"Um meio de transporte sustentável e fácil de usar"

O Bicivates é o sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates.

Com 120 bicicletas distribuídas em quatro estações, oferece uma alternativa sustentável e saudável para os deslocamentos dentro e fora do campus da Univates. A sua utilização é gratuita para alunos, professores e funcionários da Univates.

Como um sistema de transporte complementar, o Bicivates contribui com a redução do congestionamento de veículos no campus, substituindo o carro em boa parte dos deslocamentos de média e curta distâncias.

O sistema conta ainda com um projeto futuro de ciclovias, aumentando a segurança e garantindo passeios mais tranquilos para quem está pedalando, oferecendo também a contemplação da natureza presente no campus.







ORIENTAÇÕES DE TRÂNSITO
Atenção motorista

1. A preferência é da bicicleta sobre o carro

Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. § 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

2. Mantenha 1,5 m de distância entre seu carro e a bicicleta, ao ultrapassar um ciclista

Art. 201 do CTB. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração média; Penalidade multa.

Art. 220 do CTB. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito: XIII – ao ultrapassar ciclista: Infração grave; Penalidade multa.

3. Ceda passagem ao ciclista antes de entrar a direita ou a esquerda

Art. 38 do CTB. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá: Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

4. Cuidado com ciclistas ao abrir a porta do carro

Art. 49 do CTB. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.



Atenção ciclista

1. A preferência é do pedestre sobre a bicicleta

2. Pedale sempre no lado direito da via e guarde uma distância segura do meio fio

3. Pare nos cruzamentos e certifique-se que não há perigo antes de atravessar as ruas

4. Ao estacionar a bicicleta, trave o cadeado