ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Elaine Carvalho de Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Isabela Amâncio Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luzélia Calegari Santos Moizinho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1641

Resumo

Ao longo dos últimos anos, a expansão da energia eólica no território brasileiro emerge como uma alternativa para diversificar a matriz energética do país e gerar uma fonte de energia mais limpa. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar o contexto atual da produção de energia eólica no Brasil, ressaltando elementos da sustentabilidade presentes nessa fonte energética. Em termos metodológicos, foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática de estudo, especialmente no que diz respeito a importância da expansão da energia eólica no Brasil e seus rebatimentos nos desafios para a sustentabilidade. Além disso, foi feita uma pesquisa documental e levantamento de dados das principais instituições relacionadas ao setor. Os resultados mostraram que a energia eólica está em pleno desenvolvimento no território brasileiro, em decorrência da implantação das políticas públicas e incentivos, o que poder ser constatado pelas melhorias constantes na cadeia produtiva desse setor.

Biografia do Autor

Elaine Carvalho de Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e graduada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Isabela Amâncio Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em economia pela Universidade Federal de Uberlândia

Luzélia Calegari Santos Moizinho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Doutoranda em economia pela Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

LIMA, Elaine Carvalho de; SANTOS, Isabela Amâncio; MOIZINHO, Luzélia Calegari Santos. ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1641. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1641. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos