Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Segundo encontro da Agenda de Formação ocorreu na quarta-feira, dia 29

Postado em 30/06/2016 16h12min

Por -

Na tarde de quarta-feira, dia 29, ocorreu a agenda de formação “Credenciamento da Universidade: avaliação, regulação e excelência”. O segundo encontro planejado trouxe como assuntos principais o recredenciamento da Instituição de Ensino Superior e a Avaliação Institucional. O evento ocorreu no auditório do Prédio 7 da Univates e reuniu a Reitoria, integrantes do setor de Planejamento, professores, funcionários e demais interessados. Estiveram presentes as professoras doutoras Marion Creutzberg (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Pucrs) e Suzana Cabral Gianotti (La Salle).
 
Suzana e Marion clarearam as questões relacionadas ao processo de recredenciamento da Instituição com vistas ao credenciamento para a transformação de sua organização acadêmica de Centro Universitário em Universidade. O momento foi baseado na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), evidenciando detalhes específicos dos indicadores avaliativos: a Autoavaliação Institucional, a Avaliação Externa (da IES e dos Cursos) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
 
Para os processos de recredenciamento do Centro Universitário e credenciamento da Univates em Universidade, são fundamentais a sensibilização, a interação e a compreensão da comunidade acadêmica em relação às etapas do processo, as atribuições e os papéis dos diversos atores da Instituição, principalmente o da Comissão Própria de Avaliação (CPA), bem como o das Comissões Externas de Avaliação in loco.
 
Saiba mais
 
A Autoavaliação é um processo contínuo e permite que a comunidade acadêmica avalie a Instituição com relação aos serviços, infraestrutura e questões relacionadas às disciplinas do currículo de cada curso, a metodologia das aulas e a atuação do professor em sala de aula. Ela é realizada semestralmente de modo individual. Você pode conferir mais informações sobre essa avaliação aqui.
 
A Avaliação de Curso acontece quando há necessidade de um curso ser reconhecido. Concretiza-se com a visita in loco, ou seja, pessoalmente, de uma Comissão de Avaliação do Inep/MEC.
 
Já o Enade ocorre anualmente e segue o Ciclo Avaliativo Trienal, classificado em três grupos de áreas proposto pelo Sinaes. 

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Notícias Relacionadas