IV Arte na Universidade e 10 anos do Centro Cultural Univates: Celebrando a Criatividade e a Expressão Cultural

Postado as 16/04/2024 13:49:36

Por UNE

A Univates vai transformar o campus em um verdadeiro palco de celebração da arte e cultura. Nos dias 23 e 24 de abril, a instituição sediará a quarta edição do evento "Arte na Universidade", em conjunto com a comemoração dos 10 anos do Centro Cultural Univates. Com uma programação diversificada e aberta ao público, o evento promete imergir os participantes no universo da criatividade e da expressão artística.

Segundo a coordenadora do Arte na Universidade, professora Fabiane Olegário, a iniciativa visa proporcionar experiências estéticas por meio de uma variedade de propostas artísticas e culturais. Este ano, o evento ganha ainda mais destaque ao se aliar à celebração dos 10 anos do Centro Cultural, destacando a importância desse espaço tanto para a academia quanto para a comunidade em geral.

A programação abrange uma ampla gama de atividades, incluindo oficinas, saraus literários, batalhas de rimas e apresentações musicais, distribuídas ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite. Os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas de arte, desde a literatura até a música, passando pelas artes visuais, em diversos espaços da Universidade, como o Teatro Univates, salas de aula, Labrinque e Biblioteca Univates. Os ministrantes serão tanto artistas locais e da região quanto professores e alunos da própria Univates.

Uma das novidades desta edição é o "Espaço do Artista", situado entre os Prédios 11 e 12 do campus. Neste local, o público poderá acompanhar de perto o processo de criação de cada artista, como se fosse um ateliê a céu aberto. Durante aproximadamente duas horas, os criadores estarão trabalhando, possibilitando uma interação direta entre o artista e a comunidade presente, além de oferecer a oportunidade de adquirir obras diretamente dos artistas.

Outro destaque da programação é o "Festival de Bandas", que ocorrerá no Teatro Univates, das 19h às 22h, como parte das celebrações dos 10 anos do Centro Cultural. O festival visa aproximar artistas do público, proporcionando um momento para bandas locais se apresentarem no palco do Teatro de forma gratuita. Bandas interessadas em participar podem se inscrever através do site do evento.

O evento é aberto a toda comunidade, não sendo necessário ter vínculo com a instituição para participar das atividades. Todas as atividades são gratuitas e não exigem nenhum conhecimento prévio, você pode se inscrever através deste link.

Acesse a programação completa aqui, ou entre em contato através dos e-mails artenauniversidade@univates.br ou eventos@univates.br.