PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO

Claudete Rempel, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, André Gerstberger, Franciele Dietrich

Resumo


Metodologia de ensino é o estudo de diferentes trajetórias planejadas e vivenciadas pelos educadores para orientar o processo de ensino e de aprendizagem para que as competências e habilidades desejadas para os alunos sejam alcançadas. Muitos instrumentos metodológicos são utilizados para que o perfil desejado de biólogo seja alcançado. O objetivo deste estudo foi identificar quais recursos metodológicos utilizados na disciplina de Biologia Geral e Legislação Profissional foram mais relevantes para a aprendizagem de alunos dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado). Para tanto, foram realizadas, durante um semestre, atividades utilizando métodos diferentes, e, ao final, foi aplicado um questionário no qual os alunos deveriam numerar as opções de 1 a 9, considerando 1 a metodologia que mais considerou importante e 9 a de menor importância, justificando as escolhas. Os resultados demonstram que as práticas em campo e os trabalhos em grupo foram significativamente mais importantes quando comparados com apresentações artísticas e trabalhos com jogos pedagógicos. Concluiu-se que, para o desenvolvimento das habilidades trabalhadas em Biologia Geral e Legislação Profissional, os alunos consideraram as práticas em campo e de grupos mais relevantes para a sua aprendizagem.

Palavras-chave


Metodologia de Ensino; Ensino de Biologia; Metodologias Ativas

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