Arte contemporânea e a infância: possibilidades pedagógicas na pré-escola

Carregando...
Imagem em miniatura
2021-12
Orientador
Olegário, Fabiane
Banca
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A presente monografia é fruto de um estudo que aborda algumas possibilidades pedagógicas a partir de experimentações na interface entre a arte contemporânea e a infância. Como metodologia, a pesquisa utiliza a cartografia e intervenções em uma escola de Educação Infantil a fim de pensar proposições que envolvem a arte contemporânea nesse espaço. O problema da pesquisa consiste em compreender de que modo a arte contemporânea poderia ser explorada com crianças da pré-escola, em uma escola municipal de Educação Infantil situada no Vale do Taquari/RS. Este estudo não buscou resultados quantificados, mas apresentou algumas reflexões a partir de possibilidades pedagógicas a respeito da arte contemporânea na infância. Como aporte teórico, esta monografia se baseia em Cunha, (2020), Mossi (2020) e em Loponte (2014), para pensar a arte contemporânea; e em Kohan (2004) e Larrosa (2017), para pensar a infância. Já para pensar nas possibilidades pedagógicas na Educação Infantil, a pesquisa se baseia em Ostetto (2020), Delavald (2012) e Cunha (2012). O método utilizado na investigação é a cartografia, conceito abordado por Romagnoli (2009), Pozzana, Kastrup, Passos e Barros (2015), sobre o qual se desdobram observações e intervenções a partir de práticas pedagógicas em uma turma de pré-escola. A partir dos aportes teóricos, das intervenções realizadas na turma de pré-escola e dos registros cartográficos, percebeu-se que há muitos modos de propor situações envolvendo a arte contemporânea na infância. As propostas desenvolvidas com as crianças mostraram-se potentes para incentivar o exercício da imaginação, das sensibilidades, do estranhamento e da criatividade.
Infância; Arte Contemporânea; Cartografia; Práticas Pedagógicas; Educação
Citação
RICHARDT, Luana. Arte contemporânea e a infância: possibilidades pedagógicas na pré-escola. 2021. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3389.
Coleções