UMA PROPOSTA DE LEITURA DA VIDEOANIMAÇÃO “MORTE E VIDA SEVERINA”: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3069

Palavras-chave:

Semiótica Social, Videoanimação, Textos Multimodais, Gêneros textuais, Espaços digitais

Resumo

Com a significativa evolução tecnológica vivenciada pela sociedade nos últimos anos, houve uma transmutação de gêneros textuais e, em decorrência, têm surgido novos modos de interação. Assim, com as possibilidades de acesso aos gêneros que circulam em espaços digitais, é fundamental que as escolas insiram em seus currículos propostas de estudos com relação aos textos multimodais, a fim de desenvolver nos alunos a capacidade de ler tais textos e compreendê-los. Nesse viés, o presente artigo busca analisar recursos semióticos constitutivos da videoanimação “Morte e Vida Severina”, embasada no poema do mesmo nome, com vistas a demonstrar as potencialidades que a combinação de semioses pode trazer para o processo de produção de sentidos. A pesquisa parte de uma metodologia bibliográfica que busca compilar estudos acerca da teoria da Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; HODGE; KRESS, 1988; HOLANDA, 2013; GUALBERTO; SANTOS, 2019) e sobre o gênero videoanimação (ALVES; BATTAIOLA; CEZAROTTO, 2016; ALMEIDA; ALMEIDA, 1998; STEIN, 2000; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2019). A análise compreendeu uma seleção de excertos do poema e de cenas da videoanimação correspondentes a cada excerto, para que se pudesse comparar os modos de representação na produção escrita e na configuração audiovisual. Como resultado, verificou-se que a videoanimação analisada apresenta potencialidades para o aperfeiçoamento de habilidades de leitura por parte dos estudantes, uma vez que os recursos semióticos usados na animação contemplam dimensões linguísticas e discursivas que mobilizam conhecimentos culturais, incitam a curiosidade e a percepção, estimulam o envolvimento emocional e a criticidade.

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

RAGI, Taísa Rita; FERREIRA, Helena Maria. UMA PROPOSTA DE LEITURA DA VIDEOANIMAÇÃO “MORTE E VIDA SEVERINA”: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3069. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3069. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos