Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem por Orientador "Santos, Fernanda Dos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAções de enfermagem frente às reações adversas a quimioterápicos em pacientes oncológicos(2021-06) Baldissera, Valentina Eva; Santos, Fernanda Dos; http://lattes.cnpq.br/2559371195288319Objetivo: analisar o conhecimento dos profissionais enfermeiros em relação às reações adversas decorrentes do tratamento quimioterápico. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com seis enfermeiros do setor de quimioterapia, durante o mês de abril de 2021. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados evidenciaram que os profissionais sabem reconhecer as reações adversas resultantes do tratamento quimioterápico, bem como fazem uso de estratégias para prevenção desses agravos, como realização de pré- medicação, anamnese para conhecer o histórico de alergias do paciente, checklist para verificar como o paciente se sentiu durante infusões anteriores e seguimento correto da prescrição médica, prezando pela segurança do paciente. Conclusão: Nesse sentido, conclui-se que os enfermeiros, de ambos os serviços, estão capacitados para atender as reações adversas oriundas da quimioterapia, bem como entendem a importância do trabalho em equipe, como imprescindível para um atendimento eficaz e organizado.
- ItemAcesso AbertoEnfermeiros e os cuidados paliativos em oncologia: uma revisão integrativa da literatura(2019-11) Costa, Jheniffer Otilia; Santos, Fernanda Dos; http://lattes.cnpq.br/2559371195288319Trata-se de uma revisão integrativa cujo objetivo é analisar artigos sobre a Preparação do enfermeiro frente a pacientes oncológicos em estado paliativo dos últimos cinco anos. O levantamento foi realizado nos bancos de dados LILACS e SCIELO, no mês de agosto de 2019. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão selecionaram-se cinco artigos para análise na íntegra. Visto como resultados que a maioria das revistas utilizadas foram da enfermagem onde seus enfoques foram: cuidado paliativo na terapia intensiva, cuidado paliativo ao idoso, entendimento dos enfermeiros sobre cuidados paliativos, saber dos acadêmicos de enfermagem com relação aos cuidados paliativos e os sentimentos envolvidos na assistência. Constatou-se que se faz pertinente realizar pesquisas que abordem a preparação do enfermeiro frente a pacientes oncológicos em estado paliativo e a correlação entre técnica e suporte emocional.
- ItemAcesso AbertoPerfil epidemiológico dos pacientes em parada cardiorrespiratória: uma revisão integrativa(2019-11) Bastarrica, Elisiane Gonçalves; Santos, Fernanda Dos; http://lattes.cnpq.br/2559371195288319A parada cardiorespiratória se define como a interrupção súbita e contínua dos batimentos cardíacos seguido da suspensão da respiração, levando o paciente a inconsciência, apnéia, ausência de resposta aos estímulos e inexistência de pulsações palpáveis. Objetivo: realizar uma revisão bibliográfica objetivando conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes em parada cardiorespiratória (PCR). Método: revisão integrativa da literatura, com levantamento bibliográfico por meio das palavras-chave consultadas no DECS: Parada Cardíaca, Serviços Médicos de Emergência e Perfil de Saúde, nas bases de dados Scielo e LILACS, no mês de setembro de 2019. Selecionaram 8 artigos para análise. Resultados: A maioria dos pacientes são do sexo masculino, raça branca; a idade das vítimas variou de 16 a 101 anos e tiveram como causa mais frequente a insuficiência respiratória e o ritmo inicial cardíaco mais comum foi Atividade Elétrica Sem Pulso. Conclusão: Saber as características dos pacientes é primordial na adoção de medidas preventivas e reconhecimento precoce de fatores predisponentes que podem levar a uma PCR.
- ItemAcesso AbertoTerapia Assistida por Animais aplicada em idosos: uma revisão integrativa da literatura(2021-06) Orso, Jéssica Laiana; Santos, Fernanda Dos; http://lattes.cnpq.br/2559371195288319Objetivo: Identificar as publicações relacionadas à repercussão da Terapia assistida por animais em idosos. Método: revisão integrativa da literatura que incluiu artigos primários indexados nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), publicadas no período de 2011 a 2021. A análise descritiva dos resultados foi realizada em uma categoria, intitulada: As repercussões da TAA na vida dos idosos. Resultados: As publicações envolveram aspectos relacionados com os benefícios a curto e longo prazo na vida dos idosos participantes, em que pode-se conhecer como essa modalidade terapêutica repercute de maneira única e positiva. Os efeitos benéficos vão desde risadas, melhora no humor, comunicação, interação social até modificações a nível de fisiologia humana, como melhora nos níveis de pressão arterial, frequência cardíaca e autoestima. Conclusão: Conclui-se que a TAA vem sendo cada vez mais trabalhada com os idosos, por meio de diferentes interações, modificando beneficamente a vida deles, sendo a priori uma modalidade terapêutica viável e acessível, com ênfase em qualidade de vida.