Projeto da Farmácia-Escola é premiado nacionalmente

Postado em 05/07/2016 11h20min

Por -

A Farmácia-Escola foi reconhecida no VIII Encontro de Farmácias Universitárias (Enfaruni), que ocorreu entre os dias 7 e 10 de junho na Universidade de São Paulo (USP). O evento destacou o modelo da parceria entre a Univates, uma instituição comunitária, com iniciativas públicas, e reconheceu o projeto da Farmácia-Escola “Lajeado Verde - Incentivando o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS”. O Enfaruni tem como objetivo estabelecer parâmetros necessários para criação e funcionamento das Farmácias Universitárias brasileiras.

“Essa caminhada de 10 anos, culminando com a criação do projeto Lajeado Verde, foi destacada e premiada durante o Enfaruni 2016. É o reconhecimento da academia pelo trabalho desenvolvido em nosso município”, ressalta o professor do curso de Farmácia Luís César de Castro sobre o reconhecimento.

O projeto Lajeado Verde teve sua construção estabelecida por meio de três fundamentos legais: a Política das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS); a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; e a Lei Municipal nº 7689, de 27 de novembro de 2006. Esta compreende uma Política Intersetorial de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares e de Medicamentos Fitoterápicos, e que objetiva promoção do uso da fitoterapia nos serviços públicos de saúde. Desta forma, portanto, haverá uma ampliação das opções terapêuticas aos usuários.

O edital Nº 2 SCTIE/MS de 24 de agosto de 2015 também tem participação especial no Lajeado Verde. O edital selecionou, em todo o território nacional, projetos para apoio à assistência farmacêuticas em plantas medicinas e fitoterápicos e ao arranjo produtivo local no âmbito do SUS e premiou o Lajeado Verde. Entre os objetivos do projeto, está o de trazer a ideia para Lajeado, orientando prescritores, farmacêuticos e dispensadores sobre as plantas medicinais e fitoterápicos elencados na Relação Municipal de Medicamentos (Remume) do município.
Luís César de Castro (3º esq. para a dir.) no Enfaruni.

Divulgação

Farmácia-Escola foi reconhecida no VIII Encontro de Farmácias Universitárias (Enfaruni).