Balanço
Social

2014

Mensagem do Reitor

Mais uma edição do nosso Balanço Social chega a você. Ele retrata as principais realizações da Univates em 2014. Apresentamos, a seguir, alguns motivos pelos quais nos orgulhamos em contribuir nas áreas social, ambiental, acadêmica e econômica para o desenvolvimento do Vale do Taquari, do Rio Grande do Sul e do país. Nossas ações representam o comprometimento que temos não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com toda a região do Vale do Taquari.

Em relação ao ano de 2014, temos muito o que comemorar, pois foram várias as conquistas, como a inauguração do Centro Cultural Univates, que compreende o Teatro e a Biblioteca, do Bicivates, do Prédio do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e do Estádio Olímpico.

Comemoramos ainda o credenciamento da Univates para oferta de cursos superiores na modalidade a distância – Portaria MEC nº 624, de 22/07/14, – e a qualificação do Centro Universitário UNIVATES como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices), de acordo com a Portaria MEC nº 667, de 05/11/14.

O ano também marcou o início das atividades dos cursos de Medicina e Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Em agosto de 2014 foi lançado o programa Univates & Você, que visa a ampliar a relação da Univates com toda a comunidade regional, possibilitando o acesso a diversos recursos e à infraestrutura oferecida no câmpus.

Não podemos deixar de citar o número recorde de inscritos no Vestibular 2015/A, realizado ainda no ano de 2014.

A Univates manteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5, reforçando o seu lugar de destaque entre as instituições mais qualificadas do Estado e do país. Esse índice também posicionou a Univates como o melhor Centro Universitário da região Sul do Brasil e um dos melhores do país. Os cursos da área da saúde, avaliados em 2013, cujos resultados foram divulgados em 2014, mantiveram seus conceitos positivos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Destacamos o curso de Educação Física, bacharelado, que alcançou a posição de melhor do Rio Grande do Sul, segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) – indicador de qualidade divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação (Inep/MEC).

Estamos trilhando um caminho consistente e vitorioso. Esperamos que 2015 nos brinde com novas oportunidades, traduzidas em desafios para que possamos comemorar novas conquistas.

Ney José Lazzari
Reitor

Ney José Lazzari - Reitor