Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Centro Cultural completa dois anos de cultura e arte para o Vale do Taquari

Postado em 05/05/2016 16h22min

Por Elise Bozzetto

Em maio de 2014 um grande sonho se concretizava: a Univates inaugurava um dos mais belos e modernos centros culturais da região Sul do Brasil. A iniciativa tinha um grande propósito: trazer para o Vale do Taquari acesso à programação cultural antes viável somente na região metropolitana. Hoje, com mais de 30 espetáculos realizados, além de formaturas, eventos acadêmicos e locações, o Teatro Univates consolida-se como um local de referência para a região. Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Teatro nos dois anos de atividades. 
 
Além disso, o espaço conta com a mais moderna biblioteca do Brasil, referência pela estrutura e beleza do prédio, e também pela tecnologia RFID, ou seja, tecnologia de identificação por radiofrequência para automação e segurança. A Biblioteca conta atualmente com 156.161 exemplares disponíveis em seu acervo. Também fornece estrutura para quem procura um lugar para estudo individual ou em grupo. 
 
Para um dos idealizadores do projeto, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o Centro Cultural colocou a região no roteiro de grandes espetáculos. “Para a Univates, enquanto instituição comunitária, é importante fomentar a cultura. O desenvolvimento da sociedade não se dá apenas com o conhecimento, com a ciência. É preciso conhecer outras realidades, outras formas de ver e viver. A cultura e a arte enriquecem a formação de nossos estudantes, professores, funcionários. É importante para nossa instituição oferecer uma formação rica, diversificada e ampla”, ressalta Lazzari. 
 
Diretora na empresa Teatro ao Quadrado, que trouxe recentemente o espetáculo “Os Homens do Triângulo Rosa” para o Teatro Univates, Margarida Peixoto acredita que a comunidade deve se apropriar do Teatro e aproveitar sua magnitude. “Apresentar um espetáculo da Companhia Teatro ao Quadrado no Teatro Univates foi um desejo imediato que nasceu antes mesmo da sua construção, quando ele era um projeto e soubemos da sua magnitude e excelência. De longe acompanhamos a sua construção e de longe soubemos que a obra já superava o sonho. Usufruir e usar o seu palco, seus camarins impecáveis, seus equipamentos técnicos e sua equipe de produção são luxos raríssimos que dão aos artistas conforto e segurança. Sem falar do incomum tratamento digno. Nestes tempos estranhos, num Brasil bebê cultural, onde tudo que se refere à arte é deixado em segundo, terceiro plano, a inauguração de um teatro, sua manutenção e sua determinação e perseverança em criar um público e oferecer-lhe programação relevante são fatos grandiosos e merecem a reverência da classe artística, dos empresários, do Poder Público e mais, muito mais, das plateias”, elogia Margarida. 
 
Thiago Lacerda, ator que esteve no Teatro Univates no mês da inauguração, elogia a iniciativa. “Um teatro é uma caixa de ressonância onde nos vemos, nos provocamos, nos repensamos, nos reinventamos. Feliz da comunidade que tem um teatro, um espaço para crescer. E estamos falando de um teatro como o da Univates, de alto padrão, que seria elogiável em qualquer grande cidade. Que sirva a façanha da Univates como exemplo para todos”, comenta o ator, em analogia ao hino riograndense. Para Lacerda, a educação e a cultura do país precisam de investimento. “A cultura em nosso país é lastimável. O Brasil não cuida da cultura e da educação. O cenário que estamos vivendo, falta de credibilidade, falta de perspectiva no futuro, uma polarização política na qual, se você não é de esquerda, é golpista, se não é de direita, apoia a corrupção. Há uma falta de entendimento que deriva da falta de educação e de cultura de nosso país. A educação nos é negligenciada há 500 anos. Fico feliz por ver uma região como a de vocês com um nível de educação diferenciado, promovendo a cultura fora dos grandes centros e oferecendo para a comunidade essa oportunidade. O Teatro Univates é um orgulho para os alunos, professores, comunidade, para o povo gaúcho. Parabéns”, elogia. 
 
Saiba mais sobre o Centro Cultural Univates
 
Com cerca de 10 mil m² de construção, o Centro Cultural abriga, além do Teatro com 1.160 lugares, a Biblioteca, com espaço para 300 mil livros, salas especiais e áreas de lazer. No Teatro, a estrutura moderna permite a realização de todos os tipos de espetáculo. Os projetos cênico, de iluminação e de sonorização do local foram elaborados por uma empresa de São Paulo responsável pela produção cenotécnica dos maiores e mais renomados teatros do país. Além disso, o espaço conta com camarins individuais e coletivos, coxias, quartelada, urdimentos, varandas de manobra, passarelas de iluminação técnica e doca seca – estrutura presente em poucos teatros do Brasil.
 
Entre os destaques está a estrutura do palco, com boca de cena de 17 metros de largura e 8 metros de altura. O projeto pode ser comparado a grandes teatros do Rio Grande do Sul e do Brasil, sendo preparado para receber espetáculos musicais e de dança. O espaço conta, ainda, com telão de cinema para exibição de filmes e para realização de congressos ou de convenções. 
 
Próximas programações
 
Em comemoração ao dia das mães, o Teatro Univates traz uma programação especial no próximo domingo, dia 8 de maio, às 18h. A banda Geminis, de Buenos Aires, apresenta os sucessos dos Bee Gees. Já no dia 19 de maio, às 20h, o Teatro recebe a peça “Frida Kahlo, à Revolução!”, inspirada na vida e obra da maior pintora mexicana de todos os tempos. 
 
Os ingressos para todos os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h e das 18h às 22h30min, ou pelo site ingressorapido.com.br. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.
 
Texto: Elise Bozzetto
Tiago Iorc também esteve este ano no Teatro Univates

Nicole Morás

Tuane Eggers

Divulgação

Talk Show com Thiago Lacerda, em maio de 2014

Nicole Morás

Elise Bozzetto

Ospa realizou abertura da programação cultural de 2016

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas