Administração - LFE Análise de Sistemas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Análise de Sistemas por Título
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise de desempenho de redes sem fio ponto-a-ponto com diferentes protocolos do tipo IEEE 802.11(2017-01) Rex, Rodrigo; Funke, Edson; http://lattes.cnpq.br/2164373856172858As redes sem fio de computadores estão mudando o modo pelo qual as pessoas trabalham ou se relacionam, ou seja, estão presentes em nossas vidas e ao que tudo indica, cada vez mais. O presente trabalho analisa redes sem fio de computadores através do estudo comparativo de desempenho entre os protocolos IEEE 802.11 atualmente comercializados. Para tanto, realizou-se uma fundamentação teórica, abordando conceitos de autores das áreas de redes de computadores e redes sem fio. O método a ser utilizado para o presente estudo será de caráter exploratório, onde foram coletadas informações necessárias para a análise dos dados por meio de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Concluiu-se que ao longo dos anos os protocolos evoluíram proporcionando mais capacidade para as redes sem fio. Acredita-se que o resultado do trabalho possa servir de base para usuários domésticos ou organizacionais na hora de optar pela utilização de um determinado equipamento de rede sem fio.
- ItemAcesso AbertoAnálise e proposições de melhorias dos processos de concessão de crédito e cobrança da Zebu Sistemas Eletrônicos Ltda(2014-08-14) Gerhardt, Fernando; Diel, Antônio CarlosEsta monografia analisa a política de crédito e a política de cobrança da empresa Zebu Sistemas Eletrônicos Ltda. Trata-se de uma descrição das características e dos processos utilizados na análise de crédito, na concessão de crédito e na cobrança dos inadimplentes. Essa etapa foi desenvolvida através da utilização de referências bibliográficas que enfatizam a importância de se possuir uma política de crédito e uma política de cobrança bem definidas, aplicadas e seguidas por toda a empresa. Baseado nas referências encontradas, foi desenvolvido um questionário que fora aplicado nos colaboradores que trabalham no setor afim e no proprietário da empresa. Após a realização da descrição da situação atual da empresa, fez-se também o seu diagnóstico e, a partir disso foram feitas sugestões de melhorias nos processos atualmente utilizados, embasadas no referencial teórico adotado. Como resultado deste trabalho, a empresa poderá obter a melhoria da sua carteira de crédito, através de uma concessão mais qualificada e mais ágil, e diminuir os índices de inadimplência, através de processos sistematizados de cobrança, levando, por fim, a empresa a melhorar sua rentabilidade e seus lucros.
- ItemAcesso AbertoAnálise e sugestões de melhorias nos processos internos de uma empresa de software(2014-06) Schwarzer, Matias Maciel; Kober, Rogério Antônio; http://lattes.cnpq.br/1602748828969565A busca pela excelência vem sendo hoje o principal objetivo das empresas, pois em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade se torna um diferencial para alcançar o desenvolvimento e crescimento gradativo das empresas. A padronização dos processos vem sendo uma alternativa muito positiva para alcançar os objetivos acima, uma vez que com os processos definidos as tarefas fluem de forma organizada, o que normalmente resulta em satisfação do cliente. O foco deste trabalho está em analisar os processos internos já existentes da empresa Office System Informática Ltda. e sugerir melhorias, a fim de padronizá-los, melhorando diretamente o dia a dia da empresa e diminuindo o trabalho em tempo extra para o encerramento de tarefas. Para que a proposta seja possível foi utilizada a pesquisa exploratória, pois ela permite a observação do assunto para que o pesquisador tenha um maior conhecimento das informações coletadas sobre o objeto de estudo em questão. Amparando a pesquisa exploratória está a pesquisa de cunho qualitativa a fim de proporcionar relatórios para análise do estudo. Os resultados obtidos nessa pesquisa foram satisfatórios, sendo que das sugestões de melhoria propostas algumas já haviam sido implantadas na empresa até o fim da pesquisa. Houve também uma melhora significativa em aspectos como organização interna, satisfação tanto do cliente como dos funcionários.
- ItemAcesso AbertoAnálise e sugestões de melhorias para o processo de costura da empresa Confecções Ferneli Ltda(2016-06-12) Domenico, Franciele Di; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Diante do competitivo mercado atual e em constantes mudanças, principalmente econômicas, as empresas precisam conhecer em detalhes, analisar e aperfeiçoar frequentemente seus processos de trabalho, de forma que resulte em vantagem competitiva e aumente sua lucratividade. Mediante o exposto, esta monografia em análise e melhoria de processos, tem como objetivo sugerir melhorias para o processo de costura da empresa Confecções Ferneli Ltda., do ramo de confecção, localizada na cidade de Guaporé/RS. No desenvolvimento da fundamentação teórica abordam-se conceitos de autores das áreas de Gestão de Processos, Análise e Melhoria de Processos, Mapeamento de Processos, Arranjo Físico, Ergonomia, Programa 5S e Influência das Cores no Ambiente. O intuito é atender aos seguintes objetivos específicos: analisar e descrever detalhadamente o processo atual; representar o processo atual em formato de fluxograma; apresentar propostas de melhorias ao processo; representar o processo proposto em formato de fluxograma; e elaborar um quadro com a descrição dos problemas identificados e suas respectivas sugestões de melhorias. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e que utiliza como procedimento técnico o estudo de caso, o qual é específico para o processo e empresa em estudo. Participaram do trabalho as proprietárias da empresa e as costureiras, as quais contribuíram para o entendimento do processo atual e com sugestões de melhorias, por meio da técnica brainstorming. Como resultado, foram elencadas quarenta e sete (47) sugestões de melhorias, as quais irão contribuir positivamente para a melhoria do processo de costura e ser a base para a melhoria dos demais processos da empresa, o que se espera torná-la cada vez mais eficiente, competitiva e lucrativa.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor em relação a bares e pubs na cidade de Lajeado(2019-11) Sivinski, Rodrigo; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449Este artigo tem por objetivo identificar o comportamento do consumidor em relação a bares e pubs na cidade de Lajeado. A revisão bibliográfica é importante para o entendimento dos conceitos como: marketing, composto mercadológico, serviço, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor. Para a realização do mesmo, foi executada uma pesquisa de campo em duas etapas: a primeira etapa com caráter qualitativo e exploratório, com 9 (nove) entrevistas de profundidade com donos e freqüentadores destes espaços no município; segunda etapa, com características quantitativas e descritivas, foi elaborado um questionário, o qual foi encaminhado eletronicamente e teve o retorno de 195 (cento e noventa e cinco) pessoas, sendo que apenas 143 (cento e quarenta e três) respondentes são freqüentadores destes bares e pubs. Após o retorno, os questionários foram classificados e analisados. A análise considerou as 3 (três) características mais valorizadas, na hora da escolha de um bar ou pub, em ordem decrescente de importância, sendo assim identificadas as seguintes: atendimento, ambiente e segurança; mapear o perfil e as principais características do comportamento deste consumidor; e além de medir e verificar a possibilidade e aceitação da instalação de um bar voltado para uma proposta de humor.
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre a aplicação da lei de acesso a informação, considerando a segurança da tecnologia da informação na prefeitura de Travesseiro(2015-06) Weizenmann, Junior Rodrigo; Schneiders, Luis Antônio; http://lattes.cnpq.br/9565031104393434A evolução da tecnologia, que ocorre cada vez mais rápido, reflete-se na sociedade como também nas organizações tornando-se essencial para o desenvolvimento. Diante disso, a informação torna-se um bem imprescindível, sendo fundamental para a tomada de decisão. Dessa forma, as organizações obrigam-se a utilizar cada vez mais softwares e hardwares para tratar e cuidar das informações. Mas a utilização dessas tecnologias expõe as organizações e suas informações a riscos e vulnerabilidades, surgindo assim, uma preocupação com a segurança das mesmas, que muitas vezes são restritas e estratégicas. Portanto, as organizações são forçadas a procurar novos recursos que protejam as informações de vazamentos, perdas, acessos indesejados, entre outros. Esse estudo, que tem por objetivo verificar a atenção dada à segurança na área da Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Travesseiro e essa em relação à Lei12.527/2011, será abordado de forma quanti-qualitativa, apontando quais os pontos que inspiram maiores cuidados por não estarem sendo percebidos como fundamentais à segurança da informação.
- ItemAcesso AbertoFatores que influenciam os estudantes universitários do Vale do Taquari na escolha do provedor de internet(2015-06) Barth, Marco Antônio; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915O conhecimento dos fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor é de suma importância para o profissional de marketing obter informações sobre mercado-alvo e, utilizá-las a favor da organização, pode se tornar um diferencial competitivo. Conhecer o consumidor e suas necessidades auxilia a empresa a conquistar novos mercados e manter satisfeitos os clientes atuais. Deste modo, uma pesquisa de mercado com o público-alvo pode fornecer informações importantes para tomada de decisão do gestor. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam os estudantes universitários do Vale do Taquari na contratação do provedor de internet, visando identificá-los e verificando se existe alguma relação direta dos principais fatores elencados pelos respondentes em relação ao perfil dos mesmos, bem como identificar a percepção da qualidade dos serviços prestados pelos provedores, na opinião dos entrevistados. Para alcançar os objetivos, utilizou-se a metodologia exploratória quantitativa, através de uma pesquisa de campo não probabilística, onde o público-alvo são os estudantes universitários do Vale do Taquari. Foram entrevistados 370 alunos, durante o período de 01 a 30 de abril de 2015, buscando revelar os objetivos da pesquisa, onde se concluiu que os principais fatores que influenciam a contratação do provedor de internet apontados pelos alunos foram o tempo de resolução de problemas, a facilidade de contato com a empresa e a qualidade da internet.
- ItemAcesso AbertoGestão do conhecimento: analisando o modelo SECI na Cooperativa CERTAJA de Taquari/RS(2015-06) Oliveira, Tiago Souza De; Bonfadini, Gerson; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609O conhecimento, do ponto de vista empresarial, pode ser compreendido como um bem intangível cada vez mais importante, e a gestão do conhecimento cumpre a função indispensável de criar, manter e disseminar este conhecimento, que atualmente é vital para as organizações. Os autores Nonaka e Takeuchi apresentam um modelo de conversão do conhecimento denominado SECI, sigla originada das iniciais: socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento. Este modelo apoiou o objetivo geral do estudo, que foi Analisar o processo de gestão do conhecimento na Cooperativa CERTAJA, de Taquari/RS, através do modelo SECI. O estudo também atendeu aos seguintes objetivos específicos: identificar os processos de socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento na organização, e propor sugestões de melhorias para auxiliar na gestão do conhecimento com base no modelo SECI. A pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema, além de outros assuntos como comunicação, inteligência competitiva, gestão de documentos, groupware, e-Learning e sistemas de informação. São definidos como sujeitos da pesquisa os gestores da Cooperativa CERTAJA. Em relação ao método, o tipo de pesquisa utilizada é a exploratória e a coleta e análise dos dados a pesquisa qualitativa. Em relação ao estudo, identificou-se que a organização possui uma gestão do conhecimento em fase de crescimento, pois necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a organização gerir melhor seus bens intelectuais, através da melhor utilização da gestão do conhecimento, visando a excelência dos seus serviços e competitividade no mercado.
- ItemAcesso AbertoMapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS(2014-11) Fritsch, Jorge Alan; Turatti, Marcos; http://lattes.cnpq.br/6751220489158439O presente estudo objetiva mapear como as empresas do setor de alimentação e seus consumidores têm utilizado as redes sociais da internet como ferramenta de marketing digital e relacionamento cliente-empresa. A fundamentação teórica abordou temas como marketing de relacionamento e digital, gestão de relacionamento com o cliente - CRM, redes sociais na internet, estratégia e competitividade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa e descritiva. Primeiramente foi feito um levantamento entre as empresas do setor para determinar quais possuíam perfil no Facebook. A partir disso, aplicou-se três questionários: um para empresas com perfil na rede social, um para as que não utilizavam o Facebook e um terceiro entre alunos da Univates. Os questionários possuíam questões dicotômicas, de múltiplas respostas e abertas. Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas fazem um uso muito aquém daquele que a tendência do largo uso das redes sociais pode sugerir. O estudo demonstrou que entre os clientes dos restaurantes e pizzarias da cidade, o uso das redes sociais é amplo e os mesmos têm propensão à utilização delas para manter relacionamentos com empresas do setor. Apesar disso, as empresas fazem baixo uso das redes sociais e possuem tendência à utilização de conceitos tradicionais de marketing em detrimento do marketing digital e de relacionamento.
- ItemAcesso AbertoPlano de negócio para uma confeitaria de Guaporé/RS(2015-06) Filipin, Cassandro; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272O plano de negócio é uma ferramenta potencial para utilização na tomada de decisão sobre implantações, expansões ou mudança de localidade, que auxilia a todo e qualquer empreendedor que identifica uma oportunidade e queria aproveitá-la. O propósito da presente monografia é analisar a viabilidade de expansão de um negócio familiar visando um aumento na variedade de produtos oferecidos e a adesão de atividade varejista, para a obtenção de maior receita por parte dos proprietários, na cidade de Guaporé/RS. Para tanto, no desenvolvimento da fundamentação teórica, abordou-se conceitos de autores das áreas de empreendedorismo, plano de negócio, administração estratégica, planejamento estratégico, plano de marketing, plano financeiro e plano de gestão de pessoas. Quanto aos objetivos busca-se apresentar as principais características sobre a elaboração de um plano de negócio, analisar a estrutura organizacional da empresa e identificar o potencial de mercado, e por fim apresentar um plano que avalie a viabilidade do projeto. Quanto ao método, relacionado aos objetivos apresenta traços de pesquisa exploratória, quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, já relacionando aos procedimentos técnicos se aplicam as pesquisas bibliográfica, documental e o levantamento. O presente estudo procura identificar as variáveis necessárias para a constituição do novo negócio, analisando o potencial de mercado, elaborando um plano de negócio e realizando a análise de viabilidade financeira do negócio proposto. Este trabalho pode auxiliar na tomada de decisão quanto à expansão ou não do empreendimento. De acordo com o levantamento de mercado realizado, o cenário é bem favorável e com oportunidades de crescimento. Diante da análise da viabilidade financeira, o empreendimento apresenta indicadores favoráveis, pois apresentou lucratividade e uma taxa de retorno considerável na média dos três cenários propostos.
- ItemAcesso AbertoProposta de web site para a prática de delivery de fast food: o caso Polly Dog Lanches(2014-08-21) Capitanio, Diego; Martens, Cristina Dai PráAs empresas vivem hoje num mercado extremamente exigente e competitivo, para sobreviver neste mercado acirrado é necessário estar sempre se atualizando, principalmente buscando novas tecnologias, que venham suprir as exigências do mercado, buscando diferenciais e inovação. Neste atual cenário, o presente trabalho propõe na empresa Polly Dog Lanches uma nova estrutura de delivery de fast food, também conhecida como entrega de lanches à domicílio, através de um Web site. Para realizar esta proposta na empresa, o método utilizado foi o estudo de caso, onde se buscou avaliar a estrutura delivery atual e levantar os requisitos necessários para projetar o Web site. Para tal, buscou-se embasamento na literatura, através de temas como, e-Business, e-Commerce, tecnologia da informação, sistemas de informação, segurança, negócios na Internet e metodologias de desenvolvimento de Web sites, dentre outros assuntos tratados no trabalho. Através desta proposta definiu-se o layout do Web site, seus requisitos, suas funcionalidades, público-alvo, seus objetivos, formas de marketing, enfim, obteve-se como resultado um projeto de todo o site e de seu funcionamento, além dos apontamentos necessários à implementação deste novo sistema de delivery na empresa em questão. Com a utilização do sistema de delivery através de Web site, a Polly Dog pretende atingir um maior público e melhor atender os atuais clientes, da maneira mais adequada possível, a fim de destacar-se no mercado em que está inserida.
- ItemAcesso AbertoReformulação do processo de manutenção de condições de pagamento nas Lojas Certel(2014-11) Meyring, Ademir; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476Este trabalho objetiva, agregar melhorias no gerenciamento do processo de liberações de condições de pagamento na empresa de varejo Lojas Certel. Reconhecidamente, uma boa gestão financeira dos recursos empresariais é fundamental para a manutenção e sobrevivência das empresas num cenário de alta competitividade. Seguindo este raciocínio, o estudo pretende auxiliar e propor alternativas para uma gestão coerente do processo de manutenção das condições de pagamento, frente as grandes dificuldades que a empresa vem enfrentando no alinhamento do ERP e suas rotinas para com as necessidades, exigências e tendências de mercado. Iniciou-se uma análise das demandas nas unidades de venda, quando requisitam condições diferenciadas para concretizar vendas, bem como, entender o processo de manutenção de condições com suas peculiaridades, para possibilitar a sugestão e implementação de melhorias. De forma geral a elevada competitividade e concorrência no seguimento de atuação, exige um alinhamento e adaptação do software que comporta o negócio de forma que atenda as exceções que rotineiramente são reportadas e fazem necessárias intervenção da área de compras. A manutenção da competitividade é um fator crucial quando existe o relacionamento com clientes altamente exigentes, munidos de informações digitais, providos de meios que estimulam comparações e avaliações prévias sobre condições praticadas no mercado. Através do embasamento científico, resultante da abordagem qualitativa, bibliográfica e análise documental de dados se alcançou qualidade e confiabilidade nos resultados. A adoção desta abordagem permitiu um aprofundamento de conhecimento do processo prático, subsidiando o entendimento das deficiências e falta de aderência do processo, viabilizando a concepção do processo entendido como ideal. O conhecimento adquirido orientou a tomada de uma série de medidas corretivas, algumas a nível de processos e outras no software, implementadas na medida do possível no decorrer da execução do trabalho, agregando elevado grau de propriedade, resultando em um alto índice assertivo nas decisões corretivas adotadas para readequação do processo.
- ItemAcesso AbertoTI verde e sustentabilidade: um estudo de caso na UNIVATES(2014-11) Reichert, William Fernando; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476O presente trabalho constitui-se na identificação de como o Universidade do Vale do Taquari Univates, localizado na cidade de Lajeado/RS, está estruturado com relação à sustentabilidade dos recursos computacionais. Com isso pode-se sugerir melhorias que visam otimizar o consumo energético, práticas desenvolvidas pelos usuários de TI e o descarte de lixo eletrônico, fundamentadas no referencial teórico que será apresentado. Para tanto, torna-se fundamental um abordagem sobre conceitos como TI Verde, sustentabilidade, consumo energético, descarte de lixo eletrônico e ética e responsabilidades sociais das organizações. O método para levantamento de dados foi a pesquisa exploratória de caráter quantitativo e qualitativo, através de entrevistas, análise documental e pesquisa bibliográfica. Após o levantamento teórico e análise do ambiente, foram propostas algumas sugestões que possam auxiliar o setor responsável, no caso o NTI, a tornar a Univates uma organização ainda mais sustentável.
- ItemAcesso AbertoVantagens do software WMS no gerenciamento do CD das lojas Certel(2014-05-16) Fiegenbaum, Ademir; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppO presente estudo tem por finalidade identificar as principais vantagens da implantação de um software de gerenciamento de armazéns (WMS) em uma rede de lojas de varejo, atuando na comercialização de móveis, eletrodomésticos e material de construção. Inicialmente relata o que diversos autores descrevem em relação a este tema, conceituando logística, gestão de materiais e armazenagem. Também analisa as soluções de tecnologia da informação voltadas a suportar as operações de um centro de distribuição, em especial o WMS. Por fim apresenta um estudo de caso do CD das Lojas Certel antes e após a implantação do software WMS.