Mostras itinerantes aproximam universidade e escolas no ensino científico

Postado em 26/08/2016 08h50min

Por Tiago Silva

Com o objetivo de desenvolver atividades interativas que fomentem a curiosidade e o gosto pelas Ciências, a Univates realiza Mostras Científicas Itinerantes em escolas e instituições de ensino da região. As atividades começaram no primeiro semestre de 2014 e, neste ano, tiveram suas ações impulsionadas com o projeto de extensão “Redes Interdisciplinares - desvendando as ciências exatas e tecnológicas”.
Até novembro, serão cinco mostras em municípios da região. O próximo município a receber a programação será Forquetinha. No dia 31 de agosto, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Batista de Mello terão contato com as atividades, que envolvem o planetário móvel e oficinas nas áreas de física, química, matemática e astronomia.

Durante um dia inteiro, nos três turnos – manhã, tarde e noite –, os estudantes são estimulados à aprendizagem, ao questionamento e à curiosidade científica. Para a coordenadora do projeto Redes Interdisciplinares, professora Sônia Gonzatti, a iniciativa “coloca os alunos para pensar sobre assuntos trabalhados em aula, de uma forma instigante e interativa”.

De acordo com ela, essa proximidade entre academia e escolas, proporcionada pela Mostra, é benéfica para o ensino das ciências. “É diferente para nós, como universidade, estarmos inseridos dentro de um ambiente escolar. A partir disso, de nos conectarmos com a base escolar, nós podemos identificar demandas e expectativas e potencializar nossa atuação universitária”, entende.

Saiba mais

Está previsto para março de 2017 a abertura de um novo período para as instituições de ensino se inscreverem para receber a Mostra Científica Itinerante. Não há custo para as escolas. Para elas serem selecionadas, devem preencher uma ficha de seleção e indicar como a Mostra Científica Itinerante se insere no plano de ensino do colégio. “Nossa intenção é disseminar o conhecimento científico nos mais diferentes contextos sociais que as escolas estão envolvidas”, ressalta a professora Sônia Gonzatti.

O cronograma da Mostra Científica Itinerante:

31/08 – Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello e Escola Estadual de Ensino Médio de Forquetinha, ambas em Forquetinha
26/10 – Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano, em Arroio do Meio
08/11 – Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) de Capitão, em Capitão
17/11 – Escola Estadual de Educação Básica São Francisco, em Progresso
22, 23 e 24/11 - Instituto Estadual de Educação Estrela da Manha (IEEEM), em Estrela.

Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5519.

Texto: Tiago Silva

Tuane Eggers