Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas
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- ItemAcesso AbertoMarketing Pessoal: a consolidação de imagem e da reputação nas mídias sociais(2014-11) Germano, Luana; Oliveira, Rodrigo DeOs conceitos de imagem e reputação poderão consagrar todo e qualquer indivíduo que souber utilizá-los a seu favor. No cenário das mídias sociais estes aspectos: imagem e reputação, podem ser compreendidos como outro conceito que engloba as diretrizes do campo da comunicação, o marketing pessoal. Neste sentido, este estudo pretende compreender como as ações de relações públicas podem potencializar a construção do marketing pessoal no ambiente das mídias sociais. Para este fim, utilizou-se pesquisa exploratória de método qualitativo, aplicada em atores de mídias sociais pré-selecionados. Os resultados desta pesquisa indicam que os conceitos de imagem e reputação são utilizados pelos atores sociais para alavancar seu marketing pessoal nas mídias sociais, porém nem sempre os conceitos são compreendidos da maneira correta. Neste âmbito, ações de relações públicas, para conquista e fidelização dos públicos, tornam-se essenciais para eficácia dos relacionamentos, e o relações públicas destaca-se como o profissional mais capacitado para desenvolver estratégias de relacionamento e obtém um feeling para compreender as demandas solicitadas pelos usuários das mídias sociais.
- ItemAcesso AbertoO primeiro sapato a gente nunca esquece: análise das estratégias de comunicação da marca Rivin Calçados(2014-11) Carniel, Vanessa; Durayski, Juliana; http://lattes.cnpq.br/3301366924457502O presente artigo apresenta o estudo de uma empresa familiar situada no município de Teutônia. Neste trabalho busca-se analisar as estratégias de comunicação adotadas pela empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa, baseada em uma survey com 270 clientes e uma pesquisa qualitativa, com 4 entrevistados. Os resultados encontrados demonstram que a Rivin Calçados tem uma boa imagem no mercado, porém sugere-se a utilização de algumas estratégias de comunicação, como o uso de mídias sociais. Além disso, recomenda-se reavaliar alguns atributos que são importantes na decisão de compra do consumidor, como preço e variedades de produtos. No decorrer do artigo apresentam-se sugestões de melhoria para a empresa.
- ItemAcesso AbertoPosicionamento de marca: um estudo de caso da loja Raio de Sol Modas(2014-11) Petter, Suélin; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932O conhecimento sobre a importância do bom posicionamento de uma empresa contrasta com a falta de abordagem existente, principalmente com empresas de pequeno e médio porte. Com isso, a presente monografia tem por objetivo apresentar um referencial bibliográfico sobre o assunto abordado, que vai desde conceitos de comunicação social até a importância do profissional relações públicas nesse quesito, aprofundando-se sobre o tema posicionamento, com abordagens sobre identidade e imagem da marca, concluindo com a reputação da organização, que é a união dos demais elementos quando da execução de bons trabalhos por parte do profissional da área. A metodologia empregada foi um estudo de caso quanti-qualitativo, aplicado em uma empresa de pequeno porte situada na cidade de Teutônia, RS, denominada loja Raio de Sol Modas, que atende ao comércio local no ramo do varejo de confecção e calçados. Para isso, realizou-se entrevistas tanto interna quanto externamente à loja, a fim de se mensurar o posicionamento desta. Como resultado, a pesquisa interna revelou que a loja possui uma imagem condizente com a sua identidade, resultando em uma reputação positiva. Já a pesquisa externa trouxe como resultado a falta de conhecimento de parte dos entrevistados, apresentando também uma parcela que a conhece e considera uma loja de qualidade e bom atendimento, caracterizando que o desejo de posicionamento perante o público, por parte da empresa, está sendo atendido, resultando em uma reputação positiva.
- ItemAcesso AbertoA comunicação no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo: análise do relacionamento da instituição com seus públicos(2014-11-28) Finger, Bruna Medina; Meurer, Flávio RobertoO Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (Lajeado-RS) cresceu muito nos últimos anos (de dois mil e oito à dois mil e treze), construindo perfil de escola-empresa. Esta nova realidade requer da instituição uma atenção especial para a forma de como se comunica com seus públicos. Através desta pesquisa buscou-se verificar se as ferramentas de comunicação utilizadas pela instituição acompanharam seu crescimento atendendo a demanda satisfatoriamente. A metodologia implicou na realização de pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso bem como aplicação de questionários com os colaboradores da instituição, pais/clientes e diretor. Através destes questionários, foram analisadas as ferramentas de comunicação do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo sob a visão do profissional de Relações Públicas.
- ItemAcesso AbertoPercepção dos consumidores de móveis planejados: um estudo sobre a Tendence Ambientes Planejados(2015-06) Kretschmann, Júlia Graziela; Durayski, Juliana; http://lattes.cnpq.br/3301366924457502Este estudo objetiva compreender a percepção dos consumidores de móveis planejados da marca Tendence. Para isso, exploram-se os conceitos de comportamento do consumidor, imagem e identidade da marca, comunicação organizacional e o contexto de móveis planejados. Visando atingir os objetivos propostos, o método adotado é um estudo de caso de natureza qualitativa. As técnicas utilizadas foram: entrevistas em profundidade e técnica projetiva. Para a interpretação dos dados, são apresentadas seis categorias: 1) indicações, 2) percepções positivas da Tendence, 3) sugestões gerenciais, 4) sentimento de autenticidade, 5) concorrência, 6) o que a Tendence e os móveis planejados significam na vida das pessoas, através da imagem escolhida por eles. Os resultados demonstram que a maioria dos clientes e não clientes chegam à empresa através de indicações, bem como têm percepções positivas importantes, como a qualidade do produto e no atendimento, no custo-benefício, nos projetos diferenciados, na tecnologia e no cumprimento dos prazos de entrega. Já nas sugestões gerenciais são sugeridas situações relacionadas à localização da empresa, na terceirização dos produtos, estrutura física da fábrica, utilização de marketing e divulgação e dicas de decoração e assessoria. Ao relatarmos o sentimento de autenticidade, a personalização dos produtos são fatores fundamentais para o consumidor definir a compra por móveis planejados. Com relação à concorrência, percebe-se que a qualidade do produto e o atendimento são decisivos no processo de compra. Ao relatar o que a Tendence e os móveis planejados significam na vida das pessoas, através da imagem escolhida por eles ficou evidente que os entrevistados consideram muito mais o valor intangível dos móveis, suas experiências, sua percepção de sentimento.
- ItemAcesso AbertoSexo, algemas e netnografia: um estudo de caso sobre a imagem do Valen Bar 18+ no Facebook e Instagram(2015-12-04) Rabaioli, Gabriela; Durayski, Juliana; http://lattes.cnpq.br/3301366924457502A busca por experiências singulares e novos contextos faz com que o ramo do entretenimento também seja instrumento de comunicação, levando as pessoas a conhecer lugares diferenciados. O artigo tem como objetivo compreender como o Valen Bar 18+ da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, gerencia identidade e imagem no facebook e instagram da organização. Para tanto, utilizou-se de conceitos de comunicação, identidade, imagem e ferramentas de relações públicas. O método de pesquisa adotado foi de inspiração netnográfica a fim de investigar comportamentos e interações sociais dos informantes. Os resultados obtidos asseveram que o Valen Bar 18+ tem a identidade e a imagem alinhadas, oferecendo experiências diferentes no ramo do entretenimento, incitando o público pelas redes sociais e utilizando-se também de algumas ferramentas de relação públicas em seu planejamento e suas ações.
- ItemAcesso Aberto“Tudo que você quer ter”: um estudo sobre o brincar e o consumo de bonecas(2016-07) Kranz, Bárbara Koch; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932Diante da autonomia cada vez maior do universo infantil frente às questões relacionadas ao consumo infantil, o presente trabalho traz uma reflexão sobre o brincar e seus diferentes significados, tendo como objetivo compreender o motivo pelo qual as meninas adquirem bonecas: para brincar ou para satisfazer um sentimento gerado pela necessidade de consumo de determinada boneca. Nesse contexto, procurou-se observar de que forma as crianças se relacionam e brincam com suas bonecas, explorando, paralelamente a importância do brincar e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, caracterizando o consumo e o consumo infantil. Para tanto, utilizou-se um estudo bibliográfico de caráter exploratório, incluindo a pesquisa de observação e um grupo focal. Os resultados demostraram que, realmente, as crianças brincam com as bonecas, desenvolvem a imaginação e aprendem com o brincar. Entretanto, ficou evidente que o consumo das bonecas está mais atrelado a sua posse do que propriamente as possibilidades oferecidas ao brincar com elas.
- ItemAcesso AbertoResponsabilidade social empresarial: um estudo das ações socioambientais da AGCO do Brasil(2016-09) Santos, Alessandra Maina; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043O presente trabalho tem por objetivo investigar como a AGCO do Brasil tende a minimizar os impactos causados na sociedade e meio ambiente. A metodologia utilizada, a partir dos objetivos propostos nesta monografia, foi um estudo exploratório baseado em um caso, com ida a campo, em que se relacionou o referencial teórico com a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. As informações obtidas através da coleta e análise dos dados auxiliaram na compreensão das ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela organização, identificando indicadores e entendendo melhor a relação da área social e ambiental nas empresas e o papel do profissional de relações públicas. Desta forma, concluiu-se que, cada vez mais, as organizações buscam realizar ações de responsabilidade socioambiental. No entanto ainda há muito por fazer. As empresas começam a ter consciência da importância dessas ações e o profissional de relações públicas tem papel fundamental nesse processo.
- ItemAcesso AbertoA influência da comunicação e do coaching no desenvolvimento das competências na organização um estudo de caso no Bazar Mil Coisas(2016-09) Silva, Lisiane Terezinha Costa Da; Werner, Márcia; http://lattes.cnpq.br/2964024309803714Esta pesquisa concentra-se no estudo sobre a comunicação e o coaching no desenvolvimento das competências na organização. Apresenta como objetivo geral, compreender o papel da comunicação e do coaching no desenvolvimento das competências dos funcionários da organização. Como objetivos específicos: esclarecer o que é coaching; investigar de que forma o processo de coaching contribuiu para a melhoria da comunicação dentro da empresa; analisar como o processo afetou os resultados da organização; avaliar de que forma o coaching contribuiu para o desenvolvimento das competências dos funcionários; verificar como as práticas e ferramentas de coaching podem ser utilizadas pelo profissional de Relações Públicas. Os aspectos teóricos são referentes aos conceitos de coaching, comunicação organizacional e relações públicas. O estudo foi caracterizado pela pesquisa qualitativa e quantitativa por meio de questionário e entrevista, pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, tendo como método o estudo de caso. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo a partir de categorização segundo Bardin (2012). A pesquisa permitiu avaliar o processo de coaching e comunicação no Bazar Mil Coisas. Os resultados atenderam aos objetivos deste estudo, pois foi possível concluir que o processo de coaching contribuiu para o desenvolvimento das competências dos funcionários da organização. Conforme citado nos questionários e na entrevista, a comunicação e os relacionamentos melhoraram de forma significativa dentro da loja. As práticas de coaching podem favorecer a atividade de Relações Públicas, pois fará com que os resultados almejados pela organização sejam alcançados mais rapidamente.
- ItemAcesso AbertoLojas Dullius: uma análise do Discurso Multimodal à Imagem-Conceito(2017-01) Pires, Karine Letícia; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543O comportamento dos públicos em relação às marcas está em constante mutação. Cada vez mais elas estão focadas em fidelizar o cliente por meio de discursos verbais que nem sempre vão ao encontro da sua atitude na prática. O presente artigo traz informações relevantes sobre o Discurso Multimodal e a construção da Imagem-Conceito da marca Dullius, com o objetivo de verificar se há coerência entre os dois. O estudo se justifica na medida em que não existem levantamentos que abordam este tema sobre a referida marca, conforme consulta prévia com os gestores da Dullius, bem como pode servir de referência para futuros estudos e de reflexão para acadêmicos e profissionais da área. A metodologia utilizada foi a qualitativa exploratória. Verificamos que o Discurso Multimodal da marca Dullius está coerente com a sua Imagem-Conceito, mas não é positiva. Esperamos que este trabalho possa auxiliar os profissionais da área e os gestores da marca Dullius, no que tange à construção e consolidação da marca por meio de estratégias comunicacionais.
- ItemAcesso AbertoInteração marca/público: uma análise da estratégia de digital branding da Fruki Guaraná no Facebook(2017-01) Dadalt, Verônica; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543Diante da consolidação da era digital, as marcas têm percebido a necessidade de estarem presentes nas redes sociais digitais a fim de interagirem com seus públicos. Entretanto, muitas marcas ainda não sabem como utilizá-las de forma estratégica para agregar valor e fortalecer a imagem das mesmas. O presente artigo busca analisar a eficácia da estratégia de digital branding utilizada pela Fruki Guaraná no Facebook, na campanha de Verão 2015/2016. A pesquisa justifica-se pelo fato de que o uso das redes sociais digitais vem crescendo de forma acelerada no âmbito social, empresarial e dos negócios, e as marcas precisam se adaptar a esse novo cenário, inovando suas estratégias de comunicação e branding. Optamos pela pesquisa qualitativa-exploratória, aliada aos instrumentos metodológicos das pesquisas bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso, (GIL, 2012), pesquisa de internet (YAMAOKA, 2006), análise de discurso (MANHÃES, 2006), e pesquisa de focusgroup (COSTA, 2006). Como resultados, esperamos que o estudo permita aos gestores refletir sobre suas práticas na área do digital branding, e faça uso da mesma de forma estratégica para beneficiar a marca, bem como possa aprimorar o conhecimento dos profissionais de Comunicação, em especial as Relações Públicas.
- ItemAcesso AbertoAs relações sociais em Boa Esperança, Cruzeiro do Sul, ao longo do tempo e as contribuições do profissional de Relações Públicas Comunitárias(2017-01) Ely, Carine Güntel; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043As relações sociais são a base da evolução e desenvolvimento do indivíduo, bem como ferramenta importante de integração e interação. Através desta pesquisa buscou-se investigar as relações comunitárias em Boa Esperança, Cruzeiro do Sul, ao longo do tempo, para que, desta forma, pudéssemos analisar as transformações que ocorreram nas relações dos moradores de uma comunidade rural. A metodologia implicou a realização de pesquisa bibliográfica, de campo e estudo de caso. Trata-se também de uma pesquisa qualitativa, com entrevista aplicada aos moradores da comunidade de Boa Esperança. Através destas entrevistas estruturadas, com perguntas abertas, buscou-se investigar as relações dos moradores com a sua comunidade, a relação entre os grupos que compõem a comunidade, as relações com outras comunidades (Rurais e Urbana), além de propor ações de Relações Públicas Comunitárias. Os resultados apontam que fatores como a proximidade, realidade comum, sentimento de pertencimento, vínculo, flexibilidade de horário no trabalho, envolvimento e ajuda afetam a construção de relações próximas e estreitas.
- ItemAcesso AbertoMarketing Jurídico: estratégias de Relações Públicas aplicadas ao advogado(2017-04) Zanotelli, Francine; Kirst, Sandro Luís; http://lattes.cnpq.br/4735082733651145O trabalho a seguir analisa as estratégias de Relações Públicas possíveis de serem aplicadas aos escritórios de advocacia, identificando como o Marketing Jurídico é afetado pelo código de ética da OAB. Avalia como o relações públicas contribui na construção da imagem do advogado, apontando a comunicação interna como articuladora entre empregadores e empregados a fim de atingir seus objetivos. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando livros e artigos científicos sobre os temas abordados. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo através de entrevistas a escritórios que apontou a falta de preocupação com a área de marketing. Concluiu-se, com isso, que há uma necessidade de maior conhecimento das ferramentas de comunicação e suas finalidades por parte dos profissionais da área jurídica.
- ItemAcesso AbertoO Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações(2017-04) Garcia, Elisa Saatkamp; Kirst, Sandro Luís; http://lattes.cnpq.br/4735082733651145Este trabalho tem como objetivo verificar como e quais são as ações de Marketing Interno/Endomarketing promovidas nas organizações estudadas e quais são os setores envolvidos na gestão desta ferramenta. A intenção desta pesquisa é fazer uma observação sobre a importância do endomarketing nas organizações e verificar o quanto as mesmas sentem os impactos das ações promovidas. Para tanto, foram aplicadas entrevistas em profundidade, semiestruturadas e abertas, com gestoras de duas empresas, uma de médio e outra de grande porte. Após feita a análise, foi possível notar que as duas organizações trabalham com ações promocionais e as identificam como importantes para a integração dos colaboradores. A organização que faz pesquisa de clima sente-se mais satisfeita com os resultados das ações e percebe mais fortemente a importância delas. Também destaca-se a importância da comunicação interna nas duas empresas, e, por último, nota-se que não há nenhum profissional de Relações Públicas ligado à gestão desta área nas organizações.
- ItemAcesso AbertoInbound Marketing: análise do lançamento de um produto digital(2017-04) Zart, Douglas Cardoso; Durayski, Juliana; http://lattes.cnpq.br/3301366924457502O trabalho tem como objetivo analisar o lançamento do Curso On-line de Cavaquinho do integrante do Grupo Sambô, Julio Fejuca. A pesquisa apresenta os resultados obtidos com a prática do Inbound Marketing aliada às atividades exercidas pelo profissional de Relações Públicas, especialmente nas redes sociais. A estratégia de pesquisa adotada foi um estudo de caso único e os dados foram coletados através de técnica inspirada na Netnografia. Os resultados demonstraram a importância da utilização deste novo modelo de Marketing Digital — também conhecido como Marketing de Atração — que ainda é pouco conhecido e praticado no Brasil, e que apresenta uma eficácia maior quando comparado ao modelo tradicional de se fazer Marketing.