Pibidoteca oportuniza aprendizado de forma lúdica

Postado em 31/08/2016 11h32min

Por Tiago Silva

Um espaço para o aprendizado e a interação, de forma lúdica, para as crianças. Essa é a proposta da Pibidoteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moisés Cândido Veloso, do bairro Hidráulica, em Lajeado. A sala especial que abriga a Pibidoteca foi inaugurada na tarde da última terça-feira, 30, e beneficiará cerca de 80 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola.

O espaço, repleto de brinquedos, foi pensado por um grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Univates (Pibid/Univates), projeto desenvolvido pela Instituição desde 2014 que objetiva qualificar a formação de professores. Na Escola Moisés Cândido Veloso, os estudantes de Pedagogia que integram o projeto organizaram a Pibidoteca a partir da observação e de monitorias com as crianças.

O grupo percebeu, em uma das salas da escola, a oportunidade de fazer algo inovador. “Nós acreditamos que enquanto os alunos brincam, também estão aprendendo. É uma forma de nós aprendermos com eles também”, afirma a bolsista Larissa Feldens.

Com a Pibidoteca, os momentos de interação entre os alunos serão ampliados, acredita a vice-diretora do colégio, Bernardete Reis. “No momento em que as crianças interagem, que têm a vivência com o colega, elas se desenvolvem mais”, explica ela. “Pensar na brincadeira é pensar em aprendizagem”, complementa Anice Maria Nunes, supervisora do Pibid Pedagogia.

Conheça o projeto
O Pibid/Univates é um programa institucional que visa a qualificar a formação de professores na educação básica. Ele é desenvolvido por meio de parceria entre docentes da Univates, de escolas parceiras e alunos de cursos de licenciatura.

Esses três grupos se reúnem, semanalmente, para planejar as atividades. Atualmente são 11 escolas parceiras. Os estabelecimentos de ensino são selecionados por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

São sete subprojetos desenvolvidos dentro do Pibid/Univates, que abordam áreas específicas do conhecimento. Esses subprojetos são realizados diretamente no ambiente escolar. Para a coordenadora geral do Pibid/Univates, professora Cristiane Hauschild, esse trabalho possibilita que os alunos tenham visão diferenciada sobre o ensino. “Eles vivenciam desde observações e monitoria até práticas docentes. O objetivo é pensar metodologias inovadoras e interdisciplinares”, ressalta.

Texto: Tiago Silva