CEM investiga mediação pedagógica em espaços de arte

Postado em 17/05/2016 10h33min

Por -

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates e cadastrado no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O objetivo do projeto, que teve início em 2013, é investigar o currículo em espaços escolares e não escolares e seus movimentos escolarizados e não escolarizados”, explica a coordenadora do projeto, professora Angélica Vier Munhoz.

Além de três espaços escolares, Escuela Pedagógica Experimental (EPE), na Colômbia, Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental (Emafa), em Ilópolis, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, em Lajeado, o grupo CEM também conta com dois espaços não escolares como campos de investigação da pesquisa: a Fundação Iberê Camargo, de Porto Alegre, e o Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro.

De 4 a 9 de maio, três pesquisadores e um bolsista foram para o MAR realizar residência pedagógica. A experiência implica em uma imersão no museu, em que eles participaram de todas as atividades pedagógicas que são realizadas nesse espaço, como o programa de formação pedagógica, a visita ao Ginásio Experimental de Arte (GEA), os programas Vizinhos do MAR, o Convite à experimentação, a participação nos grupos de trabalhos (GTs) de estudos e o acompanhamento das mediações pedagógicas.

A parceria com o MAR envolve a participação de três integrantes da pesquisa, por semestre, para a realização da residência pedagógica, além de realização de seminários e estudos conjuntos e, a partir do próximo semestre, a abertura de vagas para alunos da Pedagogia realizarem o estágio “Prática Pedagógica em Espaços Não Escolares” no Museu.

Grupo CEM promove o Projeto Transvisões: aquarela, nanquim e pintura tridimensional

Com início no dia 26 de abril, o grupo CEM promove o Projeto Transvisões, que busca aproximar sete escolas municipais de Lajeado – parceiras da pesquisa e do projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade. O início das atividades deu-se com a palestra "Arte e estética: desafios contemporâneos para a docência", ministrada pela professora Dra. Luciana Loponte (Ufrgs), e segue com as oficinas e exposições que estão sendo realizadas pelos artistas Chana de Moura, Antônio Augusto Bueno e Desirée de Azambuja Hirtenkauf.

O objetivo do projeto é tornar o professor um parceiro na reflexão acerca da exposição visitada e na construção de possibilidades de exploração das obras e de estratégias de intervenção pedagógica com seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nessa medida, as atividades proporcionam aos participantes o conhecimento do processo criativo das obras expostas, experimentação da técnica e discussões com mediação dos artistas responsáveis.

Livro produzido pelo grupo CEM

Com a junção dos artigos dos estudos e investigações realizados pelos pesquisadores, bolsistas e voluntários do grupo CEM, o livro “Currículo, Espaço, Movimento: notas de pesquisa” está sendo lançado ainda neste semestre. No livro também é possível conferir um artigo do fundador da Escuela Pedagógica Experimental, Dino Segura.

Mais informações podem ser conferidas pelo e-mail pesquisacurriculo@univates.br.
Grupo de pesquisa no Museu de Arte do Rio (MAR).

Oficina com a artista Chana de Moura.

Projeto Transvisões busca aproximar sete escolas municipais de Lajeado.

Oficina com a artista Chana de Moura.

Projeto Transvisões busca aproximar sete escolas municipais de Lajeado.