LEITURA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3082

Palavras-chave:

Leitura e Literatura, Educação de Jovens e Adultos, Práxis Pedagógica

Resumo

O objetivo do texto é discutir a literatura na educação de jovens e adultos trabalhadores, a partir dos estudos do campo marxista, especialmente nas obras de Lucáks e Gramsci, em seus esforços por atualizar a problemática da formação humana, tendo como chave analítica a relação entre o marxismo, a linguagem e a literatura. Concluímos apontando algumas possibilidades da práxis pedagógica da literatura, no contexto da pandemia, em estudo realizado com alunos do curso de pedagogia de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Marcia Soares de Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da UERJ-Faculdade de Formação de Professores. Atua na Graduação e na Pós-Graduação do Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

ALVARENGA, Marcia Soares de. LEITURA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3082. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3082. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos