Coordenação:
Resumo: Sub projetos
Márcia J. Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Sônia E. Marchi Gonzatti
9
7 bolsistas de Iniciação Científica
3
CNPq
UNIVATES
O projeto, em colaboração com pesquisadores da UFPA, tem como objetivo geral problematizar estratégias de estudantes na resolução de atividades exploratório-investigativas elaboradas em estudos conjuntos com professores dos Anos Iniciais, a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por esses professores, considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Tendo como parceiros professores e gestores de escolas públicas de dois municípios - um gaúcho e um paraense - a metodologia prevê que sejam desenvolvidas atividades investigativas enfocando conteúdos de Geometria e Álgebra. Espera-se que a pesquisa aliada a ação formativa possa, por um lado, promover movimentos de mudança nos currículos escolares instituídos e, por outro, contribuir para o desencadeamento de novas problematizações.