Notícias

20 de abril de 2017 | imprensa@univates.br

Parceria entre museus permite compartilhar conhecimento

Faz parte da missão do Museu de Ciências (MCN) da Univates  pesquisar, proteger e difundir o conhecimento produzido sobre o patrimônio natural, histórico e cultural. No MCN boa parte da difusão do que é estudado se dá por meio de exposições que, além de informarem o público que visita o espaço, ganham novos ambientes. Um exemplo é a mostra “Ciência das abelhas: a vida da colmeia", que foi lançada pelo MCN em agosto de 2016 e agora pode ser conferida no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Em contrapartida, o MCN recebe, no segundo semestre, a exposição "Água e biodiversidade" elaborada pelo Muzar.

De acordo com a coordenadora do MCN, Miriam Helena Kronhardt, o intercâmbio de exposições entre museus é uma prática muito importante, pois significa compartilhar conhecimentos e materiais desenvolvidos com mais pessoas. “Essa troca enriquece o nosso trabalho”, afirma ela, acrescentando que o MCN da Univates já fez intercâmbio de exposições com diversas instituições, como a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Passo Fundo.

Miriam lembra que mostras do MCN já puderam ser conferidas no  Mucin, que é o Museu do Ceclimar, e agora no Muzar. “Da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, por meio do Museu de Ciências Naturais, já  recebemos quatro exposições. A FZB é uma grande parceira, é uma instituição muito importante para as pesquisas da biodiversidade do RS e também na divulgação dessas informações”, avalia a coordenadora.

Saiba mais
O Museu de Ciências Naturais da Univates (MCN) localiza-se no subsolo do Prédio 8. Com área aproximada de 1.000 m², além de abrigar laboratórios de pesquisa nas áreas de acarologia, arqueologia, botânica, ecologia e evolução, genética e biologia molecular, paleobotânica e evolução de biomas e zoologia de vertebrados, possui sala de exposições aberta ao público. Grupos maiores podem realizar visitas guiadas, mediante agendamento com antecedência. O MCN funciona das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 21h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

Texto: Nicole Morás

Clique para ampliar

Notícias Relacionadas