gastronômica, a ideia é continuar a oferecer cursos para as crianças nas férias de inverno e verão. “Nos últimos anos as crianças estão querendo entrar mais na cozinha, junto com os pais e avós. A primeira edição foi de panquecas, porque é uma receita fácil e que a maioria das crianças gosta”, afirma.

Outra criança que fez bonito na cozinha foi Tiago Lyszkowski do Amaral. Com apenas 11 anos, já mostrou que sabe virar a massa da panqueca lançando-a para o alto. Diego Mendes dos Santos, seu primo, foi quem o ensinou a fazer panqueca. “Agora ele pode me ensinar o looping looping”, comentou Diego sobre a ação de virar a massa no ar.

E, na hora de montar o prato com o recheio e de experimentar..., silêncio na sala. Suspiros e elogios faziam parte do momento. “Quero fazer três panquecas só para mim”, exclamou um dos minichefes.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Manuela, Camila e Gabrielli estavam ansiosas.

Ana Amélia Ritt

Maria Eduarda (e) fez novas amizades.

Ana Amélia Ritt

Gabriel, Tiago, Diego e Eduardo são amigos e foram juntos fazer a oficina.