Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Orientador "Olegário, Fabiane"
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- ItemAcesso AbertoA literatura infantil para bebês em uma escola de Educação infantil, no município de Nova Bréscia/RS(2021-11) Zanatta, Liandra Fontana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311A presente monografia é resultado de um estudo sobre a utilização da literatura no cotidiano de bebês durante a Educação Infantil. O estudo tem como objetivo investigar como a escola de Educação Infantil, localizada no município de Nova Bréscia possibilita o acesso à literatura infantil, especialmente em uma turma de bebês. O método utilizado na investigação é a cartografia, conceito abordado por Passos, Kastrup e Tedesco (2014), sobre o qual se desdobra os seguintes procedimentos metodológicos: observação de turma de berçário e elaboração de duas oficinas com a temática Construção de personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Ainda, as percepções, afetações e as experiências proporcionadas pela pesquisa foram registradas no diário de campo. Como aporte teórico, este estudo se baseia em Barbosa e Magalhães (2008) para pensar o breve percurso histórico sobre a literatura infantil voltada para crianças. Com Zilberman (2012) é possível pensar sobre o surgimento dos primeiros textos literários escritos para crianças. A partir dos aportes teóricos, observações, oficinas e registros cartográficos, percebeu-se que os bebês têm grande interesse em relação aos livros, gostam de explorá-los de diferentes formas e as oficinas mostraram-se potentes para aguçar as sensibilidades e as diferentes expressões dos bebês que frequentam a escola.
- ItemAcesso AbertoArte contemporânea e a infância: possibilidades pedagógicas na pré-escola(2021-12) Richardt, Luana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311A presente monografia é fruto de um estudo que aborda algumas possibilidades pedagógicas a partir de experimentações na interface entre a arte contemporânea e a infância. Como metodologia, a pesquisa utiliza a cartografia e intervenções em uma escola de Educação Infantil a fim de pensar proposições que envolvem a arte contemporânea nesse espaço. O problema da pesquisa consiste em compreender de que modo a arte contemporânea poderia ser explorada com crianças da pré-escola, em uma escola municipal de Educação Infantil situada no Vale do Taquari/RS. Este estudo não buscou resultados quantificados, mas apresentou algumas reflexões a partir de possibilidades pedagógicas a respeito da arte contemporânea na infância. Como aporte teórico, esta monografia se baseia em Cunha, (2020), Mossi (2020) e em Loponte (2014), para pensar a arte contemporânea; e em Kohan (2004) e Larrosa (2017), para pensar a infância. Já para pensar nas possibilidades pedagógicas na Educação Infantil, a pesquisa se baseia em Ostetto (2020), Delavald (2012) e Cunha (2012). O método utilizado na investigação é a cartografia, conceito abordado por Romagnoli (2009), Pozzana, Kastrup, Passos e Barros (2015), sobre o qual se desdobram observações e intervenções a partir de práticas pedagógicas em uma turma de pré-escola. A partir dos aportes teóricos, das intervenções realizadas na turma de pré-escola e dos registros cartográficos, percebeu-se que há muitos modos de propor situações envolvendo a arte contemporânea na infância. As propostas desenvolvidas com as crianças mostraram-se potentes para incentivar o exercício da imaginação, das sensibilidades, do estranhamento e da criatividade.
- ItemAcesso AbertoAula como fantasia(2018-08-29) Pedarsini, Miriane Cupini; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311O presente trabalho tem como problemática pensar como uma aula pode ser constituída em meio à fantasia. Nesse sentido, a pesquisa mostra possibilidades de pensar uma aula como fantasia. A fantasia, por sua vez, constitui-se como um procedimento de escrita do método inventivo. Trata-se de pensar em uma aula que não tem início, nem término predeterminado; nunca saberemos exatamente quando uma aula começa, pois talvez estejamos sempre no meio dela. Uma aula que segue por trajetos que não estão dados de antemão, possibilitando desvios das verdades legitimadas sobre a aula. No que tange ao referencial teórico, a pesquisa utilizou-se do pensamento de Roland Barthes (2005, 2013a e 2013b) sobre fantasia e de Corazza (2012) e Munhoz & Costa (2013) para pensar sobre a constituição de uma aula. Durante a escrita da pesquisa, fez-se uso de um caderno de anotações fabuladas para compor as fantasias de escritas da pesquisadora, as quais também aparecem no decorrer do trabalho. O propósito destas fantasias foi elucidar que uma aula acontece em todo lugar, que ela é inacabada. Portanto, ela é tecida por fantasias.
- ItemAcesso AbertoAutismo e educação: possibilidades e estratégias de inclusão(2019-01-25) Fink, Isabel Cristina; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Este trabalho tem como tema o Transtorno do Espectro Autista (Autismo) e a inclusão escolar. Tem como objetivo conhecer e compreender como se constitui o transtorno do espectro autista, suas principais características e causas potenciais. Além disso, esta pesquisa tem o intuito de contribuir com os estudos sobre a inclusão de criança com autismo no ambiente escolar. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a metodologia qualitativa por meio de pesquisa exploratória, com revisão de literatura específica. No que tange à inclusão, a pesquisa está embasada nos seguintes autores: Rocha (1997), Bosa (2002), Consenza (2011), Lopes (2014), Veiga-Neto (2011), entre outros. Como procedimento metodológico foram realizadas três observações de um aluno autista inserido em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública no município de Lajeado/RS/BR. Além das observações foram realizadas duas entrevistas com a professora titular e a professora assistente da turma em questão, gravada em áudio com questionário específico. Ao final da pesquisa, observou-se que o recurso disponível para a efetivação da inclusão escolar de Marcelo, (o acompanhamento individualizado realizado por uma professora assistente), poderia ser efetivado de outra forma. Sem, no entanto, menosprezar ou minimizar a boa vontade de ambas as profissionais. Nesse sentido, ainda se percebeu que as duas profissionais envolvidas na inclusão deste aluno buscam solucionar situações do cotidiano escolar da forma que julgam corretos, baseados na sua própria formação escolar ou familiar.
- ItemAcesso AbertoEducação infantil: um olhar sobre o planejamento e as práticas pedagógicas com bebês(2019-06) Eckert, Fabíola Regina; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Esta monografia tem como objetivo analisar como se constituem o planejamento docente e as práticas pedagógicas dos professores de bebês de 4 a 18 meses. Como aporte teórico, utiliza os estudos de Andrade (2010), Arce (2002), Barbosa (2009), Brasil (2018) e Horn (2004; 2017), entre outros. Apresenta discussões acerca da Educação Infantil e sua trajetória até os dias atuais e reflexões sobre o planejamento docente e as práticas pedagógicas com os bebês. Como metodologia, adota uma abordagem qualitativa e, como procedimentos metodológicos, utiliza observações na turma de Berçário de uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de Lajeado (RS) e diário de campo. Além das observações, realiza entrevistas semiestruturadas com a professora e a recreacionista da turma. O estudo também acompanha o momento de planejamento – hora atividade – da professora. No decorrer da investigação, emergiram pontos de análises referentes à adaptação escolar, às situações de aprendizagem planejadas e à rotina escolar da turma. Por fim, o estudo considera que o planejamento docente leva em conta os documentos orientadores da escola, a faixa etária da turma, bem como suas necessidades. Já as práticas pedagógicas com os bebês são compostas por situações de aprendizagem planejadas e momentos da rotina escolar, tendo como essência o planejamento, além da relação entre cuidar e educar.
- ItemAcesso AbertoA educação musical no currículo da educação infantil(2021-11) Fontana, Kelly Cristine Formentini; Olegário, FabianeO presente estudo foi desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso I, iniciado no semestre 2021/A, e do Trabalho de Conclusão de Curso II, realizado durante o semestre 2021/B e vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O problema de pesquisa buscou compreender como podemos pensar a educação musical no currículo da Educação Infantil, tendo como objetivo investigar o desenvolvimento do trabalho do educador com a musicalização em relação ao currículo da Educação Infantil. Esta pesquisa utilizou o método de grupo focal que segundo Gatti (2005) é uma técnica que permite manifestar e reunir vários pontos de vista, além de proporcionar ao indivíduo uma maior liberdade de expressão, sendo favorecidas as relações interpessoais e a potencialidade de agregar novas ideias e aprendizagens acerca do assunto. A pesquisa foi desenvolvida durante os encontros com um grupo de cinco professoras titulares de Educação Infantil oriundas de uma mesma instituição de ensino situada no município de Roca Sales, interior do Rio Grande do Sul. O debate e as reflexões ocorridos a partir da fala das educadoras foram essenciais para a realização de análises e considerações relacionadas à temática de educação musical. Percebeu-se que a música e suas vivências são importantes para o desenvolvimento emocional, psicológico e também motor da criança. Além disso, o professor, ao promover a musicalização em sua rotina, enriquece e aprimora seus ensinamentos e práticas escolares.
- ItemAcesso AbertoEntre ondas e discursos: a docência(2014-11) Wolschick, Ana Luiza; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311As inquietações iniciais nas quais mergulhei, se manifestaram a partir da docência e dos discursos da Revista Nova Escola. Ao longo do estudo desassossegos permearam à minha escrita através das leituras que embasaram a pesquisa, imaginando ondas, suspendendo a ideia linear de início, meio e fim. O problema é compreender como a docência é narrada na contemporaneidade, tendo como principal objetivo analisar reportagens da Revista observando enunciados sobre o professor e a docência. Utilizo como metodologia a análise discursiva, fazendo um recorte temporal da revista, o qual totaliza quarenta exemplares referentes aos anos de 2010 e 2013, elencando categorias de análise, tais como: bom professor, (des)valorização da carreira, trabalho em equipe e especialistas. Como aporte teórico utilizei, principalmente, os estudos de Corazza (2005, 2012), Bauman (1999, 2001, 2005), Foucault (2002, 2009).
- ItemAcesso AbertoEscrita biografemática na formação docente(2018-01) Reiter, Camila Beatriz; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311A área da educação está repleta de discursos que vão sendo reproduzidos e disseminados, tornando-se verdades absolutas e inquestionáveis. Nesse sentido, a pesquisa tem a intenção de problematizar o discurso dominante do professor como mero reprodutor do conhecimento. Na contramão desse discurso, a pesquisa utiliza o pensamento teórico-prático de Roland Barthes, a fim de pensar como a fotografia e a escrita biografemática podem contribuir para a formação de um professor autor. O método biografemático entra como operador de processos criadores através da experimentação de uma escrita biografemática, é esse método que vai permitir o inédito, a invenção, a criação. São esses momentos de criação que aconteceram em quatro oficinas, que reuniram professores das redes municipal e estadual do município de Mato Leitão/RS, cujo propósito foi experimentar a autoria e invenção praticada no texto por meio da fotografia e da escrita biografemática. As oficinas possibilitaram a ampliação do olhar sobre a fotografia, e as fotografias, por sua vez, foram disparadoras de escritas biografemáticas, que aliadas às discussões puderam afirmar minha busca inicial, fissurando o discurso do professor como reprodutor do conhecimento. Podendo, desta forma, perceber que necessitamos de um olhar mais atento às “insignificâncias” da escola, para que assim, possamos modificar o nosso fazer educacional.
- ItemAcesso AbertoUm espaço de leitura em uma escola de educação infantil em Arroio Meio/RS(2021-11) Lagemann, Laura Gasparotto; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Este trabalho tem como objetivo principal compreender de que modo um espaço de leitura em uma escola de Educação Infantil, localizada no município de Arroio do Meio/RS, pode possibilitar o gosto das crianças pelos livros. Para embasar a escrita e orientar o leitor, a pesquisa conta com os aportes teóricos de Reyes (2016), Patte (2012), Girotto e Souza (2016), Horn (2004; 2017) e Abramovich (1994). Através desses referenciais teóricos, é possível afirmar a importância do livro na vida das crianças pequenas e o quanto as ações pedagógicas do professor de Educação Infantil são fundamentais nos processos que envolvem a imaginação e a construção da leitura por meio do livro infantil. Para a realização do estudo, utiliza-se como método o grupo focal, que tem como objetivo verificar ideias e percepções de um grupo restrito de pessoas a respeito de um determinado tema, estimulando o debate e o levantamento de hipóteses que permitam a construção de uma nova perspectiva acerca do assunto. Após os estudos teóricos e os encontros de um grupo focal com sete professores de uma escola de Educação Infantil, é possível afirmar que as escolas são uma ótima forma de criar o hábito de ler, fazendo o uso de objetos e materiais adequados, que chamem a atenção das crianças para esse espaço.
- ItemAcesso AbertoLeitura na escola: experiências criadoras(2017-01) Sostmeier, Cecília; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311A presente monografia, que utiliza a Cartografia como Metodologia de Pesquisa, é fruto de um estudo que aborda as experiências leitoras na escola. A pesquisa empírica se deu mediante a observação das aulas de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, na qual se buscou analisar como a leitura realizada no espaço escolar permite que novas experiências possam acontecer. O objetivo principal foi problematizar a prática leitora dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o problema gerador foi: “De que modo a leitura acontece na escola? Há espaço para experiências leitoras em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental?”. A escrita é composta por três movimentos que se entrelaçam e refletem sobre o questionamento principal do estudo. Abordaram-se os conceitos de Cartografia por meio de referenciais como Deleuze e Guattari; a leitura, principalmente, a partir das teorizações de Hillesheim; e a experiência, utilizando-se, como referencial, Larrosa. As percepções e afetamentos que a pesquisa contemplou foram registrados no diário de campo, produtor e produto do estudo, sendo que alguns excertos foram utilizados para compor o presente texto. Com a investigação, percebeu-se que, apesar do excesso de regras, rotina a cumprir e uso pedagógico da leitura, certas experiências leitoras são possíveis, já que houve a possibilidade de traçar algumas linhas de fuga ou de existir certa abertura ao novo e ao não planejado.
- ItemAcesso AbertoMetamorfoses: experiências no currículo da EJA Prisional(2018-01) Silva, Bianca Campos Da; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311A presente monografia é fruto de um estudo que aborda as possibilidades de experiência no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Presídio Estadual de Lajeado. Como metodologia, a pesquisa utiliza a cartografia, através da elaboração de duas oficinas com a temática “Arte e experiência” a fim de pensar o currículo dentro desse espaço. O problema de pesquisa era verificar o modo como o currículo da EJA prisional no Presídio Estadual de Lajeado/RS pode potencializar experiências em sujeitos privados de sua liberdade. A pesquisa não buscou resultados quantificados ou qualificados, mas apresentou algumas reflexões acerca do currículo. Nesse sentido, o currículo da EJA Liberdade, por suas singularidades, traz algumas rupturas que possibilitam pensar a experiência, embora a abordagem conteudista faça parte desse contexto. Com a investigação, percebeu-se que a experiência é intransferível, ou seja, acontece de forma diferente a cada sujeito. Nesse sentido, nunca será possível saber de antemão das experiências das detentas, mas isso não significa que o currículo da EJA Prisional não possa propor atividades que possibilitem às detentas novas experimentações. Desse modo, o currículo pode possibilitar ao sujeito ser tocado por uma aprendizagem; quando isso ocorre este se desloca, é afetado pelas suas inquietudes, criando relações únicas. Nesse sentido, o trabalho com artes, dentro da educação prisional, torna-se uma potente para pensar.
- ItemAcesso AbertoNarrativas de crianças da pré-escola em tempos de pandemia(2021-12) Krein, Marina; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Esta monografia apresenta uma investigação acerca do que as crianças da pré-escola dizem sobre a pandemia, pois com o surgimento da COVID-19, medidas de isolamento social foram adotadas para reduzir a contaminação, e com isso, as escolas foram fechadas no ano de 2020. Com as aulas presenciais suspensas, as crianças passaram a realizar as propostas pedagógicas de forma remota em suas casas com seus familiares ou cuidadores. Para que o ensino fosse possível em casa, a escola e a família precisaram se adaptar aos novos procedimentos, assim como os estudantes (BECKER; GRANDO; HATTGE, 2020). Deste modo, Gabatz (2020) aborda que essa busca por compreender o mundo, principalmente com mudanças tão drásticas, é um processo desafiador. Cada situação deverá ser significativamente identificada, auxiliando a criança a compreendê-la. Nessa perspectiva, a pesquisa utiliza-se do método de grupo focal, com quatro encontros em uma turma de pré-escola com dezessete crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil situada em Lajeado/RS. Para Gatti (2005) o grupo focal apresenta diferentes perspectivas, além das trocas de ideias, nas quais os participantes são influenciados pelos outros. Após os encontros com o grupo focal foi possível perceber que as crianças de pré-escola estão bastante informadas sobre o assunto e conseguiram acionar suas memórias sobre o isolamento social, apresentando vários aspectos importantes sobre a pandemia, comprovando assim que realmente é essencial escutarmos as crianças, pois elas nos mostram outros pontos de vistas.
- ItemAcesso AbertoNarrativas e experiências: pedagogia na CURES(2019-01-25) Hansel, Daiana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311O presente trabalho toma a experiência e a narrativa como conceitos principais da investigação, que tem como foco as práticas pedagógicas realizadas por acadêmicas do Curso de Pedagogia na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES). Movido pela seguinte problemática: Que narrativas são possíveis a partir das experiências das acadêmicas do Curso de Pedagogia, na CURES? Essa pesquisa tem como objetivo a criação de narrativas a partir das experiências das alunas do curso de Pedagogia que realizaram as práticas pedagógicas na CURES. Posta a questão, o estudo tem como aporte teórico Walter Benjamin (1993) e Jorge Larrosa (2014), para pensar a experiência e a narrativa. Com Michel Foucault (2010) é possível pensar a ficção, no que se refere a criação de narrativas. Para atingir o objetivo, como método, a pesquisa opera com o grupo focal, realizados em três momentos, com um pequeno grupo de estudantes de Pedagogia, que passaram pela experiência em comum, que foi a prática na CURES. As narrativas apresentadas nesta pesquisa mostram que o trabalho em equipe favorece muitas aprendizagens para as estudantes de Pedagogia, participantes deste estudo, assim como a interdisciplinaridade. Neste sentido, o planejamento é um fator muito importante para realização dos atendimentos aos usuários do serviço, pois através do planejamento é possível organizar os encontros, objetivando um melhor atendimento possível. Além disso, a pesquisa mostrou, através do Grupo Focal, que o Curso de Pedagogia tem muito a contribuir para a CURES, assim como os estagiários do curso, tem muito a aprender com as práticas no local.
- ItemAcesso AbertoO olhar infantil através de máquinas de eternizar instantes(2018-06-13) Vian, Natália; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Este texto refere-se ao trabalho de conclusão de curso durante dois semestres, do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. A pesquisa traz a fotografia para o campo da educação para discutir o olhar infantil, cuja problemática que gerou este estudo, foi entender de que maneira as crianças experimentam o olhar num mundo imerso de imagens. A fotografia e sua história, o olhar e suas sutilezas, suas diferenças, seus significados, fazem parte deste estudo. Como aporte teórico, a pesquisa toma o pensamento do poeta Manoel de Barros e seu olhar sensível e estético, pois ele nos ensina que é possível enxergar o mundo de outras formas. Também, a infância é compreendida como um infinito de possibilidades de experimentar o mundo. O método desenvolvido na pesquisa foi qualitativo, que se deu através da técnica do grupo focal, a fim de tencionar questões pertinentes a este estudo. Também foram realizadas oficinas em conjunto com o grupo focal, onde foram realizados exercícios de fotografia com as crianças. Ao todo foram cinco encontros com dez crianças do quinto ano de uma escola pública do município de Encantado/RS. Através destes encontros foi possível discutir o avanço da tecnologia e celulares com câmeras fotográficas, que cada vez estão mais eficazes, possibilitando a proliferação das imagens, pois tudo acaba sendo motivo para fotografar. Além disso, os exercícios proporcionaram olhar o que está a nossa volta, visto que nos dias atuais é um desafio, pois não é um exercício comum na vida das pessoas. Ainda, foi possível perceber que a máquina fotográfica analógica impressionou as crianças, pois olhar para fotografar, sem poder ver o resultado é algo mágico.
- ItemAcesso AbertoA poesia de Manoel de Barros: composições infantis(2014-12) Scherner, Letícia; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Somos afetados o tempo todo. Forças oriundas da rua, do vento e do tempo. Inquietações suscetíveis ao medo e a ousadia de alinhamentos e tentativas de uma escrita dolorosa.Entregar-se ao tempo não linear é certamente o desafio que junto ao poeta Manoel de Barros me proponho nesse ensaio. Encontros potentes, em doses de poesia, crianças e desejos.As experimentações e subjetividades ímpares que pulsam, tocam, exprimem e fissuram barreiras do silêncio. Nesse trajeto abrigo na mala a seguinte problemática: de que modo às sutilezas do devir infantil podem ser cartografadas em um espaço escolarizado? O devir sem demarcações de temporalidade e circunstâncias. Conexões e fluxos que fazem e desfazem mundos. Escolhi o método da cartografia para enveredar as tramas da pesquisa. Estar à espreita, acolher o inusitado, fazer alianças com as insignificâncias, é disso que se trata. Não busco respostas, produzo desvios para pensar caminhos a percorrer.
- ItemAcesso AbertoPossibilidades cartográficas com a literatura: experiências com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental(2024) Cavalleri, Cihbelle Carolyne Ortolan; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311; Munhoz, Angélica Vier; Haetinger, Rosiene Almeida SouzaO artigo tem como objetivo compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Vale do Taquari/RS se relacionam com os textos literários e de que maneira essa relação lhes possibilita ampliar os conhecimentos, por meio de experiências de leitura. Para aprimorar o entendimento do conceito de experiência, o texto utiliza as investigações de Larrosa (2004) e considera as ponderações de Schwartz (2010), no que diz respeito à importância da experiência como formadora de sujeitos. No que tange à literatura, a investigação também conta com Perissé (2006) e Rouxel; Langlade e Rezende (2013). O estudo é orientado pelo método cartográfico, com base nos estudos de Kastrup (2007), Barros e Passos (2009), Romagnoli (2009), entre outros. Trata-se de um método cujo princípio é acompanhar processos (Kastrup, 2013). A pesquisa-intervenção realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental sugere que um dos pontos que conecta as experiências à literatura diz respeito à interação dos estudantes, que é desenvolvida através de práticas proporcionadas em aula. Por fim, este estudo mostra que as práticas estabelecidas nos Seminários movimentaram o pensar reflexivo das crianças, possibilitando-lhes experiências e encontros potentes com os textos literários.
- ItemAcesso AbertoPossibilidades de olhar o mundo através da fotografia: uma experiência na educação prisional(2019-01-24) Petry, Lidiana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Esta pesquisa traz a fotografia para o campo da educação prisional e tem como objetivo investigar de que forma sujeitos em privação de liberdade criam narrativas a partir de fotografias de Tatsuya Tanaka. A pesquisa foi desenvolvida com todas as alunas em privação de liberdade, do NEEJA Liberdade do Presídio Estadual Feminino de Lajeado (5), com faixa etária entre 22 e 54 anos de idade. Como metodologia, utiliza-se o método do grupo focal, no qual, a produção de dados se deu através de conversas em grupos. Foram lançados questionamentos ao grupo, com o intuito de obter respostas e produzir dados com as narrativas das alunas em privação de liberdade. As conversas estiveram relacionadas às fotografias de Tatsuya Tanaka, artista japonês que fotografa ações do cotidiano e cenas da vida em miniatura. Pode-se concluir que as fotografias possibilitaram as participantes da pesquisa a criar, imaginar, acessar lembranças da infância, sentir sensações de liberdade e obter novas aprendizagens, no período da pesquisa.
- ItemAcesso AbertoRelações de afetividade entre professora e bebês(2019-01-24) Caliari, Maiana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311Esta monografia apresenta uma investigação que teve como objetivo geral investigar como ocorrem as relações de afetividade entre professora e bebês de 04 a 18 meses de idade na etapa da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram conhecer como ocorrem as relações de afetividade entre a professora e os bebês e descrever como os bebês criam e sustentam vínculos afetivos com a professora. Para desenvolver o estudo acerca dessas inquietações, utilizaram-se aportes teóricos voltados ao tema, com destaque para autores como Wallon (2007), Vygotsky (2008) e Winnicott (2008), dentre outros. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, e os instrumentos de pesquisa foram: observações, anotações em diário de campo e fotografias, para, desta maneira, interagir e se aproximar do problema proposto. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Educação Infantil, em um município situado no Vale do Taquari/RS/BR, em uma turma composta por bebês de 04 a 18 meses de idade, nomeada Berçário I. A partir das análises e resultados foi possível perceber a importância das relações afetivas entre professora e bebês e a forma como elas fazem a diferença no crescimento e desenvolvimento dos bebês, evidenciando, assim, que as relações de afetividade entre ambos no espaço escolar são significativas, pois as trocas que ocorrem são a base inicial para o desenvolvimento dos bebês. Essas trocas são permeadas de marcas e conquistas, que fazem com que a trajetória educacional seja rica em experiências capazes de contribuir para um desenvolvimento infantil alegre e potente.
- ItemAcesso AbertoReverberações literárias: encontros com Quintana(2016-06) Santos, Luana Borba Dos; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311A presente pesquisa teve como objetivo investigar como os alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Lajeado/RS acessam a leitura, o espaço da biblioteca escolar e, sobretudo, de que forma a relação dos alunos com o material literário se constitui, e como esse encontro pode produzir aprendizagens individuais e coletivas. O principal referencial são as teorizações de Gilles Deleuze (2006, 2009) acerca do aprender. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia cartográfica. O desenvolvimento de oficinas literárias possibilitou a produção de pistas em que se puderam mapear as relações presentes entre os alunos e os livros. A partir destas pistas, pude perceber que a leitura está presente na vida dos alunos e o espaço da biblioteca escolar é utilizado com frequência. Além disso, a oficina como ferramenta de aprendizagem promoveu uma reaproximação dos alunos com os livros, incentivando a leitura como fruição.