Graduação
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Navegando Graduação por Orientador "Antunes, Aline Jéssica"
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- ItemAcesso AbertoO ensino da língua portuguesa: uma análise de instrumentos de avaliação do 8º anos do Ensino Fundamental(2024-07-17) Fell, Letícia; Antunes, Aline Jéssica; http://lattes.cnpq.br/5285933039659410; Forneck, Kári Lúcia; Keller, Garine AndréaAs aulas de língua portuguesa estão em constante transformação, uma vez que muitos estudos demonstram que essa temática abrange uma quantidade significativa de competências essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essas competências incluem, não apenas o domínio da gramática, mas também, a capacidade de interpretação e produção de textos, o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de comunicação oral e escrita, e a compreensão dos diferentes usos da linguagem em contextos variados. Seguindo essa perspectiva, esse estudo tem como objetivo verificar, em instrumentos de avaliação, o que está sendo proposto para estudantes do 8º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de um município do Vale do Taquari/RS. Para a realização dessa pesquisa, elaboraram-se três critérios norteadores para que as análises ocorressem de maneira efetiva. Foram exploradas, inicialmente, questões que envolvem saberes de compreensão e interpretação textual. Em relação às questões gramaticais, foram exploradas as estruturas e também o vínculo, ou não, com gêneros textuais. Já no último critério, verificou-se se a Base Nacional Comum Curricular é utilizada como referência de pesquisa para os professores no momento em que elaboram as provas. Ao desenvolver essa pesquisa, constatou-se que muitos desafios no ensino da língua portuguesa estão em processo de (des)construção. A análise dos instrumentos de avaliação foi considerada a partir das críticas teóricas sobre as provas, que muitas vezes não refletem todo o aprendizado construído pelos estudantes. Encontrou-se, portanto, nos instrumentos de avaliação analisados, em relação às atividades de compreensão e interpretação textual, muitas atividades de identificação de informações e poucas de inferenciação. Nas questões que envolvem saberes gramaticais, verificou-se que apenas 3 instrumentos trazem o texto como objeto de estudo e que a maioria dos exercícios estão vinculados a classificação e identificação dos conteúdos. Em relação à BNCC, constatou-se que o documento não costuma ser referência de pesquisa dos professores, já que a maioria dos exercícios não estão adequados conforme as propostas das habilidades. Para tornar o ensino da língua mais voltado a práticas sociais e culturais, é crucial que as escolas se envolvam ativamente na reformulação dos instrumentos de avaliação, priorizando métodos que valorizem a escrita e a criatividade dos alunos de forma significativa e completa.