1º BiotecSul debate a atualidade e perspectivas da biotecnologia

Postado em 14/07/2016 09h26min

Por Nicole Morás

Com o tema “Cenário atual e perspectivas futuras”, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates promove, até a próxima sexta-feira, dia 15, o 1° Congresso de Biotecnologia da Região Sul – 1° BiotecSul, que reúne 400 estudantes, docentes e profissionais. O evento teve início nesta quarta-feira, 13, com a realização de minicursos na parte da manhã.

A abertura oficial foi realizada pelo doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey (Inglaterra) Odir Antonio Dellagostin, que é diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas, coordenador da área de biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Dellagostin apresentou números sobre a produção científica na área de biotecnologia em diversos países, destacando que o Brasil tem uma vasta oportunidade nesse campo.

O pesquisador também ressaltou a importância do empreendedorismo na área da biotecnologia. “Vemos muito no Brasil a cultura do empreendedorismo relacionada à necessidade e não por oportunidade, por exemplo, quando uma pessoa perde o emprego e não por ter um produto realmente diferenciado”, sugeriu ele. Dellagostin também afirmou que é necessário incentivar a aproximação entre universidades e empresas, de modo que a produção científica olhe para as demandas do mercado. “Nosso desafio está em traduzirmos o conhecimento científico em produtos e processos inovadores em biotecnologia”, afirmou ele.

Na questão do desenvolvimento de recursos humanos na área de biotecnologia no Brasil e como coordenador dessa área na Capes, Dellagostin apresentou o número de cursos de graduação e de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia. “Em 2015, formamos mais de 250 doutores. Esse número é bom? É pouco! Precisamos de muitos mais pesquisadores para atuarem nas pesquisas científica e tecnológica de inovação”, analisou ele.

O 1º BiotecSul continua nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, com palestras e mesas-redondas, conforme programação disponível no site do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail 1biotecsul@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás