Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Última noite do Diálogos da Contemporaneidade destaca decolonialização do pensamento científico

Postado as 20/04/2023 14:14:26

Por Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Lucas George Wendt

A última noite de palestras do XIII Simpósio Internacional Diálogos da Contemporaneidade foi realizada ontem, 19, no Teatro Univates, com o tema “(Re)existências a partir do conhecimento", que teve como conferencistas os professores Dra. Suze Piza e Dr. Alberto Acosta. 

O grupo Oxossi Brasil abriu o evento. O grupo de capoeira começou o evento no saguão do Teatro, demonstrando o esporte, a dança e as artes marciais - uma das expressões culturais do Brasil, especificamente da cultura afro-brasileira. Dentre aqueles que se apresentaram com o grupo havia pessoas de Lajeado, Porto Alegre e de outros lugares do Brasil. 

Andrés Esteban Esguerra Ochoa

O primeiro convidado da noite a palestrar foi o Dr. Alberto Acosta, economista e professor universitário do Equador, tendo atuado como Ministro de Energia e Minas e Presidente da Assembleia Constituinte do Equador. O pesquisador também foi candidato à Presidência da República do Equador. Participou da fundação do Instituto de Estudios Ecologistas del Tercer Mundo e do partido Alianza País. Conectado virtualmente, ele expressou seu desejo de estar presencialmente e suas saudades do Brasil. 

Acosta começou sua fala expressando preocupação com as problemáticas mundiais, como as guerras, as mudanças climáticas, enfatizando a destruição do planeta causada pela exploração desenfreada feita pelos seres humanos. Para ele, o crescimento permanente da economia é inviável porque para isso a humanidade precisaria de mais recursos para satisfazer a demanda do que aqueles que o Planeta Terra dispõe. Ao longo de sua fala, ele enfatizou a “Teoria do Bem Viver”, uma visão do mundo na qual os seres humanos têm como meta viver em harmonia com os seus iguais e com a natureza. 

Andrés Esteban Esguerra Ochoa

A segunda convidada a palestrar foi a Dra. Suze Piza, filósofa e professora de Filosofia na Universidade Federal do ABC (UFABC). Ela atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial. É doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre os diversos temas que abordou, Suze dialogou com a plateia sobre como a colonialidade afeta a imaginação humana, sobre como a filosofia é usada no dia a dia sem que as pessoas se deem conta e sobre como é necessário acontecer uma descolonização epistêmica, ou seja, da produção do conhecimento científico. Em suas palavras: “Precisamos mudar a forma como o saber é produzido entre nós, pensar em como produzimos conhecimento a partir do Sul Global e não repetir as mesmas fórmulas”. A pesquisadora também destacou a relevância da produção de conhecimento compartilhado. 

Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Saiba mais

O evento Diálogos na Contemporaneidade, realizado a cada dois anos, tem como objetivo repensar a realidade contemporânea em suas relações com diversas áreas do conhecimento, com destaque para as ciências humanas, sociais e sociais aplicadas. Na edição de 2023, o evento busca discutir a importância das decolonialidades e seus impactos na produção científica, cultural, tecnológica e humanística. 

Além disso, visa a criar espaços de troca, manifestações artísticas e construção coletiva do saber, dialogando com diferentes áreas do conhecimento em torno das vozes, territórios e existências que compõem a diversidade. A professora doutora Kári Lúcia Forneck é a coordenadora-geral do evento em 2023, que já abordou temas como tecnociência, transculturalismo, busca pelo comum, entre outros assuntos, que contribuem para a formação de sujeitos críticos e atentos ao seu papel na sociedade. 

Se você perdeu o Diálogos, pode ler tudo sobre ele nas notícias desta semana: 

Neste link você pode acessar o resumo da primeira noite do Diálogos, com Rita Von Hunty.

Neste link você pode acessar o resumo da segunda noite do Diálogos.

O tema da 8ª edição do Diálogos é “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”. Ao todo, o evento contou com mais de 3,5 mil inscrições em diferentes atividades. 

Logo ods