Univates lança parceria com o Google para uso de tecnologias na educação

Postado em 17/03/2016 22h11min

Por Nicole Morás

No evento “Univates Gonna Google”, realizado nesta quinta-feira, 17, no Teatro do Centro Cultural Univates, a Instituição lançou aos estudantes, oficialmente, a parceria com Google Apps For Education. A plataforma de colaboração on-line permite compartilhar conhecimento e facilitar a interação entre professores e estudantes, com recursos como o Google Classroom. Os recursos já estão disponíveis a professores, estudantes e funcionários da Univates que utilizam os logins com @universo.univates.br e @univates. O evento foi mediado pela coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), professora Daiani Clesnei da Rosa.

O reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, abriu o evento afirmando que também é papel da instituição trazer o novo, não só para si, mas para a região como um todo. “Precisamos ser modelo, ainda mais em um momento em que o país precisa tanto de ética e seriedade, e especialmente por sermos comunitária”, afirmou ele. Lazzari afirmou que a instituição adquiriu 150 Chrome Books – um computador sem hard disk que funciona na nuvem, para serem testados e que, à medida que for necessário, os equipamentos atuais dos laboratórios de informática serão substituídos por esta tecnologia.

“Também trabalhamos na qualificação e atualização de professores, sendo que apenas em um evento de hoje à tarde tivemos de 30 a 40 docentes participantes”, afirmou ele. Lazzari ainda adiantou um grande projeto que a Univates deve realizar, no mês de outubro, envolvendo todos os alunos e a comunidade regional em atividades voltadas à tecnologia, cultura, inovação, startups, shows. “Tem tudo para ser um evento de grandes proporções, que deve ganhar importância a cada ano”, sugestionou ele.

Em seguida, o gerente de programa senior do Google com foco em projetos educativos, Rodrigo Vale, apresentou a empresa, que tem como missão “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. “Queremos que a informação chegue a cada pessoa, um ribeirinho, alguém na África ou numa cidade como São Paulo”, afirmou ele, apontando iniciativas do Google para tornar isso viável, como o Projeto Loon e o Google Street View. “Inovar é fazer algo diferente com o que já existe, não necessariamente inventar algo”, afirmou ele.

Em relação à educação, Vale afirmou que os fundadores do Google tiveram formação acadêmica antes de lançarem a empresa e são filhos de professores. “Por isso a ideia deles é devolver para a educação o que a educação fez por eles”, explicou. Assim, Vale apresentou o Google Classroom e as ferramentas do Google para o conhecimento colaborativo e como elas podem ser utilizadas em instituições de ensino.

Fechando a noite, Rodrigo Mota, representante da Sisqualis – assessoria que auxilia a Instituição na implantação do Google for Education, apresentou algumas oficinas que serão oferecidas aos alunos da Univates para que as ferramentas do Google for Education possam ser melhores exploradas academicamente, como a aplicação de pesquisas de campos com formulários e planilhas. Ele ainda sorteou um Chrome Book entre os presentes, sendo contemplada a aluna Natálie Gamalho da Silveira. As inscrições para as oficinas e outras informações sobre o Google for Education a Univates estão disponíveis em http://www.univates.br/gonnagoogle/.

Na expectativa
Os acadêmicos de Design e Engenharia Mecânica, Matheus Luz e Guilherme Augusto Reckziegel, respectivamente, testaram o Chrome Book ao final do evento com a expectativa de começarem a utilizar as tecnologias em aula o quanto antes. “Já havíamos escutado, mas não trabalhamos. Vemos que os métodos e as dinâmicas estão mudando, mas ainda continuam praticamente os mesmos e queremos passar a utilizar essas tecnologias”, concordaram eles.

Texto: Nicole Morás

Gerente de programa senior do Google com foco em projetos educativos, Rodrigo Vale

Reitor, professor Ney José Lazzari

Evento lotou o Teatro do Centro Cultural