USO DA ABORDAGEM PEER INSTRUCTION COMO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rodrigo Campagnolo, Adriana Aparecida Dambros da Silva, Jaime José Rauber, Renato Tratch

Resumo


O presente estudo teve como objetivo aplicar a metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction (PI) ou Instrução pelos Colegas, na forma de um estudo piloto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Câmpus Toledo. O PI foi aplicado ao sétimo período do curso de Ciências Biológicas, na disciplina de Oceanografia, durante o segundo bimestre do ano letivo de 2014. A turma compunha-se de nove estudantes e o conteúdo compreendeu o estudo dos Habitats Costeiros, sendo ministrado por um período de quatro semanas, em encontros de duas horas-aula semanais. Optou-se por não trabalhar com atividades prévias e por alterar o percentual de acertos considerados para a implementação da discussão pelos colegas. Ao final do período de aplicação da metodologia, um total de nove questões conceituais foram utilizadas e suas respostas avaliadas antes e após a discussão. Os resultados sugerem que a utilização do PI pode trazer benefícios imediatos para o processo de aprendizagem, como o aumento no acerto das questões conceituais e compreensão do conteúdo, no Feedback instantâneo pelo professor em relação ao processo de ensino-aprendizagem, na melhoria da motivação, participação em aula e cooperação por parte dos estudantes, na atualização dos conteúdos e melhoria da qualidade das aulas pelo professor. O PI não deve ser usado como única alternativa, devendo ser combinado com outras metodologias, as quais devem ser escolhidas de acordo com a competência a ser desenvolvida pelo estudante.

Palavras-chave


Peer Instruction; Metodologias Ativas; Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Rodrigo Campagnolo, Adriana Aparecida Dambros da Silva, Jaime José Rauber, Renato Tratch

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: