OS RECURSOS DIDÁTICOS MULTIMODAIS E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA PÓS-MODERNIDADE

Augusto Russini, Elsbeth Leia Spode Becker

Resumo


Neste artigo, apresentamos a condição pós-moderna do estudante contemporâneo, influenciado pelas tecnologias e com acesso à pluralidade de recursos de textos e imagens, e a escola, ainda formatada em modelos tradicionais de ensino. O recorte de investigação, neste artigo, está ancorado nos componentes curriculares de Geografia e História, no Ensino Fundamental. Frente ao descompasso entre escola e estudante trazemos indicações de possibilidades de utilização de recursos didáticos multimodais como uma opção de ensino-aprendizagem mais atrativa e significativa no cenário pós-moderno. No que concerne aos procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a pós-modernidade e os sujeitos pós-modernos, as práticas docentes de Geografia e História e as multimodalidades e os recursos didáticos. As análises das referências apontam para a importância da utilização das tecnologias e dos recursos didáticos multimodais no ensino destas disciplinas como fundamentais no itinerário formativo dos estudantes na atualidade.

Palavras-chave


estudantes; ensino-aprendizagem; texto; imagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2175

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Augusto Russini, Elsbeth Leia Becker

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: