Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Teatro lotado recebe Macbeth com Thiago Lacerda e grande elenco

Postado em 27/06/2016 14h24min

Por Nicole Morás

A combinação de um clássico de Shakespeare com um grande elenco e um espaço privilegiado lotou o Teatro Univates, no último domingo, 26, quando a encenação da peça Macbeth celebrou a cultura no Vale do Taquari. Por mais de 110 minutos, atores e plateia tiveram seus sentidos exaltados na trama que aborda ambição e conflitos psicológicos no texto do mais influente dramaturgo da história, que há 400 anos deixava este mundo com um grande legado.

No palco, Thiago Lacerda deu vida à Macbeth, um general escocês que é condecorado pelo rei por sua bravura. Encorajado pela esposa Lady Macbeth (Luisa Thiré), Macbeth planeja o assassinato do monarca para que se faça cumprir a profecia que ele ouviu de três bruxas - o que se concretiza já que os filhos do monarca fogem e levantam suspeitas de serem responsáveis pelo crime. Atordoado por seus próprios pensamentos, Macbeth passa a eliminar todos que ameaçam seu domínio, até ser confrontado por Macduff.

Thiago Lacerda foi duplamente aplaudido pelo público. Primeiro por sua atuação como o protagonista de uma história escrita no início do século 17 e que continua atual ao retratar a ambição e a tragédia com um olhar para a natureza humana. Lacerda também recebeu aplausos pelo discurso em que exaltou iniciativas como a da Univates para promover a cultura, especialmente em um ano instável e economicamente desfavorável. “Parabéns aos alunos e à Instituição que investe e acredita em espaços como este. A noite de hoje começou há dois anos, quando vim aqui pela primeira vez e desejei voltar com uma peça. A cultura e a educação são muito importantes e o teatro é uma forma potente para isso. Investir é acreditar”, disse o ator.

Para expandir os estudos realizados em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, a turma do 9º ano da escola Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, assistiu ao espetáculo. “Para trabalhar Shakespeare, assistimos ao filme de Macbeth e lemos a peça escrita pelo dramaturgo. Quando vi no site que haveria a peça aqui, sugeri aos alunos que viéssemos assistir para que eles pudessem ver uma mesma obra sob diversos pontos de vista”, explicou a professora  Luana Schonarth.

Neusa Daltoé e a filha Ana Carolina Daltoé, diplomada pela Univates em Comércio Exterior, foram as primeiras a passar as catracas do Teatro Univates no último domingo, 26. “Chegamos cedo, pois gostamos de conseguir um bom estacionamento, tomar um café antes do espetáculo e prestigiar as atrações. Conhecemos o tradicional da obra de Shakespeare e essa será uma oportunidade de conhecer um pouco mais e ainda ver o trabalho maravilhoso do Thiago Lacerda”, afirmaram elas.

Pelo campus
No domingo pela manhã, as atrizes Luiza Thiré e Stela de Paula aproveitaram a pista atlética para praticar caminhada e andaram de Bicivates, elogiando a estrutura da Instituição. Antes do espetáculo, Thiago Lacerda também visitou a Biblioteca da Univates. “Que lugar é este? Sinto como se estivesse em Berlim!”, elogiou ele.

Texto: Nicole Morás

 

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Luisa Thiré interpreta Lady Macbeth

Nicole Morás

Ana Carolina e a mãe Neusa

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Luisa Thiré interpreta Lady Macbeth

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Turma do 9º ano do Colégio Gaspar Silveira martins de Venâncio Aires

Nicole Morás

Notícias Relacionadas