Pós-Graduação
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Browsing Pós-Graduação by browse.metadata.advisor "Carreira, Susana Paula Graça"
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- ItemOpen AccessAbordagem STEM: o desafio do seu planejamento e implementação na educação profissional de ensino médio(2020-12-18) Campos, Jakeline; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Amado, Nélia Maria Pontes; Neide, Italo Gabriel; Bisognin, EleniA abordagem STEM busca desenvolver o ensino, integrando experiências, interpretações e reflexões em torno de situações reais do cotidiano. Este estudo objetivou investigar como a abordagem STEM pode contribuir na articulação entre a formação geral e a formação técnica profissional de nível médio. Foram estabelecidos os objetivos específicos: Discutir as possibilidades para a integração entre as diversas áreas do conhecimento proposta pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio; Estimular a abordagem STEM em uma situação problema dentro da proposta do novo Ensino Médio em um curso Técnico em Eletrotécnica; e Descrever os desafios e oportunidades do processo de ensino/aprendizagem por meio da abordagem STEM. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo o estudo desenvolvido com alunos da 1a série do Ensino Médio do SESI da cidade de Pimenta Bueno, em Rondônia. Foi desenvolvido uma situação de aprendizagem designado por tema O Mundo do Trabalho na Indústria, em conjunto com os professores das áreas de conhecimento propostas pelos Novo Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Eletrotécnica. A proposta envolveu o planejamento e implementação de aulas e atividades com base na abordagem STEM. O projeto envolveu o uso de Arduino Leonardo, visita técnica a uma usina hidrelétrica, tendo como desafio propor resoluções de problemas reais. Os resultados evidenciaram que o SESI/SENAI está em processo de adaptação ao Novo Ensino Médio proposto pela BNCC, dado que utilizou a Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) e utilizou a abordagem STEM para promover a construção do conhecimento dos alunos da turma em estudo. Foi possível perceber que a aplicação de uma abordagem STEM contribui para a interlocução entre as áreas de conhecimento e traz maior protagonismo dos alunos na construção do próprio conhecimento; além disso, incentiva os alunos para que sejam críticos e profissionais competentes na busca de soluções para em suas futuras atividades de trabalho. A visita técnica desafiou os alunos no entendimento entre ciências, meio ambiente, tecnologia, matemática, física, linguagens, provocando no aluno uma atitude proativa. Na atividade prática, com uso do Arduino Leonardo, percebeu-se a autonomia dos alunos para a realização dos desafios, o engajamento no trabalho em equipe, a compreensão dos problemas, o envolvimento para encontrar as soluções, a construção de um pensamento crítico diante das ações necessárias com base na interação com ambientes não-formais de aprendizagem, visando diminuir o consumo de energia. Por fim, percebeu-se a contribuição da abordagem STEM para o ambiente escolar, na educação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que constroem sua autonomia para alcançar as metas de seu conhecimento.
- ItemOpen AccessConstrução do conhecimento profissional para o ensino do pensamento algébrico nos Anos Iniciais: aprendizagem de uma comunidade de prática(2023-03) Quadros, Vera Cristina De; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Fiorentini, Dario; Ribeiro, Alessandro Jacques; Amado, Nélia Maria Pontes; Quartieri, Marli TeresinhaEsta pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa objetiva conhecer as potencialidades de um processo de formação continuada sobre o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais, na perspectiva da construção do conhecimento profissional em comunidade de prática, suscitada por tarefas de aprendizagem profissional. Assumindo o conceito de formação continuada de professores enquanto desenvolvimento profissional baseado na prática, a pesquisa tem como pressuposto que a aprendizagem profissional é situada, continuamente (re)significada na interação e na prática partilhada com outros professores. Desse modo, o aporte teórico é constituído na intersecção de três eixos: a aprendizagem profissional em comunidade de prática, os conhecimentos profissionais necessários para o ensino de matemática e o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, a investigação baseia-se nos ciclos de pesquisa da pesquisa-ação, com adoção de procedimentos analíticos na análise textual discursiva. A pesquisa empírica foi estruturada como um processo formativo em comunidade de prática (CoP), com a participação de 21 professores dos anos iniciais, do município de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, com nove encontros (online e presenciais), no período de março a maio de 2021. O corpus de análise foi composto por textos (orais e escritos) produzidos a partir das transcrições das gravações de áudio e vídeo dos encontros da CoP, do diário de campo da pesquisadora, de dois questionários e das produções dos professores (realizadas nos encontros da comunidade e em atividade remotas). Do processo formativo experienciado, três dimensões são analisadas, mediante a identificação de processos de negociação de significados entre os professores, designadamente: a) a CoP constituída e cultivada; b) os elementos da prática partilhada da comunidade, cunhada pelas tarefas de aprendizagem profissional (TAP), que apoiam construção coletiva de conhecimentos profissionais; c) a construção de conhecimentos profissionais ao longo do desenvolvimento dos empreendimentos da comunidade. Os resultados indicam que houve construção de conhecimentos profissionais para o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais bem como do pensamento algébrico entre os membros, em comunidade. Infere-se que as TAP foram fundamentais para propiciar a construção de conhecimentos profissionais sobre o ensino do pensamento algébrico, ao fomentar aprendizagens pela negociação de significados e pela construção de significados comuns. Conclui-se, pois, que há potencialidades em um processo formativo em CoP, mediado pelas TAP, para abordar o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais, designadamente: a) as interações e relações próprias da CoP propiciam adequadas condições para as discussões e trocas de experiências preconizadas nas TAP; b) o fato das TAP estarem fundamentadas na prática possibilitam aderência e coesão aos processos de negociação de significados, fundamentais para a aprendizagem e construção de conhecimentos profissionais; c) as TAP, articuladas à prática da CoP, podem potencializar o engajamento mútuo, o comprometimento e a participação dos membros, por proporcionar a aprendizagem da prática na e pela prática; d) a articulação das TAP na prática da CoP intensificou a participação e fortaleceu a coerência na comunidade, tendo em vista o domínio comum a guiar os membros; e) no contexto dessa CoP, as TAP, concebidas como instrumentos de mediação, transformaram-se em componente da prática da comunidade; f) a articulação das TAP à prática da CoP revelou-se uma potente proposta formativa, por unir aspectos favoráveis ao desenvolvimento profissional baseada na prática das TAP com os elementos sociais fundamentais à construção de conhecimentos que são constitutivos da CoP (centralidade da prática, aprendizagem, participação, reificação e negociação de significados). Entretanto, pela natureza das interações e relações em uma CoP, não é uma proposta formativa viável para grupos com muitos membros nem para aquela formações institucionais de caráter massivo, de alcançar muitos em pouco tempo. Destarte, em face dos resultados encontrados, advoga-se que há um encadeamento entre aprendizagem em comunidade de prática, tarefas de aprendizagem profissional e o conhecimento matemático, confirmando a possibilidade de propor formação de professores centrada na aprendizagem em CoP, reiterando que essa aprendizagem pode ser positivamente fomentada pelas TAP. Outrossim, demonstrou ser uma formação que potencializa a construção do conhecimento matemático para o ensino do pensamento algébrico, suscitando uma multiplicidade de significados e sentidos: na visão da matemática e da álgebra escolar; na apropriação de termos e conceitos matemáticos; nas abordagens pedagógicas; na diversificação de recursos didáticos; no zelo com a aprendizagem dos alunos; na vontade de mudar a prática docente; no próprio pensar algébrico. Afinal, um processo formativo que colabora, apoia e favorece a (re)significação da prática, em vista de aprender a fazer melhor (o ensino).
- ItemOpen AccessEducação midiática nos anos finais do ensino fundamental: exercício de autoria e criticidade através da criação de memes(2022-03) Santos, Rosana Lodi Lourenço; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Hattge, Morgana Domenica; Schwertner, Suzana Feldens; Amado, Nélia Maria Pontes; Jacinto, Hélia Maria Da VendaO trabalho de pesquisa está inserido no Programa de Mestrado em Ensino e na Linha de Pesquisa Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino. O estudo objetivou compreender a capacidade de autoria, levando em conta aspectos da criatividade e da criticidade, de um grupo de alunos de 6.o e 7.o anos do Ensino Fundamental, na análise e criação de memes no espaço escolar, tendo por base uma proposta de educação midiática. Tal objetivo se conjuga com o propósito de transformação da prática pedagógica, no sentido de fazer com que as linguagens dos memes se tornem um veículo de conhecimento e reflexão para os alunos. Os memes refletem uma linguagem em que se combinam poucas palavras, porém com grande impacto imagético e comunicativo, bem como trazem toques de humor, crítica, deboche, ironia e atravessam o momento sócio-histórico em que nos encontramos. Destaca-se que o uso dos memes, como uma linguagem líquida, efêmera e volátil, pode trazer, em algumas situações, conteúdos que agridem as minorias e ser uma forma de se propagar desinformação. As escolas, enquanto espaços formais de aprendizagem, necessitam extrair o melhor das diversas linguagens digitais, as quais fazem parte da cultura digital dos alunos, sendo o resgate do gênero textual digital meme uma forma de se estabelecer o diálogo entre sociedade e educação. Como metodologia utilizou- se a pesquisa-ação, tendo como foco a investigação das linguagens líquidas, como a dos memes, no sentido de reunir esforços de conscientização na perspectiva da construção da responsabilidade e da cidadania digital. Foi posta em prática uma proposta pedagógica de educação midiática planificada em diferentes momentos (dez aulas) com a criação de memes e a realização de questionários. Tal proposta foi realizada através de encontros online em duas instituições, uma privada e outra pública, envolvendo alunos de 6. o e 7.o anos, respectivamente, em um total de treze participantes. A análise dos dados foi realizada tendo por base a Análise de Conteúdo sob a perspectiva da Bardin (2016). As conclusões enfatizam a importância das escolas se apropriarem de linguagens como a dos memes que se reportam, para além das mensagens, a formas de pensar e de se posicionar, explorando os potenciais ângulos que favoreçam a participação cívica na web, sob uma abordagem de autoria reflexiva e crítica, tendo por base uma proposta didática de educação midiática.
- ItemOpen AccessReflexos da formação continuada na prática docente: um estudo na educação a distância no ensino superior(2024-12) Silva Júnior, Adonias Soares da; Amado, Nélia Maria Pontes; Carreira, Susana Paula Graça; Schuck , Rogério José; Dullius , Maria Madalena; Matos , João Filipe; Lagarto , José ReisA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, teve por objetivo geral analisar a prática docente na modalidade a distância mediante a formação continuada no curso superior em Administração Pública do IFBA. A pesquisa fundamentou-se em três principais linhas teóricas. A primeira, Educação a Distância e Comunicação na Educação, utilizou-se dos autores Belloni (2013), Moore (2007) e Litto e Formiga (2009), que discutem a EAD explorando como a mediação tecnológica facilita o acesso ao conhecimento e transforma a interação entre professores e alunos. A segunda, Formação de professores, levou em consideração autores como Tardif (2001), Pimenta (2005) e Nóvoa (1988), que defendem a formação continuada dos professores, enfatizando que o desenvolvimento profissional docente depende tanto do conhecimento teórico quanto da experiência prática, valorizando, também, a construção da identidade docente e o papel do professor como mediador do conhecimento e promotor de práticas reflexivas. Por fim, na linha teórica Inovação e tecnologias na Educação, os autores Moran (2007), Kenski (2007) e Lévy (1999) foram utilizados para tratar da inserção de tecnologias digitais e das novas mídias na educação, ressaltando seu potencial para transformar práticas pedagógicas e promover um aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Nesta pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, pautada na pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, o grupo focal, a observação, o diário de campo e os depoimentos recolhidos a partir da participação no Curso de Formação Continuada. A análise dos dados foi realizada com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2011), em que o material analisado passa por três fases: uma de pré-análise; categorização, codificação e quantificação dos dados (análise do material); e tratamento dos resultados. A partir dessa teoria, identificou-se três categorias principais: reflexos da formação continuada na prática docente, utilização dos materiais pedagógicos na prática docente e reflexos da formação continuada na perspectiva e aprendizagem dos estudantes. Os participantes da pesquisa foram professores e estudantes vinculados ao curso de Bacharelado em Administração Pública, ofertado na modalidade a distância pelo IFBA. Foi possível identificar, a partir das atividades, que as necessidades formativas dos professores estão relacionadas ao uso adequado das ferramentas tecnológicas, ao conhecimento e prática das metodologias ativas, à produção de material e às questões de inclusão na EAD. Com base nos dados coletados a partir do Curso de Formação Continuada, o estudo revelou que houve mudanças positivas na prática docente, as quais refletiram na aprendizagem dos estudantes. Constatou-se barreiras iniciais enfrentadas pelos professores, como dificuldades técnicas e resistência ao uso de novas tecnologias. Com a formação, os docentes desenvolveram competências digitais e metodológicas, integrando ferramentas como ambientes virtuais de aprendizagem e recursos audiovisuais e interativos, o que trouxe mais dinamismo e interatividade para as aulas, resultando em maior engajamento e autonomia dos alunos. Além disso, o estudo propôs um modelo de formação que combina aspectos técnicos e pedagógicos, incentivando uma prática reflexiva e inclusiva, adaptada para atender às necessidades de acessibilidade dos estudantes. O estudo revelou que houve a introdução de novos recursos tecnológicos durante as aulas a distância, maior utilização de metodologias ativas, melhoria do envolvimento dos estudantes em atividades práticas, projetos de extensão, bem como mudanças na utilização dos materiais com acessibilidade, como o uso de letras legíveis nos slides, bem como cores e fontes adequadas.