Docentes realizam formação e visitam instituições no México

Postado as 21/03/2024 13:18:26

Por Lucas George Wendt

Divulgação

Vinte professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates foram selecionados, por meio de edital interno, para participar de quatro missões docentes distintas, com destinos que incluem o Instituto Inhotim, em Minas Gerais; a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, em São Paulo; e instituições de ensino do México e da Espanha.

Em 2023 as missões foram iniciadas, com um grupo tendo estado em Minas Gerais. Em março de 2024, mais um grupo de docentes embarcou para o México. A comitiva, composta por cinco docentes, embarcou no dia 9 de março e retornou no dia 21.

Participaram da viagem ao México as docentes Liciane Diehl, Suzana Feldens Schwertner e Paula Michele Lohmann (Ciências da Vida), Jamile Maria da Silva Weizenmann (Ciências Exatas e Engenharias) e Leila Viviane Scherer Hammes (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

Divulgação

No México, uma série de visitas e de aproximações institucionais foram realizadas. Entre elas, ao Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM), em Monterrey (cidade no nordeste do país); à Universidad Anahuac e à Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), ambas na Cidade do México. As visitas foram direcionadas a gestores acadêmicos das áreas do Direito, Psicologia, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo, especialidades às quais as docentes da Univates estão vinculadas.

A intenção, conforme explica o pró-reitor de Ensino adjunto, professor Tiago Weizenmann, é que os docentes ampliem seus repertórios e adquiram novos conhecimentos que possam influenciar positivamente os cursos da Univates e, também, suas abordagens pedagógicas voltadas à graduação, produzindo um processo de capilarização para novas práticas que impactam diretamente o ensino.

Importância institucional

“De maneira geral, a missão docente com destino ao México alinha-se ao propósito da Univates de incentivar a qualificação docente e os processos de criação pedagógica nos cursos de graduação, além de consolidar parcerias com universidades de reconhecida qualificação”, o docente Tiago Weizenmann.

“Assim sendo, as agendas das cinco professoras ocorrem em importantes instituições no contexto da educação superior do México, o que inclui reuniões com lideranças universitárias para conhecer suas propostas no ensino e seus modelos educativos inovadores, além de espaços físicos diferenciados voltados aos processos de ensino e de aprendizagem. Ainda, desses encontros poderão surgir novas parcerias, que envolverão os cursos de graduação da Univates, perspectivando a internacionalização”, detalha o pró-reitor de Ensino adjunto.

Divulgação

A iniciativa das missões docentes vai ao encontro das ações estratégicas desencadeadas pelo projeto Aula+ desde 2021, pautando outras experiências pedagógicas possíveis para os currículos de graduação na Univates e para os itinerários formativos dos estudantes.

O foco das visitas está direcionado ao ensino. “A vivência em universidades como o Instituto Tecnológico de Monterrey, que está entre as instituições mais bem avaliadas da América Latina, permite que nossos professores conheçam iniciativas inovadoras para o ensino, que indicam mudanças tanto no currículo quanto nas propostas pedagógicas dos professores para engajar os estudantes”, complementa Weizenmann. “Acrescenta-se a ideia de visitar espaços que tenham criado propostas educativas arrojadas e inovadoras, conectadas com uma educação para o século XXI, dando atenção especial para os espaços voltados ao estudo (para uma relação de trabalho entre estudantes e professores), ao currículo e à pedagogia universitária”.

Conexões

Conforme a professora Paula Lohmann, “todas as instituições foram bastante receptivas, apresentaram suas propostas pedagógicas e programas de qualificação docente, cada uma com os seus diferenciais. A troca durante as visitas foi bastante produtiva, resultando em potenciais parcerias entre as universidades, que serão encaminhadas ao longo dos próximos meses, como, por exemplo, o Collaborative Online International Learning - COIL, aulas-espelho, intercâmbio semestral e anual, bem como cursos de curta duração de verão e inverno”. Em relação ao curso de Enfermagem, coordenado por Paula,  foi possível conhecer espaços da área da saúde e laboratórios de ensino específicos, como, por exemplo, o de Simulação Clínica e Realística no Tec Monterrey.

As professoras Liciane Diehl e Suzana Schwertner destacam as trocas relacionadas ao curso de Psicologia.

Divulgação

Dentre as experiências vivenciadas, as docentes ministraram uma palestra para estudantes do curso de Psicologia do Tec Monterrey, abordando a atuação da Psicologia em momentos de crise. Já os cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo, por meio de suas representantes, realizaram conversas individuais com as coordenações de curso de diferentes instituições para alinhar possibilidades de ações conjuntas, considerando as aproximações existentes nos cursos da América Latina, conforme explicam as professoras Leila Hammes e Jamile Weizenmann.

Próximas missões

As próximas missões docentes serão realizadas na Espanha em abril deste ano e na Unicamp em maio.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4