Doutorado do PPGEnsino da Univates é aprovado

Postado em 03/08/2016 10h34min

Por Nicole Morás

Como consequência natural do funcionamento dos cursos de mestrado acadêmico em Ensino e profissional em Ensino de Ciências Exatas, o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última terça-feira, dia 2. Com a aprovação, o PPGEnsino é avaliado com nota 4, assegurando seu bom desempenho.

De acordo com a coordenadora do mestrado do PPGEnsino, professora doutora Ieda Maria Giongo, o corpo docente do curso apresenta maturidade de produção e orientação. “Com o doutorado, poderemos seguir qualificando os processos de ensino e de  aprendizagem em todos os níveis de escolaridade, produzindo, também, teorizações que darão sustentação às pesquisas nessa área, com a consequente produção de novos conhecimentos”, comemora ela.

O PPGEnsino propõe-se a pensar a formação docente e que implica necessariamente em problematizar, redimensionar e reconstruir a educação enquanto processo, acarretando impacto nos campos científico e tecnológico do país a fim de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis de ensino. As linhas de pesquisa, com concentração em alfabetização científica e tecnológica, são: Ciência, sociedade e ensino; Recursos, tecnologias e ferramentas no ensino; e Formação de professores, estudo do currículo e avaliação.

A proposta do curso foi avaliada em diversos quesitos, como estrutura curricular, corpo docente, infraestrutura da Instituição e produção científica dos professores. O parecer da área destacou a experiência dos docentes em orientação de mestrandos, a colaboração internacional e nacional do PPGEnsino e a captação de recursos para a pesquisa. O parecer também aponta que a Univates tem estrutura para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino e de orientação.

O mestrado do PPGEnsino está com processo de seleção aberto (veja box). O edital de seleção para o doutorado do PPGEnsino deve ser publicado nas próximas semanas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/ppgensino, pelo telefone (51) 3714-7037, pelo e-mail ppgensino@univates.br ou, ainda, presencialmente na Univates, na sala 115 do Prédio 1.

Seleção para mestrado
Para o PPGEnsino, são oferecidas 20 vagas para mestrado. As inscrições podem ser realizadas no site www.univates.br/ppgensino, devendo os documentos ser entregues, ou enviados via Sedex, na Secretaria de Pós­-Graduação, sala 115 do Prédio 1, até 15 de setembro.

Texto: Nicole Morás

Edital de seleção deve ser lançado nas próximas semanas

Tuane Eggers