A CRIATIVIDADE NO ÂMBITO DA ECOFORMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Berenice Feitosa da Costa Aires Universidade Federal do Tocantins
  • João Henrique Suanno

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1624

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Criatividade, Complexidade, Transdisciplinaridade, Ecoformação

Resumo

Muitas práticas e metodologias educacionais acabam se concentrando e se limitando ao desenvolvimento de conteúdos sem relacioná-los à diversidade de conhecimentos e vivências que é o educando em sua individualidade e sociabilidade. Esse trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões que revelem as possibilidades para unir escola e o ambiente no qual ela está inserida, em que o aluno seja globalmente visto e possa desenvolver aquilo que lhe faz capaz de transformar seu ambiente e as suas relações: a criatividade. Para Tanto utilizamos de um levantamento bibliográfico a partir dos conceitos como o de complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação, de Edgar Morin (2005, 2007, 2010), Torre (2005, 2008 2010), Suanno (2013, 2014) que são fundamentais para desconstruir paradigmas que assolam a educação, mostrando que, a partir desta, inovações que priorizem a sustentabilidade, o meio ambiente e promovam mudanças sociais são imprescindíveis para a atualidade e ressignificação das práticas educacionais.

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Publicado

23-07-2018

Como Citar

AIRES, Berenice Feitosa da Costa; SUANNO, João Henrique. A CRIATIVIDADE NO ÂMBITO DA ECOFORMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1624. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1624. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos