Teatro lotado recebe Macbeth com Thiago Lacerda e grande elenco

Postado em 27/06/2016 14h24min

Por Nicole Morás

A combinação de um clássico de Shakespeare com um grande elenco e um espaço privilegiado lotou o Teatro Univates, no último domingo, 26, quando a encenação da peça Macbeth celebrou a cultura no Vale do Taquari. Por mais de 110 minutos, atores e plateia tiveram seus sentidos exaltados na trama que aborda ambição e conflitos psicológicos no texto do mais influente dramaturgo da história, que há 400 anos deixava este mundo com um grande legado.

No palco, Thiago Lacerda deu vida à Macbeth, um general escocês que é condecorado pelo rei por sua bravura. Encorajado pela esposa Lady Macbeth (Luisa Thiré), Macbeth planeja o assassinato do monarca para que se faça cumprir a profecia que ele ouviu de três bruxas - o que se concretiza já que os filhos do monarca fogem e levantam suspeitas de serem responsáveis pelo crime. Atordoado por seus próprios pensamentos, Macbeth passa a eliminar todos que ameaçam seu domínio, até ser confrontado por Macduff.

Thiago Lacerda foi duplamente aplaudido pelo público. Primeiro por sua atuação como o protagonista de uma história escrita no início do século 17 e que continua atual ao retratar a ambição e a tragédia com um olhar para a natureza humana. Lacerda também recebeu aplausos pelo discurso em que exaltou iniciativas como a da Univates para promover a cultura, especialmente em um ano instável e economicamente desfavorável. “Parabéns aos alunos e à Instituição que investe e acredita em espaços como este. A noite de hoje começou há dois anos, quando vim aqui pela primeira vez e desejei voltar com uma peça. A cultura e a educação são muito importantes e o teatro é uma forma potente para isso. Investir é acreditar”, disse o ator.

Para expandir os estudos realizados em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, a turma do 9º ano da escola Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, assistiu ao espetáculo. “Para trabalhar Shakespeare, assistimos ao filme de Macbeth e lemos a peça escrita pelo dramaturgo. Quando vi no site que haveria a peça aqui, sugeri aos alunos que viéssemos assistir para que eles pudessem ver uma mesma obra sob diversos pontos de vista”, explicou a professora  Luana Schonarth.

Neusa Daltoé e a filha Ana Carolina Daltoé, diplomada pela Univates em Comércio Exterior, foram as primeiras a passar as catracas do Teatro Univates no último domingo, 26. “Chegamos cedo, pois gostamos de conseguir um bom estacionamento, tomar um café antes do espetáculo e prestigiar as atrações. Conhecemos o tradicional da obra de Shakespeare e essa será uma oportunidade de conhecer um pouco mais e ainda ver o trabalho maravilhoso do Thiago Lacerda”, afirmaram elas.

Pelo campus
No domingo pela manhã, as atrizes Luiza Thiré e Stela de Paula aproveitaram a pista atlética para praticar caminhada e andaram de Bicivates, elogiando a estrutura da Instituição. Antes do espetáculo, Thiago Lacerda também visitou a Biblioteca da Univates. “Que lugar é este? Sinto como se estivesse em Berlim!”, elogiou ele.

Texto: Nicole Morás

Luisa Thiré interpreta Lady Macbeth