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Estudantes da Univates desenvolvem atlas de didática compilando reflexões de diferentes autores

Postado as 23/12/2022 14:49:04

Por Lucas George Wendt

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Os estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates no componente curricular Didática e procedimentos de criação, do Eixo Docência Inventiva do Aula+, ministrado pela professora doutora Angélica Munhoz, produziram um atlas de didática como atividade da disciplina ao longo do segundo semestre de 2022.  

O conceito de atlas, para o historiador francês George Didi-Huberman, se distingue de todas as formas de compêndios ou sumários doutrinários, aproximando-se de um panorama visual sobre determinado tema que tem como principal característica ser multifacetado, ou seja, apresentar diferentes leituras e reflexões sobre um mesmo tema. 

Divulgação/Univates



A proposta da docente consistiu na criação de um atlas de didática - em forma de livro -, a partir de autores e didatas estudados ao longo do componente curricular. Cada um desses autores e suas diferentes visões sobre a didática foram apresentados e estudados, primeiramente, na seção do componente curricular em formato de seminário. Na segunda etapa, seção de atelier, foi criado um capítulo do atlas para cada um dos didatas. 

Nessas seções deveriam constar: a) um subtítulo para cada uma das didáticas; b) uma breve biografia do autor-didata e de sua produção; c) a pesquisa de cada didática – uma breve síntese, pontos de destaque etc.; d) imagens – fotografias antigas, desenhos, imagens de internet que dizem respeito a tal didática; e) fragmentos de entrevistas – perguntas para estudantes e professores tomando a didática de cada autor-didata. 

Ao final, o grupo também construiu uma didática autoral. Dessa maneira, as obras contemplaram as seguintes seções: 

Divulgação/Univates

Didática pansófica de Comenius

Didática da pergunta de Paulo Freire

Didática transgressora de Bell Hooks

Didática do mestre ignorante de Jacotot

Didática do mestre inventor de Símon Rodríguez

Didática da redescoberta do ensino de Gert Biesta

Didática artista da tradução - transcriação de Sandra Corazza

Didática autoral

Experiências

A estudante do mestrado em Ensino Tainara Sargenheski esteve envolvida nas atividades como parte de sua formação na pós-graduação. “Ao longo de todo o semestre, as alunas estiveram envolvidas na criação do atlas. Enquanto estudante do mestrado, desempenhei o papel de auxiliar as alunas a direcionar seu conhecimento para a criação, guiando seus atlas para um trabalho sob uma perspectiva artística, diferente do que normalmente estão acostumadas. Um exemplo disso foi quando sugeri a um dos grupos que escrevessem cartas aos autores estudados. Paulo Freire, Comenius, entre outros, tornaram-se o destinatário dessas cartas”, explica ela. 

A professora Angélica é a orientadora de dissertação de mestrado de Tainara e, em razão disso, ela realizou o estágio de docência do mestrado em uma disciplina ministrada por ela. “Durante esse semestre, aprendi sobre como elaborar aula para a graduação a partir da perspectiva de criação. E, depois de observar as aulas da professora Angélica, ministrei três aulas de forma autônoma. Foi uma experiência incrível que me afetou do começo ao fim. Já atuo como professora na Educação Infantil, ou seja, com crianças bem pequenas. Mudar de público de crianças para adultos tornou-se um desafio e uma aprendizagem constante”. 

Yeimy Johana Rondon Castiblanco, estudante de Educação Infantil em Bogotá, na Colômbia e intercambista na Univates neste semestre, participou da construção dos atlas. “A partir disso, o desafio consistiu em criar cartas que reunissem as memórias de um processo de dezessete aulas incríveis, sete autores principais, muitos textos, mil reflexões e uma utopia”, descreve a estudante. 

“Trocamos ideias, escritas, leituras e dúvidas de diversas formas, de modo que o olhar de cada autor foi problematizado e ampliado, e assim a obra que meu grupo entregou foi ganhando sentido. Poder compartilhar o atlas com meus colegas e vice-versa foi muito especial. Vi trabalhos muito interessantes, cada um tecido de forma única, formatos e conteúdos interessantes e criativos”. 

Divulgação/Univates

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