Administração - LFE Análise de Sistemas
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Navegando Administração - LFE Análise de Sistemas por Orientador "Bonfadini, Gerson"
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- ItemAcesso AbertoGestão do conhecimento: analisando o modelo SECI na Cooperativa CERTAJA de Taquari/RS(2015-06) Oliveira, Tiago Souza De; Bonfadini, Gerson; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609O conhecimento, do ponto de vista empresarial, pode ser compreendido como um bem intangível cada vez mais importante, e a gestão do conhecimento cumpre a função indispensável de criar, manter e disseminar este conhecimento, que atualmente é vital para as organizações. Os autores Nonaka e Takeuchi apresentam um modelo de conversão do conhecimento denominado SECI, sigla originada das iniciais: socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento. Este modelo apoiou o objetivo geral do estudo, que foi Analisar o processo de gestão do conhecimento na Cooperativa CERTAJA, de Taquari/RS, através do modelo SECI. O estudo também atendeu aos seguintes objetivos específicos: identificar os processos de socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento na organização, e propor sugestões de melhorias para auxiliar na gestão do conhecimento com base no modelo SECI. A pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema, além de outros assuntos como comunicação, inteligência competitiva, gestão de documentos, groupware, e-Learning e sistemas de informação. São definidos como sujeitos da pesquisa os gestores da Cooperativa CERTAJA. Em relação ao método, o tipo de pesquisa utilizada é a exploratória e a coleta e análise dos dados a pesquisa qualitativa. Em relação ao estudo, identificou-se que a organização possui uma gestão do conhecimento em fase de crescimento, pois necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a organização gerir melhor seus bens intelectuais, através da melhor utilização da gestão do conhecimento, visando a excelência dos seus serviços e competitividade no mercado.