Engenharia Ambiental
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Ambiental por Orientador "Ferreira, Everaldo Rigelo"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAvaliação da presença de metais pesados nas águas do Arroio Barracão no município de Guaporé - RS(2014-03-27) Lunardi, Keitiane; Ferreira, Everaldo RigeloMetais pesados ocorrem espontaneamente no meio ambiente, entretanto as atividades industriais têm contribuído de maneira significativa para o aumento da concentração destes elementos nos recursos hídricos, ocasionando a poluição desses recursos naturais. Os metais pesados chegam aos mananciais hídricos através dos efluentes de indústrias galvânicas, farmacêuticas, indústrias papeleiras, madeireiras, entre outras. Estes elementos, além de altamente prejudiciais ao meio ambiente, causam inúmeros problemas à saúde da população. Devido a esta situação e, tendo em vista o elevado número de indústrias galvânicas no município de Guaporé - RS, este trabalho visou avaliar a presença de metais pesados nas águas do Arroio Barracão, através de análises para verificação de cádmio, cobre total e níquel, em quatro pontos amostrais sob influência desta tipologia industrial, durante o período de julho a outubro do presente ano. Concomitantemente foi feita a aferição do parâmetro de pH e cianeto a fim de auxiliar na interpretação dos resultados. A partir dos resultados das análises de metais pesados, pH e cianeto nas águas do Arroio Barracão e considerando-se o limite de tolerância para classe 3, segundo a Resolução 357/2005 do CONAMA, observou-se que houve frequentemente, superação dos níveis estabelecidos para cobre e cianeto, ficando em classe 4 para as análises de cobre 38% e cianeto 19%. Isto mostra a poluição causada pelas atividades antrópicas na região, principalmente através do despejo de efluentes da indústria galvânica. Os níveis de concentração encontrados podem prejudicar as vidas aquáticas, silvestres, e ao homem através de contato primário ou na cadeia alimentar apresentando, portanto, o Arroio Barracão, restrição de uso para potabilidade, balneabilidade e irrigação.
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico dos resíduos da construção civil recolhidos por caçambas de tele-entulho no município de Lajeado - RS(2014-08-21) Leonhardt, Débora; Ferreira, Everaldo RigeloO Brasil vem enfrentando um grande problema com a destinação dos resíduos sólidos gerados, onde a urbanização e o aumento do poder aquisitivo da população ocasionam o aumento no consumo de bens duráveis e não duráveis e consequentemente o aumento significativo da quantidade de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos por sua vez, podem ser oriundos de atividades domésticas, industriais, hospitalares, de obras civis e inúmeras outras atividades que gerem resíduos. O presente trabalho realizará um diagnóstico dos resíduos de Construção Civil recolhidos por caçambas de tele-entulho no Município de Lajeado - RS. Para a realização deste diagnóstico será analisado o equivalente a 20% da produção mensal destes resíduos, o que corresponde a 70 cargas. A análise consiste em classificar os Resíduos da Construção Civil nas classes A, B, C e D, conforme a Resolução 307 do CONAMA - (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Após a análise dos resíduos de construção civil gerados no município, pretende-se propor a melhor alternativa de disposição final para este tipo de resíduo. Mesmo que os resíduos da construção civil não sejam considerados resíduos significativamente perigosos pela sua composição, apresentam inúmeros problemas e impactos ambientais devido ao seu volume e a variedade de subprodutos utilizados no ramo da construção civil.
- ItemAcesso AbertoEstudo do transporte de sedimentos em suspensão na bacia hidrográfica do Arroio Garapiá – Maquiné – RS(2013-06-07) Bartelli, Gustavo; Ferreira, Everaldo RigeloO levantamento de dados hidro sedimentométricos na microbacia hidrográfica do Arroio Garapiá, localizado no município de Maquiné, estado federativo do Rio Grande do Sul, Brasil, foi realizado com o objetivo de conhecer parte da dinâmica envolvida com o transporte de sedimentos em suspensão nos recursos hídricos que compõem a bacia, uma vez que não existem dados sobre o mesmo para a região. Foram encontrados ao longo de quatro campanhas de coleta, somente um grande regime de vazão. Sendo este na primeira coleta, onde o transporte total de sedimentos em suspensão foi de 994 kg/dia em trânsito para fora da bacia. As campanhas de coleta realizadas em períodos secos onde a vazão se apresentou muito baixa, o transporte de sedimentos diminuiu consideravelmente, o volume amostrado foi de 0,30 kg/dia. Esta grande variação nos regimes hídricos se deu principalmente pelas características climáticas e o baixo nível de precipitação pluviométrica no segundo bimestre do ano de 2012.
- ItemAcesso AbertoA influência do fenômeno El Niño Oscilação Sul – ENOS (La Niña e El Niño) na ocorrência de inundações no Vale do Taquari – RS(2012-03-26) Salini, Micheline Finatto; Ferreira, Everaldo RigeloA região do Vale do Taquari é fortemente atingida por inundações decorrentes de enchentes que vem causando prejuízos a diversos segmentos da economia, afetando diretamente a sociedade. Esta situação leva a necessidade de se encontrar indicadores para tais eventos, permitindo um maior preparo das autoridades diante a possível ocorrência de um novo evento. Buscou-se com o estudo, realizar o levantamento de dados de precipitação pluviométrica, períodos de atuação do fenômeno climático ENOS e eventos de inundações ocorridas na região. A proposta deste trabalho é de verificar se existe uma correlação entre os dados estudados, sendo o fenômeno ENOS o possível influenciador dos eventos de inundações sofridos na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas. Palavras-Chave: Inundações. Enchentes. Fenômenos Climáticos. El Niño. La Niña.
- ItemAcesso AbertoO uso da sonda Horiba, U-52g, como instrumento para análise da qualidade da água – estudo de caso Arroio Estrela, Vale do Taquari/RS(2014-09-11) Görgen, Juliane; Ferreira, Everaldo RigeloOs arroios que cortam tanto os centros urbanos como as áreas rurais, carregam em suas águas grande carga de poluentes, principalmente efluentes domésticos e industriais. E mesmo que a legislação ambiental determine o monitoramento e a classificação de recursos hídricos, grande parte destes, até então, nunca foram monitorados. Diante disso, observa-se a grande importância que a disponibilidade da água superficial, em boas condições, possui nos dias de hoje, um recurso que está se tornando escasso devido à elevada poluição e ao grande desperdício. Assim, o presente trabalho utiliza a sonda multiparâmetros da marca Horiba, modelo U-52G, como instrumento para análise da qualidade ambiental da água do Arroio Estrela, discutindo os parâmetros amostrados pela referida sonda, classificando o curso d’água de acordo com a Resolução CONAMA 357/05, e ainda, inferindo a qualidade ambiental da água deste recurso hídrico. Foram delimitados nove (09) pontos de amostragem, um (01) localizado no município de Teutônia/RS e oito (08) que abrangem a área urbana e a área rural do município de Estrela/RS. Em cada um destes, foram amostradas quatro (04) coletas de dados, e os parâmetros analisados foram: temperatura; turbidez; pH; sólidos totais dissolvidos; oxigênio dissolvido; condutividade elétrica. Além destes, verificou-se a profundidade da lâmina d’água para a medição, e as coordenadas geográficas através do GPS para localização dos pontos. A partir disto, pode-se discutir, através de tabelas e gráficos, a situação em que se encontra o arroio, classificando-o em Classe I, devido aos parâmetros analisados atenderem aos limites estipulados pela Resolução para esta classe. Diante disto, observa-se que de acordo com os parâmetros utilizados neste trabalho, o Arroio Estrela está com uma boa qualidade ambiental da água.