Univates recebe 20 novos intercambistas

Postado em 25/07/2016 13h31min

Por Ana Amélia Ritt

Vinte intercambistas iniciam o semestre acadêmico na Univates nesta segunda-feira, dia 25. A recepção ocorre durante a semana com diversas atividades do Welcome Week, momento de integração organizado pela Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII). Entre as atividades da semana estão visitas à Univates, à cidade de Lajeado e a um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Além dos novos alunos, três intercambistas do semestre anterior permanecem na Instituição.

Dos 20 acadêmicos, 19 vieram da Colômbia. Paula Alejandra García Martinez veio da Corporación Universitaria Americana, instituição que pela primeira vez envia estudantes para a Univates. “A Univates me encantou, é muito bonita. O país me parece interessante devido ao idioma. Pretendo aprendê-lo e também aprender a cultura, assim como passar a minha cultura”, conta a aluna de Relações Internacionais.

O único intercambista que não é colombiano é Lucas Rodriguez. O aluno é da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), de Mendoza, Argentina, e estuda Design de Produto. Aqui fará Design. “Escolhi a Univates pois gosto da forma que são ministradas as aulas de design aqui. Pretendo aprender edição e ilustração digital, que na minha universidade não tem”, conta. Rodriguez comenta que antes de vir ao Brasil estudou por quatro meses a Língua Portuguesa. “O espanhol e o português são parecidos, além de haver muitas palavras semelhantes. Considero difícil falar todo tempo em português e as pessoas falam bem rápido”.

O dia seguiu com almoço típico com a presença dos coordenadores de curso, tour pela Univates e tour por Lajeado. Na quarta-feira, dia 27, os intercambistas terão oficinas sobre como preparar chimarrão e churrasco gaúcho e à noite assistirão a uma apresentação de um CTG. Na sexta-feira, os estudantes participarão de mais um momento de integração na parte da manhã.

Texto: Ana Amélia Ritt
Lucas e Paula Alejandra são estudantes da Argentina e da Colômbia, respectivamente.

Intercambistas tiveram momento de integração

Intercambistas tiveram momento de integração

Ana Amélia Ritt

Intercambistas com a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais.

Univates recebe 20 novos intercambistas