ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS PRIMEIRAS ESCRITAS DA CRIANÇA E A POSSIBILIDADE DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO EM SALA DE AULA

Cláudia Inês Horn, Jacqueline Silva da Silva, Luciane Abreu

Resumo


Este artigo busca explicitar alguns conceitos teóricos acerca da alfabetização e do letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental, apresentando articulações com o trabalho realizado na Educação Infantil. Apresenta ainda o papel ativo do professor na relação com as crianças, nas propostas oferecidas, bem como na organização dos espaços para alfabetização e letramento. Dessa forma, proporciona uma reflexão sobre as práticas escolares e a importância da ludicidade como possibilidade de trabalhar as linguagens expressivas das crianças, abrindo um campo para que dialoguem consigo mesmas, com os outros e com o mundo que as rodeia, produzindo interações, relações e novos saberes.

Palavras-chave


Ensino Fundamental. Crianças. Alfabetização. Letramento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cláudia Inês Horn, Jacqueline Silva da Silva, Luciane Abreu

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: