Diplomada em Arquitetura da Univates é destaque em prêmio IAB RS

Postado em 01/07/2016 16h26min

Por Assessoria de Imprensa IAB RS

Na noite da quarta-feira, dia 29 de junho de 2016, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu, no Ponto de Cultura Solar do IAB, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer e a abertura da exposição pública dos 33 trabalhos inscritos.

Os concorrentes ao prêmio foram arquitetos gaúchos recém-formados que, no ano passado, receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo.

Um dos destaques do Prêmio veio da Univates, de Lajeado. A arquiteta Janaína Kuhn chamou a atenção do júri com o projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”, que teve orientação da professora Merlin Janina Diemer no primeiro semestre de 2015.

O projeto foi idealizado pela arquiteta para ser executado em Lajeado. Trata-se de um conjunto de restaurantes, bares e cafés, além de boliche associado a uma casa de shows para até 500 pessoas. Para Janaína Kuhn, a escolha do tema se deve à insuficiência de locais dessa natureza na cidade de Lajeado, já que pessoas de outras localidades também se deslocam para o município a trabalho, estudo ou na busca por entretenimento.

O projeto da arquiteta prevê que os estabelecimentos possuam características distintas, oferecendo culinária de diversas etnias, com o objetivo de atender à demanda crescente na região por locais diferenciados e originais, visando a todos os tipos de público. “O conjunto teria funcionamento em turno integral, cujos horários de atendimento variam conforme o estabelecimento, da manhã à madrugada”, idealiza Janaína.

Para o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, o Prêmio IAB destaca o estudante formando de cada turma de cada faculdade do Estado para que esta importante transição fique registrada. “Mais do que destacar projetos específicos ou individualidades, nos interessa o ato simbólico do reconhecimento da qualidade dos jovens arquitetos, de seus professores e orientadores e das faculdades de arquitetura, representados todos por um integrante de sua turma e por um trabalho destacado”, afirmou o presidente.

Tiago também lembrou que o Prêmio IAB foi criado nos anos 90 pelo ex-presidente Danilo Landó, e teve seguimento desde então com os ex-presidentes José Albano Volkmer, Iran Rosa e Carlos Alberto Sant’Ana. “O Prêmio IAB leva o nome do Albano em homenagem e reconhecimento à sua trajetória no ensino, à paixão pela arquitetura e pelo patrimônio e à sua maneira generosa e cativante de estímulo constante aos estudantes e jovens arquitetos”, informou.

O Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer destacou o melhor trabalho de conclusão dos cursos de arquitetura de Instituições gaúchas em 2015. O julgamento dos trabalhos ocorreu nos dias 03 e 04 de junho, no IAB RS, em sessão fechada. Os arquitetos Alexandre Couto Giorgi, Cesar Dorfman e Klaus Bohne, que formaram a comissão julgadora do Prêmio, avaliaram 33 projetos do primeiro e segundo semestres de 2015. A coordenação foi dos arquitetos Eloise Mudo, Marcelo Brinckmann e Tiziano Filizola, integrantes da diretoria do IAB RS.Na noite da última quarta-feira, dia 29 de junho de 2016, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu, no Ponto de Cultura Solar do IAB, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer e a abertura da exposição pública dos 33 trabalhos inscritos.

Premiação de 2014 também destacou trabalho de diplomada pela Univates
Com o projeto de um centro de arte, cultura e educação para a cidade de Arroio do Meio, a arquiteta Cristiane Lavall, diplomada pela Instituição no semestre 2014B, venceu o Prêmio CAIXA IAB RS 2014 José Albano Volkmer, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS). O trabalho foi orientado pelo professor Alex Carvalho Brino, que integra o corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Texto: Assessoria de Imprensa IAB RS

Sabrina Ortácio