Segundo encontro da Agenda de Formação ocorreu na quarta-feira, dia 29

Postado em 30/06/2016 16h12min

Por -

Na tarde de quarta-feira, dia 29, ocorreu a agenda de formação “Credenciamento da Universidade: avaliação, regulação e excelência”. O segundo encontro planejado trouxe como assuntos principais o recredenciamento da Instituição de Ensino Superior e a Avaliação Institucional. O evento ocorreu no auditório do Prédio 7 da Univates e reuniu a Reitoria, integrantes do setor de Planejamento, professores, funcionários e demais interessados. Estiveram presentes as professoras doutoras Marion Creutzberg (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Pucrs) e Suzana Cabral Gianotti (La Salle).

Suzana e Marion clarearam as questões relacionadas ao processo de recredenciamento da Instituição com vistas ao credenciamento para a transformação de sua organização acadêmica de Centro Universitário em Universidade. O momento foi baseado na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), evidenciando detalhes específicos dos indicadores avaliativos: a Autoavaliação Institucional, a Avaliação Externa (da IES e dos Cursos) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para os processos de recredenciamento do Centro Universitário e credenciamento da Univates em Universidade, são fundamentais a sensibilização, a interação e a compreensão da comunidade acadêmica em relação às etapas do processo, as atribuições e os papéis dos diversos atores da Instituição, principalmente o da Comissão Própria de Avaliação (CPA), bem como o das Comissões Externas de Avaliação in loco.

Saiba mais

A Autoavaliação é um processo contínuo e permite que a comunidade acadêmica avalie a Instituição com relação aos serviços, infraestrutura e questões relacionadas às disciplinas do currículo de cada curso, a metodologia das aulas e a atuação do professor em sala de aula. Ela é realizada semestralmente de modo individual. Você pode conferir mais informações sobre essa avaliação aqui.

A Avaliação de Curso acontece quando há necessidade de um curso ser reconhecido. Concretiza-se com a visita in loco, ou seja, pessoalmente, de uma Comissão de Avaliação do Inep/MEC.

Já o Enade ocorre anualmente e segue o Ciclo Avaliativo Trienal, classificado em três grupos de áreas proposto pelo Sinaes.

Ana Amélia Ritt