Pós-Graduação
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- ItemAcesso AbertoA (r)existência negra na contemporaneidade e a presença de docentes negros em instituições comunitárias de ensino superior - ICES do Rio Grande do Sul(2025-05-14) Silva, Nadini da; Pinheiro, Fernanda Storck; http://lattes.cnpq.br/2051002287550023; Severo, Valdete Souto; Cardoso, Rosane Maria; Turatti, LucianaO racismo é um problema que existe em todas as esferas sociais e seus diferentes modos de manifestação, a saber, racismo estrutural, institucional e individual, interferem na forma como a sociedade se organiza e se desenvolve. Esse contexto não é diferente no ensino superior brasileiro, onde a presença de sujeitos negros aumenta a partir da Lei 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas, voltada para o ensino superior público federal. Diante da inexistência de legislação similar para as instituições de ensino superior privadas e considerando que, dentre estas, se encontram as Instituições de Ensino Superior Comunitárias – ICES, buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as percepções dos professores negros nas instituições de ensino superior comunitárias do Rio Grande do Sul quanto à representatividade negra e o racismo neste ambiente? Para respondê-lo, o estudo investigou o contexto histórico das Instituições Comunitárias de Ensino Superior no Rio Grande do Sul, diante da demografia do Estado e dos reflexos do racismo estrutural nesta conjuntura. Um dos objetivos específicos se combinou com a justificativa da pesquisa, onde se buscou identificar o estado da arte das pesquisas realizadas sobre ações afirmativas nas ICES e representatividade no âmbito da pós-graduação brasileira, através da análise de dissertações e teses disponíveis no portal da CAPES para verificar se o tema estava sendo investigado. Essa etapa da pesquisa identificou a inexistência de estudos publicados sobre o tema apontando a relevância da investigação desenvolvida. Trata-se de metodologia qualitativa, que fez uso de índices demográficos, e analisou a percepção dos docentes participantes da pesquisa sobre racismo e representatividade negra no ambiente das ICES através da realização de entrevistas. O critério de inclusão dos entrevistados era estar atuando como docente de ensino superior em uma das 15 ICES do Rio Grande do Sul e autodeclarar-se negro. Participaram dessa etapa 13 docentes, vinculados a nove ICES gaúchas. O resultado das entrevistas passou por análise de história de vida e fundamentou-se na revisão bibliográfica realizada, observando-se os dados demográficos das regiões onde estão localizadas as ICES às quais se vinculavam os participantes da pesquisa. Os docentes foram tratados como sujeitos da pesquisa e não como objeto, uma vez que se utilizou a o método de história de vida, descrito por Souza (2021) corroborando com o pensamento de Nascimento (2021) que aponta a importância de pesquisas serem desenvolvidas por negros, sobre a existência do negro nos mais diversos espaços. Por analisar as interações humanas e inter-raciais no ambiente das ICES a pesquisa se relaciona com a linha da pesquisa do programa Espaço e Problemas Socioambientais. A pesquisa concluiu que existe uma representação de docentes negros em 9 das 15 ICES, no entanto, índices representativos não foram localizados, uma vez que as cidades em que as instituições estão localizadas contam com pelo menos 15% da população que se autodeclara preta ou parda. Ou seja, a cada 100 professores das ICES ao menos 15 precisariam ser docentes negros, para que houvesse representatividade. Diante disso, mesmo sendo localizado ao menos um docente em cada uma das instituições participantes, não existem índices representativos e sim de representação.
- ItemAcesso AbertoA abordagem educativa de Loris Malaguzzi: possibilidade para o protagonismo e o empreendedorismo na Educação Infantil da América Latina(2023-11) Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Forneck, Kári Lúcia; Schneider, Mariângela Costa; Silva, Valdemir José Máximo Omena DaEsta tese propõe uma reflexão acerca da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália como possibilidade para desenvolver o protagonismo e potencializar o comportamento empreendedor na Educação Infantil, na América Latina. A Educação Infantil, denominada como a primeira etapa da Educação Básica, é constituída por uma geração de crianças e de educadores que são diariamente convocados a protagonizar e a empreender na construção de valores éticos, políticos e estéticos. A partir do entrelaçamento entre as inquietações da pesquisadora com o horizonte vislumbrado para o ensinar e o aprender na Educação Infantil, emergiu o problema de pesquisa que conduziu esta investigação: “Como a abordagem educativa de Loris Malaguzzi vem sendo desenvolvida na prática educativa de quatro professoras, que atuam em escolas de Educação Infantil, na América Latina, a fim de desenvolver o protagonismo infantil e potencializar o comportamento empreendedor das crianças?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) conhecer como as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina se aproximam da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália; 2º) analisar como ocorre o desenvolvimento do protagonismo infantil nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina; 3º) verificar se as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina potencializam o comportamento empreendedor das crianças; 4º) verificar se a documentação pedagógica está presente nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina. E, se estiver presente, averiguar o que evidenciam. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta tese, uma abordagem qualitativa com pressupostos aproximados do estudo de casos múltiplos e da pesquisa documental. Foram envolvidas quatro professoras da América Latina que trabalham na Educação Infantil. Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os documentos oficiais de três escolas e de um ateliê, os planejamentos, os registros fotográficos, as documentações pedagógicas e as quatro entrevistas compuseram o corpus desta pesquisa. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, com base nessa análise, os dados foram categorizados e analisados mediante uma reflexão apoiada em autores como Dolabela (1999; 2002; 2003; 2008); Dornelas (2005; 2007; 2018); Filion (2000); Gandini (2016); Hoyuelos (2020), Malaguzzi (1963; 1980; 1993; 1998; 1999; 2001; 2016; 2017); Martins (2010); Oliveira (2004); Rinaldi (2017); Schneider (2020); Vecchi (2014; 2017; 2020), dentre outros. A partir dessa reflexão, identificou-se que, por meio do protagonismo e do empreendedorismo das professoras no decorrer de suas práticas educativas, é desenvolvido o protagonismo infantil e potencializado o comportamento empreendedor das crianças. Nas análises das documentações dos projetos educativos evidenciou-se a problematização social, investigações no campo social e a participação das crianças, dos professores, das famílias e da comunidade em ações sociais, direcionadas para o coletivo e para a preservação ambiental. Diante desse cenário, compreende-se que o desenvolvimento do protagonismo infantil e a potencialização do comportamento empreendedor das crianças, com aproximações da abordagem reggiana, surge como possibilidade para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
- ItemAcesso AbertoA compreensão emocional e as habilidades sociocognitivas no Transtorno do Espectro Autista(2023-04) Santana, Vitoria Santos; Marchezan, Josemar; Bücker, Joana; http://lattes.cnpq.br/1252408669562705; César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Lima, Aveliny Mantovan; Laste, GabrielaINTRODUÇÃO: Existem evidências na literatura de que crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades no reconhecimento e na compreensão das emoções. Estas dificuldades podem estar associadas a prejuízos específicos na cognição, podendo impactar diretamente nas habilidades sociais. No entanto, estes dados ainda não são conclusivos, necessitando de mais estudos neste campo. OBJETIVOS/METÓDOS: Foi de avaliar o desempenho das habilidades sociocognitivas e a compreensão emocional em dezenove crianças com TEA (sem déficit intelectual associado), em comparação a um grupo controle, composto pelo o mesmo número de crianças típicas (que apresentam o desenvolvimento global dentro do esperado), considerando as idades de 06 a 12 anos. As avaliações foram realizadas por meio dos seguintes instrumentos: o quoeficiente de inteligência - QI, por meio da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência ou Escala WASI; a atenção por meio do Continuous Performance Test – Identical Pairs (CPT-IP); as funções executivas por meio do Trail Making Test (TMT); a memória de trabalho por meio do subteste dígitos da Escala Wechsler; a compreensão emocional por meio do TEC Digital (software) – Teste de Compreensão Emocional; a prosódia emocional por meio da Tarefa afeto receptiva do PEPS-C BR (Profiling Elements of Prosody in Speech-Communication); a linguagem será avaliada por meio do Teste Strange Stories. RESULTADO: Identificou-se melhor desempenho das funções executivas por parte do grupo estudo (p<0.02). Houveram significâncias em relação à desenvoltura social (p< 0.045), problemas de comportamento (0.03) e compreensão emocional, por meio da avaliação da linguagem (p<0.001) e expressões faciais (p<0.006), sendo que o grupo estudo apresentou desempenho inferior em relação ao grupo controle. CONCLUSÃO: A compreensão emocional está relacionada com o comportamento social no TEA. O presente estudo apresenta esta relação e a importância do desenvolvimento de técnicas e/ou atividades relacionadas ao desenvolvimento da compreensão e expressões emocionais no TEA.
- ItemAcesso AbertoA disponibilidade de serviços ecossistêmicos da entomofauna aquática adjacente pode variar em diferentes sistemas de manejo agrícolas?(2023-03) Vognach, Pauline Amanda; Dalzochio, Marina Schmidt; Périco, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4494244221645524; Silveira, Eliane Fraga Da; Silva, Darliane Evangelho; Corrêa, Luiz Liberato CostaA degradação ambiental provocada pelas atividades antrópicas atinge todos os ambientes, inclusive os dulcícolas, onde os insetos aquáticos desempenham importante papel. A avaliação ambiental a partir dos serviços ecossistêmicos é uma abordagem contemporânea, mas com o potencial de trazer maior valorização e ímpeto para entender a escala de sua importância, valor econômico e conservação. Este trabalho avaliou comunidades de insetos aquáticos próximas a lavouras de arroz convencionais, orgânicas e banhados naturais, no Pampa gaúcho, de outubro de 2021 a março de 2022, realizando-se quatro campanhas de coleta. Foram coletados 1.152 espécimes, divididos em 7 ordens, 22 famílias e 31 gêneros. Os táxons mais abundantes foram Chironomus (Diptera), com 421 indivíduos, seguido de Tropisternus (Coleoptera) 152; Sigara e Belostoma (Hemiptera), com 147 e 135 indivíduos cada. O tratamento com maior abundância foi o convencional, seguindo do orgânico e natural, que apresentaram, respectivamente, 448, 411 e 293 espécimes. Entretanto, 87,5 % dos insetos das lavouras convencionais pertenciam a apenas uma família - Chironomidae (Diptera), tratamentos que apresentaram uma riqueza de 10 gêneros, enquanto que os pontos naturais somaram 23 e os orgânicos, 22 gêneros. GLM demonstrou diferenças significativas na riqueza entre lavouras convencionais e os demais tratamentos - (p≤0.009) lavouras orgânicas (p≤0.014) banhados, situação idêntica para a abundância - (p≤0.001) orgânicas e banhados. Na composição, as lavouras convencionais se distanciaram dos demais tratamentos, enquanto que as lavouras orgânicas e os banhados naturais se sobrepuseram em dois pontos, compartilhando 58 % dos táxons – NMDS (13 % stress). Testes INDval apontaram o gênero Sigara (p≤0.9;0.4) e a Família Pyralidae (p≤1.0;0.1) como táxons indicadores para as lavouras orgânicas. Análises SIMPER demonstraram que os tratamentos convencionais são 73,2 % dissimilares dos orgânicos, 78,9 % dissimilares dos banhados naturais e que estes são 69,5 % dissimilares das lavouras orgânicas. Identificou-se 28 possíveis serviços ecossistêmicos - cinco de provisão, 10 de suporte, dois de regulação e oito culturais, congregados em 11 grupos. N1 e O3 apresentaram o maior número de grupos entre as comunidades, e os tratamentos convencionais, os menores. Alguns serviços são específicos de determinados tratamentos. PERMANOVA aponta diferença na composição de grupos funcionais entre os tratamentos (p≤0.01), o que não se aplica à composição dos serviços ecossistêmicos entre esses ambientes (p≤0.8). A composição da paisagem parece não influenciar de forma significativa. Nitratos apresentaram resultados baixos ou inexpressivos, enquanto nitritos não foram detectados na água.
- ItemAcesso AbertoA epidemiologia das doenças psiquiátricas antes e durante a pandemia da Covid-19(2024-08-08) Tolfo, Gladis Ramos; Não possui; Silva, Guilherme Liberato da; http://lattes.cnpq.br/9587693374011290; Brietzke, Alinne Patricia; Roncada, Cristian; Lohmann, Paula MicheleDentre as patologias mais comuns na população em geral, observa-se depressão e ansiedade, com maior agravamento dos sintomas durante a pandemia da COVID-19. Este estudo tem como objetivo avaliar a incidência de transtornos mentais tais como depressão e ansiedade; bem como associar com o contexto pandêmico da COVID-19. A população deste estudo está composta por usuários que procuraram atendimento médico por demanda espontânea nas unidades básicas de saúde (UBSs) no município de Lajeado- Vale do Taquari/Rio Grande do Sul, Brasil. O período dos prontuários que estão selecionados foi de entre janeiro de 2019 a dezembro de 2022, configurando assim o período do antes e durante a pandemia da COVID-19. A análise estatística realizada usando o JAMOVI (Version 2.3) [Computer Software] (2022) e R Core Team (2021). Foram analisados 8335 prontuários de indivíduos que estavam incluídos nos critérios de seleção e distribuídos em 36 municípios do Vale do Taquari/RS. A média de Idade da população amostrada foi de 45.5 ± 16.1 (mediana 44), sendo que 6038 (72.3%) pertencentes ao sexo feminino e 2316 (27.7%) do sexo masculino, apresentando diferença significativa na proporção dos sexos (p<0.001). Foi possível verificar um aumento do número de pessoas que buscaram serviços por causa da depressão e ansiedade, entre antes e durante a pandemia. Quanto a Depressão, podemos pressupor que existe uma diferença significativamente menor de indivíduos do sexo masculino de 12% em comparação com indivíduos do sexo feminino. Medidas de intervenção efetivas, expeditas e práticas que sejam compatíveis com as políticas públicas de saúde mental de prevenção devem ser desenvolvidas e implementadas para manter o bem-estar da saúde mental da população, não importando a sua faixa-etaria e sexo.
- ItemAcesso AbertoA exprimentação investigativa como alternativa para o ensino de química no Ensino Médio(2023-08-28) Cavasin, Edna Neves Da Silva; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Oliveira, Eniz Conceição; Hoehne, Lucélia; Bartelmebs, Roberta ChiesaParticularmente para a Química, a experimentação é essencial para consolidar conhecimentos e compreender fenômenos, relacionando-os a diferentes aplicações. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, visou examinar se a experimentação investigativa facilita o ensino de Química em uma turma de 2º ano do ensino médio em uma escola da rede pública estadual em Guarantã do Norte, estado do Mato Grosso. Para a intervenção pedagógica, foram elaboradas três Sequências de Ensino Investigativo (SEI), baseadas nos pressupostos teórico-metodológicos do ensino por investigação: Ácidos e Bases (SEI-1); Tudo se transforma (SEI-2) e por que a água não queima? (SEI-3). Em relação à geração de dados, foram utilizados instrumentos como diário de campo da pesquisadora, registros escritos produzidos pelos alunos durante as SEI e gravações em vídeo das aulas. Os dados empíricos gerados foram analisados por meio de aproximações com a técnica da análise de conteúdo. Em termos de resultados, a análise evidenciou cinco categorias, as quais convergem para o objetivo geral da pesquisa, que é investigar desafios e contribuições do desenvolvimento de atividades experimentais de natureza investigativa em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Três categorias representam as contribuições da abordagem didática adotada: indícios de melhorias na aprendizagem de conhecimentos de Química, desenvolvimento da argumentação e desenvolvimento de competências atitudinais. Quanto aos desafios, emergiram duas categorias: fragilidades nos conhecimentos de Química e dificuldades de trabalhar em grupo. De modo geral, esta pesquisa evidenciou as potencialidades das SEI e da experimentação investigativa para ressignificar o ensino de Química. O Produto Educacional decorrente desta pesquisa é intitulado “Sequências de Ensino Investigativo para o Ensino de Química no Ensino Médio”, no qual são apresentadas e discutidas as SEI desenvolvidas, que podem ser adaptadas e aplicadas em outras séries do Ensino Médio e em distintos contextos.
- ItemAcesso AbertoA filosofia da práxis como proposta de ensino não formal para emersão do intelectual orgânico(2024) Gomes, Vilisa Rudenco; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Guareschi, Pedrinho; Pase, Hermerson Luiz; Hattge, Morgana Domênica; Machado, Neli Teresinha GalarceEste trabalho dedica-se a realizar uma proposta de Ensino Não Formal para emersão do intelectual orgânico, partindo da premissa gramsciana de que todos os homens são intelectuais, ainda que não exerçam esse papel na sociedade. A pesquisa foi realizada no Sindicato da Prefeitura Municipal de Navegantes/SC, e contou com nove trabalhadores da Secretaria de Obras, sob a suplência dos escritos de Guareschi e Gramsci, sobretudo da filosofia da práxis. A pesquisa é classificada como participante e utilizou a dialética como método de análise. Percebeu-se alargamento intelectual do grupo, comparando suas teses às suas sínteses após terem passado pela antítese. A pesquisa chegou aos seguintes resultados: os sujeitos pertencentes à mesma categoria diferiam-se em relação ao seu tempo de produção de síntese; dentre os participantes, foi identificado um intelectual orgânico, constituído a partir de seu processo histórico de lutas e militâncias; nem todos os participantes efetivaram o processo de emersão intelectual, seja por deficiências cognitivas, seja por problemas de desmotivação, conformismo e cansaço. Apenas três participantes realizaram o processo de emersão intelectual, verificado a partir de modificações de posturas, as quais envolvem: o abandono do senso comum, a proposição de reuniões com a categoria, a vontade declarada de busca de um vereador ou um partido, um condottiero para abrigar as demandas da categoria, o reconhecimento de que os Sindicatos são a maior forma de organização e expressão de luta da classe trabalhadora. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que é possível a realização da emersão do intelectual orgânico no Ensino Não Formal.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada de professores de Ensino Médio integrado à educação profissional do IFMT- Capus Barra do Graça- e as demandas da educação inclusiva(2017-12) Miranda, Fernanda Luzia De Almeida; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Borges, Águeda Aparecida Da Cruz; Silva, Jacqueline Silva da; Marchi, Miriam InesA formação continuada de professores constitui-se um elemento fundamental para o desenvolvimento de práticas escolares inclusivas. No Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI), essa formação assume maior relevância em virtude das peculiaridades dessa modalidade de ensino, como as que tangem à sua organização curricular e aos diversos perfis formativos de seus docentes, sujeitos da pesquisa. Este trabalho tem como lócus o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Barra do Garças, e seu objetivo precípuo é analisar os discursos de alguns professores do EMI sobre a inclusão escolar e o seus processos formativos, sobretudo o que ocorre em serviço – a Formação Continuada – tendo em vista as demandas da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utiliza a Análise do Discurso (AD) de vertente francesa para perscrutar os dados coletados por meio de três instrumentos: ficha de identificação, entrevista semiestruturada e questionário. Assim, percebem-se nos discursos docentes sobre a inclusão escolar que alguns sentidos retomam o paradigma da integração, além de manifestarem a necessidade de a Instituição criar políticas de formação continuada coerentes com o imperativo inclusivo, sendo imprescindível, para isso, o engajamento dos gestores e da equipe multiprofissional do Campus.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada em uma escola de tempo integral de Mato Grosso(2022-06) Brambilla, Sebastiani Stamm Hirsch; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Miorando, Tania Micheline; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida GuimarãesA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari. A temática trata da formação continuada de professores da Educação Básica, com o objetivo de analisar como professores e gestores de uma escola de tempo integral de Mato Grosso percebem a formação continuada desenvolvida naquela unidade escolar. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram necessários estudos de referenciais teórico/metodológicos, que nos direcionaram à abordagem qualitativa. Realizamos estudos de produções científicas, para conhecer pesquisas que se aproximassem da nossa temática; de Leis que amparam as políticas de formação continuada no Brasil e em Mato Grosso; de Pareceres Orientativos da Secretaria de Estado de Educação/MT, além de entrevistas e de grupos de discussão com professores e gestores da escola investigada. Com relação à temática em estudo, buscamos estabelecer um diálogo com autores que discutem a formação continuada, tais como: Nóvoa (1999; 2000; 2002; 2003); Imbernón (2011; 2012) e Tardif (2014), entre outros. A pesquisa foi realizada numa escola de tempo integral, num município do norte do Estado do Mato Grosso. A análise das informações, que ocorreu por meio da análise textual discursiva, evidencia que os professores compreendem a proposta de formação continuada como uma política formativa que fortalece a escola como espaço formativo, bem como os profissionais, por meio da discussão, da reflexão e da troca de experiências. As informações colhidas evidenciam aspectos positivos e fragilizados. Segundo os entrevistados, o processo formativo que ocorria antes da reformulação de 2021, centrado na escola, foi mais positivo, uma vez que fortalecia a identidade formativa na escola locus da formação continuada, oportunizando aos profissionais assumir uma postura mais crítica e reflexiva, que possibilitava mudanças no campo didático-pedagógico do ensino. No entanto, as informações também apontam que a situação pandêmica trouxe uma nova organização formativa, que passou a ser de forma on-line, alterando o projeto de formação continuada ofertado e desenvolvido na unidade escolar. Essa nova forma, segundo os sujeitos envolvidos, não atende as necessidades do contexto. Concluise que a forma organizativa que leva em consideração o documento orientativo emanado pela SEDUC/MT com especificações de cada unidade escolar atende melhor, suas necessidades formativas. Dessa forma, sugerimos que as percepções colhidas na investigação sejam consideradas, com o intuito de melhorar o processo de formação continuada e, consequentemente, o processo de ensino.
- ItemAcesso AbertoA formação de professores em educação ambiental: hortas escolares como espaço de dinamização de ecossistemas múltiplos(2022-12) Marques, Marilaine De Castro Pereira; Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Souza, Lise Mary Soares; Kaick, Tamara Simone Van; Neuenfeldt, Derli JulianoA pesquisa parte do pressuposto de que a Educação Ambiental contribui para a formação integral de professores e estudantes e para a construção da cidadania planetária. A horta escolar, por ser uma estratégia que possibilita o contato com a terra, com as plantas e o envolvimento com os cuidados necessários às espécies cultivadas, revela-se uma importante ferramenta pedagógica para propor aulas significativas, que resultam em aprendizagem ativa e interdisciplinar, articulada aos Temas Contemporâneos Transversais, que podem favorecer a construção de conhecimentos, valores e atitudes, indispensáveis para a formação do sujeito crítico, cuidadoso com a saúde e com o bem-estar individual, coletivo e planetário. O objetivo geral do estudo foi investigar a potência dos processos colaborativos e das hortas escolares, na formação de professores de Ciências da Natureza, na perspectiva teórico-metodológica da Educação Ambiental, articulada à proposta ecosófica, tendo como foco um grupo de professoras de Ciências da Natureza que atuam na rede pública estadual, no município de Alta Floresta-MT. Como objetivos específicos foram traçados os seguintes: a) identificar a existência de hortas nas Escolas Estaduais de Alta Floresta, a fim de avaliar suas funções no ambiente educativo; b) caracterizar os processos de comunicação e de educação ambiental no cotidiano dos professores de Ciências da Natureza; c) realizar, por meio da pesquisa-intervenção, um processo de formação continuada voltado a professores de Ciências da Natureza, com foco nos temas da educação ambiental, educomunicação socioambiental e horta escolar; d) avaliar a potência da formação colaborativa e das hortas escolares, como dispositivos de educação ambiental e para a dinamização de ecossistemas de comunicação ambiental. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, incluindo métodos e procedimentos baseados na pesquisa-intervenção, além de estudo bibliográfico, documental e de campo. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas, observações, relatos em diários de campo e análise das produções dos professores, a partir de encontros formativos. A pesquisa de campo foi realizada em 2021, com dois grupos de professoras. Para um dos grupos foi aplicada somente uma entrevista; com o outro, foi realizada uma formação. Foram comparados os relatos de ambos, a respeito de como compreendem a potência de processos colaborativos e das hortas escolares na formação de professores, na perspectiva teórico-metodológica da educação ambiental, articulada à proposta ecosófica. O grupo de intervenção foi formado por professoras de Ciências da Natureza, que demonstraram receptividade à proposta, disponibilidade e compromisso para participarem da formação. Adotou-se a perspectiva das metodologias não extrativistas e de estratégias de produção de conhecimento, que valorizaram a dimensão corpórea e a integração dos três registros ecológicos: ambiental, social e da subjetividade, do que decorre o conceito de ecosofia. Na iniciativa em questão, foram exploradas cinco categorias de análise como temas a serem problematizados na formação: memórias, cuidado, interdependências, ecossistemas e transformações. A formação realizada possibilitou aprofundar a compreensão das dimensões da ecosofia, já que, entre as professoras entrevistadas, os modos de cuidado, as possibilidades de interdependência, de organização ecossistêmica e as transformações demonstraram menor complexidade, assim como no início da formação das duas professoras. Ao longo dos encontros formativos, observou-se uma mudança de perspectiva nos relatos das participantes. De modo conclusivo, o estudo aponta para a potência da criação e do aprimoramento de ecossistemas comunicativos (presencias e on-line), que possibilitaram que as professoras participantes dos encontros passassem a integrar à sua concepção materialista de educação ambiental, um viés sensível. Fortaleceu-se a concepção da horta como laboratório vivo, espaço de aprendizagem interdisciplinar, coletivo e colaborativo, onde se podem desenvolver práticas pedagógicas de educação ambiental e de Ciências da Natureza, utilizando métodos colaborativos, estratégias educomunicativas e princípios ecosóficos, que possibilitam desenvolver habilidades cognitivas e socioafetivas, sem dicotomizar razão e emoção. A formação fortaleceu também a ideia de interdependência entre todas as formas de vida, bem como, do papel dos professores na construção de sociedades mais sustentáveis, o que requer o cuidado consigo, com o outro e com o ambiente. Observou-se que as professoras que participaram da formação passaram a entender a aprendizagem como atividade corpórea, vislumbrando alternativas a serem desenvolvidas nas aulas, bem como compreenderam que as atividades ligadas à horta e ao ambiente ecológico mais amplo contribuem para o bem-estar físico, mental, espiritual e social. As memórias afetivas emergiram nos dois grupos de professoras pesquisadas, com ênfase nas vivências familiares. Poucas lembranças vieram do contexto escolar, o que indica que as escolas e as instituições de formação inicial e continuada de professores, ainda não incorporaram em suas propostas formativas atividades envolvendo as memórias afetivas, de forma exitosa. Essa incorporação tem muito a contribuir com a educação integral de alunos e professores, a qual é um imperativo nos documentos educacionais em vigência na atualidade. Vale ressaltar que a pesquisa está articulada mais diretamente a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs): Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis, visto que aborda questões relevantes para se alcançar esses propósitos no contexto local e global.
- ItemAcesso AbertoA importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5º ano em escolas do município de Paulo Afonso- BA(2024-12) Silva, Ana Paula Lima Pereira da; Oliveira, Eniz Conceição; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Silva, Jaqueline Silva e; Herber, Jane; Andersen, EleniceO presente trabalho aborda a importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5° ano em escolas do município de Paulo Afonso – BA. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar as contribuições da compreensão leitora na construção do saber nas aulas de Ciências da Natureza, na perspectiva de professores do 5° ano do município de Paulo Afonso, BA. Os objetivos específicos foram: a) investigar a percepção dos professores em relação ao papel da leitura de textos de divulgação científica pelos alunos, durante as aulas de Ciências da Natureza; e b) identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no ensino de Ciências da Natureza mediado por textos de divulgação científica como recurso didático. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, investigou as contribuições da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza, com foco na percepção de 11 professores. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados. A análise das respostas foi realizada visando identificar padrões e avaliar as percepções dos docentes sobre o impacto da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza. Com o desenvolvimento da pesquisa, descobriu-se que os professores reconhecem a importância de promover a leitura crítica e reflexiva. Eles se dizem estar empenhados em desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e compreender textos científicos de forma crítica, questionando as informações apresentadas e refletindo sobre suas implicações. No entanto, foi possível analisar que ainda falta uma sistematização no ensino para que se obtenha um resultado ainda mais satisfatório em relação à capacidade leitora dos alunos nas aulas de Ciências da Natureza.
- ItemAcesso AbertoA interculturalidade presente no currículo de matemática nas licenciaturas interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia(2024-02) Silva, Fabricio Pereira Da; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Barbosa, Gabriela Dos Santos; Blanco-Alvarez, Hilbert; Giongo, Ieda Maria; Machado, Neli Teresinha GalarceA presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e descrever como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) definem os conhecimentos e saberes matemáticos sob a perspectiva da interculturalidade no contexto da formação de professores de matemática nas licenciaturas interculturais indígenas do estado da Bahia e problematizar o que pensam os professores de matemática, representantes dos estudantes e gestores sobre o modelo de formação que tem sido desenvolvido. Do ponto de vista teórico, este trabalho apoia-se nas propostas preconizadas pela interculturalidade crítica, como um corpo teórico que permite o reconhecimento da existência de sistemas de saberes plurais da etnomatemática que, na condição de programa de pesquisa, aponta como múltiplos os lugares dos quais emergem os saberes matemáticos, e da decolonialidade, que referencia a possibilidade de um pensamento crítico a partir das minorias no intuito de contrapor o poder colonial e eurocêntrico que prevalece na sociedade moderna. Os dados foram coletados através da análise dos PPCs das Licenciaturas Interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia e a pesquisa de campo foi realizada através de grupos focais com estudantes, professores e coordenação das Licenciaturas. Na análise dos dados, utilizamos as técnicas da Análise de Conteúdo. A análise dos resultados permite perceber que o termo “interculturalidade” assume vários significados, ora na perspectiva funcional, ora na perspectiva crítica, fato apontado previamente em nossa tese pelo referencial teórico adotado. Quanto aos grupos focais, as falas dos estudantes evidenciam certo distanciamento entre o que o PPC anuncia e o que de fato é vivenciado. Além disso, para a formação de professores de matemática, a etnomatemática, a interculturalidade crítica e a decolonialidade são vislumbradas como possibilidades para a superação do modelo social eurocêntrico que coloca o conhecimento da matemática como um saber excludente.
- ItemAcesso AbertoA mentoria como recurso para jovens estudantes do Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura(2024-03) Gomes, Marcela Lorea; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Martins, Silvana Neumann; Horn, Cláudia Inês; Silva, Roberto Rafael Dias daEsta pesquisa apresenta como tema uma reflexão acerca do ensino, com foco na mentoria para jovens estudantes. A mentoria se caracteriza como uma relação de apoio e de orientação entre uma pessoa habilitada (mentor) e um aprendiz (mentorado), com o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem (Bell, 2005). Ela pode ser uma estratégia efetiva para ajudar os jovens a se desenvolverem e a construírem seus projetos de vida. A partir dos aportes teóricos de Galvão e Ricarte (2019), foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, com 16 artigos em que foi pesquisado cinco pontos sobre mentoria: seus tipos, funções, fatores de êxito, principais benefícios e tendências. Os resultados destacam a mentoria como um recurso de ensino abrangente e transformador, evidenciando seu impacto positivo em diversas dimensões do desenvolvimento de jovens estudantes. Além de fornecer suporte acadêmico, a mentoria desempenha um papel importante como apoio emocional, na promoção da identidade racial, no acesso à educação superior para comunidades vulneráveis e no estímulo ao interesse em STEM. Uma abordagem holística da mentoria, reconhecendo a personalidade única de cada aluno, parece ser uma tendência relevante nos estudos internacionais, com o intuito de promover não só o crescimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal e profissional. A relação entre mentor e mentorado é destacada como fator determinante para o sucesso da mentoria, promovendo um ambiente de confiança, de empatia e de apoio mútuo. Este estudo destaca a necessidade de promover programas de mentoria individualizados, adaptados às necessidades específicas dos alunos e seus contextos, para garantir um impacto significativo nas suas jornadas educativas e profissionais.
- ItemAcesso AbertoA polifonia dos saberes pedagógicos em contexto fronteiriço (Brasil-Venezuela), município de Pacaraima/RR(2022-08-01) Siqueira, Evangelista Soares; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; Schwertner, Suzana Feldens; Oliveira, Joelma Fernandes De; Nogueira, Francisco Marcos MendesA presente Dissertação de mestrado aborda a temática da Escola de Fronteira na intersecção com os seguintes temas: formação de professores (inicial e continuada), (multi)culturalismo e currículo. Esses conceitos a priori formam uma unidade que permite ampliar os horizontes, especialmente ao considerarmos o campo de interesse desta pesquisa (tema) e as singularidades (polifonia dos sujeitos-participantes) sobre os saberes pedagógicos e a ambiência do Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto (C.E.M.C.V.N.), o qual está localizado na cidade de Pacaraima, no estado mais Setentrional do País. Registra-se que o município faz Fronteira com a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Diante desse cenário, emergiu as seguintes questões: em que medida os saberes pedagógicos da formação inicial e continuada são mobilizados pelos professores/professoras para atender às demandas e os desafios específicos da prática docente no contexto da/na Escola de Fronteira? Qual é o modus operandi que os professores/professoras agenciam no processo de ensino e aprendizagem na Escola de Fronteira a partir da (con)vivência de alunos/alunas brasileiros/as e venezuelanos? Que saberes pedagógicos precisam ser construídos ou ressignificados com a finalidade de dar conta dos desafios que se colocam no cotidiano da/na Escola de Fronteira?. Com o intuito de buscar respostas aos questionamentos em tela, privilegiou-se a dimensão da pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso e o aporte da metodologia da História Oral através de entrevistas semiestruturas. Não obstante, devido à Pandemia do Coronavírus (COVID-19) foi preciso fazer alguns ajustes e traçar algumas estratégias para darmos conta da produção, sistematização e análise dos dados, dentre as estratégias, recorremos para as videochamadas com auxílio do Google Meet para realizar e gravar as entrevistas, além do Google Forms na aplicação de questionários. Essas estratégias se mostraram satisfatória no decorrer da investigação porque resguardou os entrevistados e o entrevistador, particularmente por causa da insegurança frente ao COVID-19. A partir da pesquisa de campo e das entrevistas é possível inferir que a dinâmica e a singularidade educacional no C.E.M.C.V.N perpassa pelos desafios e pela barreira linguista, exigindo busca de alternativas didático-pedagógica com a finalidade de mitigar os obstáculos e inserir todos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Demais, os resultados da pesquisa, ainda, apontam a Fronteira como lócus circularidade de pessoas, culturas, saberes e, também, de tensionamento sociocultural, ainda mais porque tem uma grande circulação de pessoas devido boom migratório de venezuelanos fugindo da crise econômica, política e social vividas no País vizinho desde 2014.
- ItemAcesso AbertoA prática como componente curricular no curso de Licenciatura em Matemática: como ensinam a ensinar(2023) Sousa, Francisco Jucivânio Félix De; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Bedin, Everton; Nóbile, Márcia Finimundi; Vian, Vanessa; Oliveira, Eniz Conceição; Machado, Neli GalarceEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Teve o objetivo de estudar a contribuição da Prática como componente curricular (PCC) na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú. Insere-se, metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma investigação que se utiliza dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, aliadas a uma incursão no campo, com aplicação de questionário aos docentes, coordenador e discentes do curso em questão. Considerou-se, no campo teórico, a perspectiva das políticas de formação docente no Brasil, nos pareceres e nas resoluções que as instituíram – as Diretrizes Curriculares Nacionais (2002; 2015; 2019), bem como os estudos que debatem o processo de ruptura de paradigma da prática racional para o processo do professor reflexivo, em Fiorentini (2000; 2005; 2008; 2009; 2012), Gatti (2014; 2016), Gauthier (1998), Pimenta (1996; 2002; 2012), Schön (1995; 2000), Tardif (2000; 2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999; 2010; 2013), selecionados com o propósito de oferecer ferramentas que contribuíssem para o alinhamento da investigação. Referente aos conhecimentos que devem ser de domínio do professor que ensina Matemática, está fundamentalmente referenciada em Shulman (1986; 1987) e Ball, Thames e Phelps (2008), e como fontes de informação utilizamos o Projeto Político do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática e a legislação educacional vigente. A análise dos dados coletados foi realizada utilizando princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A partir do tratamento das informações coletadas e das categorias emergidas, constatamos que os sujeitos investigados compreendiam a importância da relação da teoria e prática na formação inicial do docente, sendo constituídas de elementos que poderão aglutinar a atividade docente e os processos singulares de reflexão sobre o “fazer” e o “como fazer”, no desempenho da função de professor. Verificamos que a PCC mostrou ser uma temática que ainda precisa ser estudada e detalhada, com o objetivo de disponibilizar um suporte para as instituições que ofertam os cursos de licenciaturas, pois as atividades que compõem o ciclo de ações que a constituem são importantes para compreender o processo educativo de formar e elaborar caminhos para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, não somente na disciplina de Matemática, mas em todos os contextos sociais envolvidos. Revelou-se a necessidade de delinear de forma assertiva a construção de propostas e significados que mobilizem uma integração da teoria com a prática, da PCC com a formação docente, da universidade com as escolas, ações que transcendam as discussões e a aplicação da legislação educacional e se concretizem em ações pedagógicas no processo da formação inicial docente. Sinalizaram-se, nas respostas de docentes e discentes, evidências da necessidade de sair do campo do discurso teórico para a efetivação na prática, e de aproximar elementos do que seja ensinado na área pedagógica e na Matemática pura e Aplicada, para a prática da profissão do professor de Matemática.
- ItemAcesso AbertoA produção e uso de material didático em EAD durante a pandemia da covid-19: operando com um arquivo a partir dos anais do CIAED(2022-11) Souza, Tiago Lobato De; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Hattge, Morgana Domênica; Horn, Cláudia Inês; Longo, Carlos Roberto JulianoO material didático é um importante recurso utilizado para o ensino em EAD e, durante a pandemia da COVID-19, se torna um instrumento didático-pedagógico essencial para realizar o ensino remoto. Desta forma, esta pesquisa possui como principal objetivo arquivar e analisar os trabalhos científicos que abordam o tema material didático em EAD e que foram publicados, durante os primeiros anos da pandemia da COVID-19, nos anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). Sendo assim, a investigação apresenta como problemática, investigar o que foi produzido academicamente sobre material didático em EAD, durante o contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil, já que tais materiais foram muito utilizados por professores, instituições e alunos nesse período. A base teórica-metodológica da pesquisa consiste em procedimentos arquivísticos, a partir do pensador Michel Foucault (2008a; 2008b) e de pesquisas e trabalhos sobre arquivo foucaultiano, realizados por Júlio Aquino e Gisela do Val (2018), entre outros interlocutores. Os procedimentos arquivísticos foram divididos em três etapas: rastreamento, arquivamento e análise. A partir do rastreamento realizado, foi construído um arquivo de 22 trabalhos científicos que possuem como objeto principal de estudo ou como relato de experiência, a produção ou/e o uso de materiais didáticos em EAD. O processo de arquivamento ocorreu principalmente através de indagações que surgiram a partir do contato com os trabalhos rastreados e com a organização deste arquivo. Já os arquivamentos realizados, permitiram análises em torno dos setores educacionais envolvidos com a temática da contextualização da pandemia nos trabalhos, das mídias utilizadas como suporte, dos autores e obras referenciadas nos artigos, da avaliação da aprendizagem em materiais didáticos, etc. Como o objetivo das análises não era encontrar qualquer resultado ou conclusão definitiva, tem-se a produção de um arquivo que visibiliza de que modo esses trabalhos científicos mostram o que foi e está sendo real
- ItemAcesso AbertoA realidade socioambiental do pós desastre de Mariana: o impacto dos desastres na identidade dos moradores do Distrito de Regência(2023-12-19) Belém, Warner Di Francesco; Turatti, Luciana; http://lattes.cnpq.br/5819588394882211; Damacena, Fernanda Dalla Libera; Hupffer, Halde Maria; Lavor, Anna Ariane Araujo DeO desastre socioambiental em Mariana-MG ocorrido no início de novembro de 2015, é enredado por sua complexidade social e econômica, e não somente pela magnitude do dano ambiental. Segundo o IBAMA, o rastro de dejetos poluiu 663,2 km de cursos d’água, atingiu dezenas de municípios, devastou localidades e, consequentemente, desagregou os vínculos sociais das comunidades, desalojou e trouxe a sensação de perigo e desamparo à população. Este evento leva a uma multiplicidade de reflexões sobre os riscos da Modernidade, pois fragmentou o distrito de Regência, desencadeando a perda da identidade, referências tradicionais, culturais, religiosas e de lugar, ocasionando transtornos aos seus valores intrínsecos e intangíveis. Com a destituição de suas formas de subsistência, a comunidade ficou sem alternativa para seu próprio sustento e sem perspectiva de retomada de suas vidas. Os primeiros auxílios financeiros foram pagos um mês depois do desastre e as indenizações, somente após a criação da Fundação Renova, final de 2016. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa consistiu em investigar a realidade socioambiental, após o desastre de Mariana, na comunidade ribeirinha de Regência, distrito de Linhares-ES, e os impactos das indenizações na identidade dos moradores. O estudo pode proporcionar novas compreensões da relação estrutural que desencadeia os desastres, pois dessa maneira, a sociedade e a natureza, deixam de serem consideradas como entes separados. Em relação ao método empregado, foi uma pesquisa exploratória, de natureza quali-quantitaiva, adotando como objeto o estudo de caso e a pesquisa de campo. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa documental, bibliométrica, observação e entrevista. Por fim, como resultado, espera-se poder mapear os impactos gerados pelas indenizações na identidade da comunidade ribeirinha de Regência. Conclui-se que as indenizações devem considerar as particularidades de cada pessoa atingida, respeitando a individualização dos atores, para permitir uma igualdade dentro da desigualdade de vulnerabilidade.
- ItemAcesso AbertoA relação entre suicídio e condições ambientais rurais: percepção de profissionais da saúde(2024-02) Farias, Sidinei; Rempel, Claudete; http://lattes.cnpq.br/8340497822227462; Schwertner, Suzana Feldens; Catolin, Sirlei Favero; Turatti, LucianaO objetivo desta pesquisa foi de investigar os processos autodestrutivos encadeadores de suicídio no ambiente rural, considerando a exposição humana direta ou indireta aos agrotóxicos. O estudo com pesquisa quali-quanti, analisou os municípios catarinenses de Campo Alegre e São Bento do Sul, entre os anos de 2018 a 2022, utilizando-se de dados extraídos de boletins epidemiológicos e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina sobre o panorama do suicídio e tentativas e suas relações com os agrotóxicos, outros produtos químicos e demais multifatorialidades. As diferenças etárias aliado ao sexo, a baixa escolarização e intoxicação exógena são fatores de riscos identificados. Entrevistou-se 78 profissionais da saúde, através de perguntas semiestruturadas, com resultados qualitativos discutidos a partir da análise de conteúdo em Bardin. Teceram-se categorias sobre as relações entre os problemas socioambientais e saúde, a exposição aos agrotóxicos e suas consequências, as identificações dos fatores de risco para o suicídio e o manejo de casos relacionados aos processos autodestrutivos. Constatou-se que problemas socioambientais, sobretudo os riscos ocupacionais, diabetes e hipertensão, impactos do meio social e tipos de poluição são fatores de risco à saúde, além da ocorrência de nocividades agudas e crônicas devido à exposição aos agrotóxicos. Os transtornos mentais, intoxicações com medicamentos, violência feminina e perfis de masculinidades estão associadas ao comportamento de tirar a própria vida. O manejo dos profissionais da saúde a respeito do acolhimento, avaliação, acompanhamento, práticas de prevenção e mediação dos Agentes Comunitários de Saúde são fatores de proteção humana verificados. Diferentes limitações são observadas no estudo, dentre elas a baixa notificação de intoxicação por agrotóxicos na microrregião e em outros municípios catarinenses. A pesquisa evidencia outras buscas para aprofundamentos e descobertas, ao considerar que há uma interação inesgotável entre fatores biológicos, demográficos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais que incidem nos comportamentos autodestrutivos.
- ItemAcesso AbertoA replicação de produtos educacionais por professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, PatríciaEsta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.
- ItemAcesso AbertoA simulação da aula de desempenho didático nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, como estratégia de ensino e contributo para inserção profissional na SEDUC-CE (2018-2022)(2025-03) Neri, Antonio Avelar Macedo; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Souza, Vilmar Ferreira de; Silva, Antonio Edson Alves da; Hattge, Morgana Domênica; Quartieri, Marli TeresinhaA aula de desempenho didático tem contribuído de maneira significativa, em conjunto com o componente curricular de Didática, para o processo de formação integral dos futuros professores que estão na fase inicial de sua formação, necessitando compreender diversas facetas da educação nacional. Nesse contexto, a pesquisa que fundamenta esta tese investigou as aulas de desempenho didático como mecanismos eficazes para a formação profissional dos estudantes nos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús, considerando as estratégias de ensino, as práticas didáticas e sua contribuição para a inserção profissional na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE (2018-2022). Mais especificamente, este estudo visa: a) investigar as estratégias de ensino no desenvolvimento didático como construção do perfil profissional docente; b) compreender os desafios e as possibilidades na mediação pedagógica das aulas de desempenho didático pelos docentes; e, por fim, c) identificar as contribuições da simulação das aulas de desempenho didático para os egressos em licenciatura pelo IFCE. Para tanto, adota-se como referencial teórico Cordeiro (2017), Masetto (2010), Tardif (2012), Anastasiou e Alves (2003), focando na necessidade de se tornar um "estrategista", além dos pressupostos teóricos de Libâneo (2013; 2017), Pimenta (2006; 2010), Giroux (1992), Pérez-Gómez (1995) e Gramsci (1988), que contribuem para uma discussão mais aprofundada sobre a interseção entre teoria e prática. E, por último, Bardin (2006) no tocante à análise de conteúdo. Quanto à metodologia, essa se fundamenta em abordagem qualitativa exploratória, utilizando procedimentos como pesquisa bibliográfica conforme Demo (1985), pesquisa documental seguindo Godoy (1995) e pesquisa de campo baseada em Minayo (2010). A análise dos dados, fundamentada nos pressupostos de Prodanov e Freitas (2013), investigou quatro categorias: 1) Alinhamento do PPC em equivalência e estrutura; 2) Identificação dos obstáculos na mediação pedagógica; 3) Compreensão das barreiras no desenvolvimento profissional docente; e, por último, 4) Contribuições das simulações didáticas para a formação de egressos. Os resultados indicam que a aula didática desempenha um papel significativo no desenvolvimento do estudante na fase inicial de sua formação como professor A tese deste trabalho sustenta que a simulação da aula de desempenho didático, enquanto estratégia pedagógica adotada nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, exerce papel de destaque no desenvolvimento de competências docentes, sendo um instrumento relevante para a formação de futuros professores. Por fim, conclui-se que este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nesse campo, na formação de professores, especialmente no que tange às contribuições sobre a importância da simulação de aula de desempenho didático na inserção de professores nos certames da SEDUC-CE.