DIFERENÇAS SALARIAIS E DISCRIMINAÇÃO POR GÊNERO E COR NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Katy Maia Departamento de Economia, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Davi Winder Catelan Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Matheus Demambre Bacchi Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)
  • Maylisson Rodrigo Fonseca Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1351

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Região Sul, Diferenças salariais, Discriminação de gênero, Discriminação de cor

Resumo

O mercado de trabalho brasileiro é caracterizado por profundas desigualdades. As desigualdades salariais, por vezes são acompanhadas de discriminação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a diferenciação de salários por gênero e cor no mercado de trabalho da região Sul do Brasil, nos anos de 2002 e 2013. Tendo por base as teorias do capital humano, da segmentação e da discriminação, utilizou-se a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) a fim de estimar as equações mincerianas de determinação de salários, bem como a decomposição de Oaxaca-Blinder para medir a discriminação. Verificou-se que o hiato salarial entre homens e mulheres foi ocasionado, principalmente, pelo impacto discriminatório. As diferenças salariais entre brancos e não brancos, ocorreram sobretudo em função da diferença nos fatores produtivos. No entanto, houve convergência nos aspectos produtivos entre os dois grupos além de redução do impacto discriminatório de cor de pele. A conjuntura que se apresenta requer um aprofundamento de políticas que busquem não apenas a equidade dos atributos produtivos entre a população, mas também, que garantam a equalização dos direitos sociais e o combate a discriminação.

Biografia do Autor

Katy Maia, Departamento de Economia, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Economia, Universidade de Brasília (UnB); Departamento de Economia, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Davi Winder Catelan, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduado em Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrando em Teoria Econômica, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Matheus Demambre Bacchi, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)

Graduado em Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrando em Economia Aplicada, Universidade de São Paulo (Esalq/USP)

Maylisson Rodrigo Fonseca, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduado em Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrando em Teoria Econômica, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

MAIA, Katy; CATELAN, Davi Winder; BACCHI, Matheus Demambre; FONSECA, Maylisson Rodrigo. DIFERENÇAS SALARIAIS E DISCRIMINAÇÃO POR GÊNERO E COR NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1351. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1351. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos