PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO

Aléxia Islabão dos Santos, Kleber Eckert

Resumo


Através do presente trabalho, realiza-se uma análise da coleção de livros didáticos para Ensino Médio intitulada Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2005) com o objetivo de demonstrar como são abordados os conteúdos da “semântica”. A metodologia deste trabalho consistiu na leitura dos subcapítulos de cada livro pertencente a essa coleção e na descrição da forma como os conteúdos citados são abordados por ela. Como auxílio, também foi elaborado um roteiro que serviu como base para a análise de cada subcapítulo. Além disso, foi realizada uma fundamentação teórica utilizando como embasamento autores da área, como Cançado (2018), Pietroforte e Lopes (2014), Geraldi e Ilari (2006), entre outros. Como resultados, pode-se destacar a análise detalhada da forma como esses livros didáticos abordam de maneira teórica e prática conceitos como sinonímia, antonímia, campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia, ambiguidade e pronomes demonstrativos abordados na perspectiva dêitica. Além de uma análise geral da forma como a coleção introduz, desenvolve e organiza seus conteúdos.

Palavras-chave


Coleção de livros didáticos; Conteúdos; Semântica; Análise

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2479

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