Estudantes dos cursos de licenciatura EAD publicam artigos com resultados de experiências de pesquisa
Postado as 30/11/2023 10:05:33
Por Lucas George Wendt
A Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolve ações que relacionam o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa é uma característica que permeia o fazer cotidiano e que vai até a sala de aula, onde estudantes são estimulados pelos professores a compartilharem suas descobertas e reflexões oriundas das atividades de ensino com a ciência, fazendo pesquisa. Os cursos de licenciatura ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD) também participam de iniciativas que vão nesta direção.
Recentemente, dois estudantes dos cursos EAD publicaram artigos em periódicos científicos. Os professores Sérgio Nunes Lopes e Luiz Liberato Costa Corrêa estimularam os alunos Cristina Freitas da Rosa, que concluiu o curso de Ciências Biológicas, e Eliseu Demari, que é diplomado do curso de Letras, a transformarem suas ideias expostas nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em pesquisas divulgadas em periódicos.
Demari publicou o artigo “Marcas da pessoa em Torto Arado, de Itamar Vieira Junior”, assinado em parceria com o professor Sérgio Nunes Lopes, na revista Antares: Letras e Humanidades. “Embora não fosse obrigatório, decidi escrever um artigo como TCC por considerar um trabalho interessante para complementar minha formação. Não considerava, contudo, a possibilidade de submeter a pesquisa para publicação, mas fui incentivado por meu professor orientador e obtivemos êxito, de modo que acredito ter ido além da expectativa que eu tinha a respeito do curso”, explica o diplomado.
Eliseu, que é de Carlos Barbosa, revela que a publicação de um artigo científico é uma marca para todo pesquisador e incentiva o prosseguimento da caminhada. “Uma publicação não somente ‘engorda’ o currículo, mas também gera responsabilidade para seguir com o olhar científico ativo e, com ele, procurar sempre contribuir para a sociedade”. A pesquisa contou com o parecer da professora Makeli Aldrovandi antes de ser submetida à revista.
O diplomado destaca que “é um momento importante, de reconhecimento pelo trabalho realizado, de satisfação por contribuir para a divulgação científica e para deixar ao público um conhecimento avaliado por uma revista de qualidade pela nas áreas de Letras e Humanidades”.
Cristina publicou o artigo “Ocorrência e distribuição potencial de Pyroderus scutatus (Aves: Cotingidae) no Sul do Brasil”, assinado em conjunto com os docentes Sérgio Nunes Lopes e Luiz Liberato Costa Corrêa, na revista Destaques Acadêmicos.
A jovem é de Venâncio Aires e afirma que está feliz com a publicação do estudo, fruto do trabalho realizado para conclusão do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na Univates. “Acredito que a produção do conhecimento durante a elaboração do artigo é o mais importante. A possibilidade de submeter um artigo a uma revista é uma oportunidade incrível. Os ajustes no artigo, quando solicitados, são uma chance de aprimorar o conteúdo do estudo. E o artigo publicado é a certeza de que o caminho percorrido para a produção da pesquisa foi válido”, relata.
“O TCC para os alunos dos cursos EAD é opcional. Desde o início da graduação sempre quis fazer o TCC e com certeza ele acrescentou demais na minha formação. Agradeço imensamente ao professor da disciplina, o professor Sérgio Nunes Lopes, e ao tutor do curso, professor Luiz Liberato Costa Corrêa, que foram fundamentais na elaboração desta publicação”, finaliza Cristina.
O que é a publicação científica?
Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica ‒ em que pesquisas inéditas e originais são publicadas por pesquisadores com outros cientistas, em um processo que é similar em todas as áreas da ciência, em todo o mundo. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.