Administração - LFE Análise de Sistemas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Análise de Sistemas por Orientador "Turatti, Marcos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoMapeamento da utilização de redes sociais por restaurantes e pizzarias de Lajeado/RS(2014-11) Fritsch, Jorge Alan; Turatti, Marcos; http://lattes.cnpq.br/6751220489158439O presente estudo objetiva mapear como as empresas do setor de alimentação e seus consumidores têm utilizado as redes sociais da internet como ferramenta de marketing digital e relacionamento cliente-empresa. A fundamentação teórica abordou temas como marketing de relacionamento e digital, gestão de relacionamento com o cliente - CRM, redes sociais na internet, estratégia e competitividade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa e descritiva. Primeiramente foi feito um levantamento entre as empresas do setor para determinar quais possuíam perfil no Facebook. A partir disso, aplicou-se três questionários: um para empresas com perfil na rede social, um para as que não utilizavam o Facebook e um terceiro entre alunos da Univates. Os questionários possuíam questões dicotômicas, de múltiplas respostas e abertas. Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas fazem um uso muito aquém daquele que a tendência do largo uso das redes sociais pode sugerir. O estudo demonstrou que entre os clientes dos restaurantes e pizzarias da cidade, o uso das redes sociais é amplo e os mesmos têm propensão à utilização delas para manter relacionamentos com empresas do setor. Apesar disso, as empresas fazem baixo uso das redes sociais e possuem tendência à utilização de conceitos tradicionais de marketing em detrimento do marketing digital e de relacionamento.