Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas by browse.metadata.advisor "Meurer, Flávio Roberto"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessA comunicação no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo: análise do relacionamento da instituição com seus públicos(2014-11-28) Finger, Bruna Medina; Meurer, Flávio RobertoO Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (Lajeado-RS) cresceu muito nos últimos anos (de dois mil e oito à dois mil e treze), construindo perfil de escola-empresa. Esta nova realidade requer da instituição uma atenção especial para a forma de como se comunica com seus públicos. Através desta pesquisa buscou-se verificar se as ferramentas de comunicação utilizadas pela instituição acompanharam seu crescimento atendendo a demanda satisfatoriamente. A metodologia implicou na realização de pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso bem como aplicação de questionários com os colaboradores da instituição, pais/clientes e diretor. Através destes questionários, foram analisadas as ferramentas de comunicação do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo sob a visão do profissional de Relações Públicas.
- ItemOpen AccessPosicionamento de marca: um estudo de caso da loja Raio de Sol Modas(2014-11) Petter, Suélin; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932O conhecimento sobre a importância do bom posicionamento de uma empresa contrasta com a falta de abordagem existente, principalmente com empresas de pequeno e médio porte. Com isso, a presente monografia tem por objetivo apresentar um referencial bibliográfico sobre o assunto abordado, que vai desde conceitos de comunicação social até a importância do profissional relações públicas nesse quesito, aprofundando-se sobre o tema posicionamento, com abordagens sobre identidade e imagem da marca, concluindo com a reputação da organização, que é a união dos demais elementos quando da execução de bons trabalhos por parte do profissional da área. A metodologia empregada foi um estudo de caso quanti-qualitativo, aplicado em uma empresa de pequeno porte situada na cidade de Teutônia, RS, denominada loja Raio de Sol Modas, que atende ao comércio local no ramo do varejo de confecção e calçados. Para isso, realizou-se entrevistas tanto interna quanto externamente à loja, a fim de se mensurar o posicionamento desta. Como resultado, a pesquisa interna revelou que a loja possui uma imagem condizente com a sua identidade, resultando em uma reputação positiva. Já a pesquisa externa trouxe como resultado a falta de conhecimento de parte dos entrevistados, apresentando também uma parcela que a conhece e considera uma loja de qualidade e bom atendimento, caracterizando que o desejo de posicionamento perante o público, por parte da empresa, está sendo atendido, resultando em uma reputação positiva.
- ItemOpen Access“Tudo que você quer ter”: um estudo sobre o brincar e o consumo de bonecas(2016-07) Kranz, Bárbara Koch; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932Diante da autonomia cada vez maior do universo infantil frente às questões relacionadas ao consumo infantil, o presente trabalho traz uma reflexão sobre o brincar e seus diferentes significados, tendo como objetivo compreender o motivo pelo qual as meninas adquirem bonecas: para brincar ou para satisfazer um sentimento gerado pela necessidade de consumo de determinada boneca. Nesse contexto, procurou-se observar de que forma as crianças se relacionam e brincam com suas bonecas, explorando, paralelamente a importância do brincar e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, caracterizando o consumo e o consumo infantil. Para tanto, utilizou-se um estudo bibliográfico de caráter exploratório, incluindo a pesquisa de observação e um grupo focal. Os resultados demostraram que, realmente, as crianças brincam com as bonecas, desenvolvem a imaginação e aprendem com o brincar. Entretanto, ficou evidente que o consumo das bonecas está mais atrelado a sua posse do que propriamente as possibilidades oferecidas ao brincar com elas.