Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Iniciativas promovem a inclusão na Univates

Postado em 27/10/2016 09h19min

Por Nicole Morás

Acessibilidade é uma condição do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ela deve estar presente, segundo a legislação brasileira, no meio físico, no transporte, na informação e na comunicação, assim como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público.

A Política de Inclusão e Acessibilidade da Univates abrange todos os níveis de ensino da Instituição e norteia os processos de ensino, de aprendizagem e de colaboração quanto às especificidades das pessoas com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem, orientando a base do trabalho desenvolvido. A iniciativa também é realizada em relação à inclusão de docentes e funcionários técnico-administrativos.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univates contempla o planejamento referente à promoção de acessibilidade e o atendimento prioritário. O objetivo estratégico específico para a questão da inclusão prevê a manutenção de políticas que incentivem a inclusão social. De acordo com o reitor, Ney Lazzari, a Univates tem se empenhado muito para oferecer as condições físicas e materiais necessárias para as pessoas com deficiências ou com dificuldades de aprendizagem. “Inclusive, em função dessas melhorias implantadas nos últimos anos, têm ingressado nos diferentes cursos da Instituição mais e mais alunos que necessitam desse apoio. É, ao mesmo tempo, um desafio para o próprio aluno que busca essa superação e um desafio para a Univates conseguir atender às diferentes demandas na área. Como consequência desse trabalho é muito gratificante ver as conquistas e o crescimento desses alunos e a existência de casos que são exemplares para os demais”, afirma ele.

Para efetivar ações que promovam a inclusão, a Instituição conta com diferentes setores, grupos de trabalhos e núcleos. Conheça a seguir as iniciativas da Univates para promover a inclusão na Instituição:

Núcleo de Acessibilidade
O Núcleo de Acessibilidade da Univates, com representatividade das diferentes áreas da Instituição, centraliza e orienta as ações de inclusão voltadas ao acesso, à permanência e à participação das pessoas com deficiência nas atividades desenvolvidas pela Univates. Também opina e sugere ações que eliminem barreiras e promovam a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, digital e nas comunicações por meio de planos de ação quinquenais. Entre as suas atividades estão apoiar os setores institucionais que realizam ações voltadas às pessoas com deficiência e à acessibilidade; apresentar proposta de suporte e orientação aos docentes para identificar, monitorar e acompanhar estudantes com deficiência; qualificar e avaliar periodicamente as ações relacionadas à acessibilidade e às pessoas com deficiência. O Núcleo de Acessibilidade foi criado em 3 de novembro de 2015, pela resolução 119/Reitoria/Univates.

Ensino
Na área de Ensino, as atividades são realizadas por meio do Serviço de Apoio Psicopedagógico do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), que realiza acompanhamento psicopedagógico periódico do aluno e dá suporte ao professor desses alunos; do Laboratório Univates de Aprendizagem (Uniapren): setor de apoio pedagógico que disponibiliza um conjunto de recursos, entre eles o desenvolvimento e adaptação de materiais a professores e estudantes, tendo em vista a qualificação do ensino. Também foi incluída a disciplina de Libras em todos os Projetos Pedagógicos de Curso, como atividade obrigatória para cursos de licenciatura e como atividade opcional para cursos de bacharelado e tecnológicos. Ainda, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) está organizando-se para realizar o ajuste do Ambiente Virtual para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência.

Atividade profissional
Nas questões relativas ao trabalho, o processo de inclusão inicia no processo de seleção. De acordo com a psicóloga Cristine Heineck, a Univates busca não apenas cumprir a cota estipulada pela legislação, mas também inserir pessoas com deficiência em suas áreas de estudo ou setores com os quais a pessoa demonstre mais afinidade. “Desde a entrevista inicial, buscamos conhecer o perfil do candidato e as suas potencialidades, de maneira que o trabalho possa ter um significado real”, afirma ela.

O setor de Recursos Humanos promove ações com o intuito de trabalhar aspectos relacionados à inclusão e diversidade. É realizado, por exemplo, o Programa de Apoio Social que busca oferecer apoio de forma geral aos funcionários e especialmente aos PCDs, realizando acompanhamentos individuais, auxiliando gestores e equipe, bem como fazendo reuniões com familiares, quando houver necessidade.

Em parceria com a comissão Gente Diferente, que desde 2012 é nomeada pela Reitoria anualmente e que conta com a participação de funcionários de diferentes áreas e busca promover discussões, trocar experiências e realizar ações que incentivem a inclusão, são realizados seminários, palestras e oficinas sobre o tema da inclusão. Há ainda, pelo setor de RH, análise de postos de trabalho em parceria com o curso de Fisioterapia, participação nos programas de integração de funcionários novos, bolsistas, estagiários, terceiros e da Escola de Atendimento tratando da inclusão e das formas de atendimento que devem ser dispensadas aos PCDs.

Acessibilidade digital
Com relação à acessibilidade digital algumas ações que podem ser citadas: barra de acessibilidade no site, ajustes no sistema Gnuteca (Biblioteca), computadores acadêmicos com softwares adaptados, sistema tradutor de libras (Hand talk). Estão em processo de aquisição diversos equipamentos para auxiliar na acessibilidade: ampliadores, lupas eletrônicas, scanner com sintetizador de voz, mouse adaptado, teclados ampliados com alto contraste e colmeia acrílica.

Saiba Mais
A Univates ainda realiza outras ações visando à inclusão, como adequação da estrutura da Instituição, a concessão de meia-entrada para cadeirantes em eventos realizados pela Univates, apoio especial para participantes dos Processos Seletivos realizados pela Instituição, entre outros. Confira todas as ações aqui.
 

Texto: Nicole Morás

Comissão Gente Diferente

Nicole Morás

Adaptação da estrutura também é contemplada

Tuane Eggers

Na área de Ensino, as atividades são realizadas por meio do Serviço de Apoio Psicopedagógico do Núcleo de Apoio Pedagógico

Artur Dullius

Núcleo de Acessibilidade

Nicole Morás

Site da Instituição apresenta recursos de acessibilidade digital

Artur Dullius

Notícias Relacionadas