Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGEnsino realiza primeira aula do doutorado

Postado em 09/12/2016 19h14min

Por Artur Dullius

Em agosto deste ano, a Univates iniciava mais uma etapa frente a qualificação docente ao ter aprovado, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), o terceiro da Instituição nesse nível. Nesta sexta-feira, dia 09, quatro meses depois, a história ganhou mais um capítulo. Em cerimônia realizada na sala 300 do Prédio 1, foram iniciadas oficialmente as atividades do programa, com o início da primeira turma de alunos. A ocasião contou com a presença da coordenadora do PPGEsino, professora Ieda Giongo, e da pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius.
 
Segundo Ieda, a aprovação do Doutorado em Ensino foi uma consequência da crescente produtividade do grupo de professores/pesquisadores e da produção científica deles em conjunto com seus orientandos. “O Programa de Pós-Graduação em Ensino (Mestrado e Doutorado) ultrapassa as fronteiras da região, tendo em vista o crescente número de estudantes provenientes de todas as regiões brasileiras. Nesse cenário, esse objetivo está em consonância com a missão da Univates de gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico”, relata a coordenadora.
 
Com quadro docente composto por 11 professores permanentes e quatro colaboradores, o programa busca proporcionar a qualificação da formação docente para a atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino. As linhas de pesquisas são divididas em Recursos, tecnologias e ferramentas no ensino; Formação de professores, estudo do currículo e avaliação; e Ciência, sociedade e ensino.
 
Para a primeira turma foram selecionados 12 alunos, sendo sete no regime regular e os demais no regime intensivo/modular. As aulas do curso são presenciais, sendo os encontros do regime regular nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã. Já o formato modular oferece aulas intensivas nos meses de janeiro e julho, com atividades nos turnos da manhã e da tarde.
 
Conforme Maria Madalena, a proposta do curso vem ao encontro das necessidades da educação em acompanhar as constantes modificações presentes na sociedade, na ciência e na tecnologia. “Precisamos experimentar novos métodos, explorar novas ferramentas, discutir novas teorias. O ensino precisa ser repensado e o doutorado é um ambiente propício para isso, pois objetiva pesquisar inovações no campo educacional e, por meio de diferentes intervenções e problematizações, tem condições de contribuir com a qualificação e a inovação da área educacional da região e do país", ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.
 
Mais informações sobre o PPGEnsino podem ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação, sala 115 do Prédio 1, pelo telefone (51) 3714-7037 ou pelo site www.univates.br/ppgensino.
 
Texto: Artur Dullius
Doutorado foi aprovado em agosto deste ano

Artur Dullius

Doutorado foi aprovado em agosto deste ano

Artur Dullius

Doutorado foi aprovado em agosto deste ano

Artur Dullius

Notícias Relacionadas