Estudantes do curso de Nutrição desenvolvem cartilha sobre alimentos vegetais para grupo de Lajeado

Postado as 11/07/2023 15:50:26

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

No encerramento da disciplina Técnica Dietética, do curso de Nutrição, evento realizado no fim de junho, estudantes e professores apresentaram o e-book "Alimentos Vegetais: técnicas e receitas selecionadas" aos membros da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), de Lajeado. A iniciativa é um projeto inovador desenvolvido como parte da curricularização da extensão universitária no curso de Nutrição e parte das atividades relacionadas ao Aula+ da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A atividade foi desenvolvida com o acompanhamento da professora Patrícia Vogel.

Fruto de uma parceria entre o curso de Nutrição e a CSA de Lajeado, o e-book foi elaborado com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre alimentos vegetais e oferecer receitas selecionadas. O livro, com uma variedade de receitas saudáveis e nutritivas selecionadas pelos estudantes da Universidade, foi disponibilizado de forma on-line, inicialmente aos membros da CSA.

Posteriormente o e-book foi distribuído para a comunidade em geral, por meio das redes sociais do curso, ampliando assim o alcance e os benefícios das informações sobre alimentação saudável. A iniciativa visa incentivar a adoção de uma dieta equilibrada e consciente, baseada em alimentos vegetais que promovem o bem-estar e a saúde.

Divulgação/Univates

Conforme a estudante Martina Elisa Krahl, de Lajeado, “conhecer o trabalho desenvolvido pela CSA e montar o e-book de receitas me encantou, pois uma alimentação saudável, repleta de vegetais, é promotora de saúde e qualidade de vida. A atividade nos motivou a conhecer mais sobre muitos vegetais que comumente consumimos e também sobre plantas que muitos nunca tinham provado. Descobrimos novas formas de preparar esses alimentos, enxergando os vegetais como pratos principais, não apenas como saladas que servem apenas de acompanhamento”.

O e-book traz informações nutricionais sobre os vegetais e opções para aqueles que têm restrições alimentares, como os celíacos e os alérgicos a ovos/leite, bem como aos que seguem uma alimentação vegetariana estrita ou baixa em carboidratos (low carb), podendo ser utilizado para consulta de opções de preparações para futuros pacientes.

No encerramento da disciplina, os participantes tiveram a oportunidade de degustar algumas das receitas que constam no livro. A experiência gastronômica proporcionou momentos de sabor e descobertas, evidenciando o potencial dos alimentos vegetais na culinária e reforçando a importância de uma alimentação baseada em ingredientes naturais.

O encontro entre os membros da CSA e os estudantes de Nutrição promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e entusiastas da saúde e nutrição de qualidade. Além disso, o evento reforçou a relevância da parceria entre a academia e a comunidade, visando ao compartilhamento de saberes e à promoção da saúde coletiva. Com o engajamento da CSA de Lajeado e a colaboração dos estudantes de nutrição, essa iniciativa contribui para o fortalecimento de hábitos alimentares mais sustentáveis e para o acesso à educação nutricional de qualidade.

Logo ods